Pular para o conteúdo

Dicas Twitter #4

Esta é quarta parte de uma sequência de seis artigos sobre dicas para Twitter. Para ver as outras dicas, busque aqui.

ESCREVA TWEETS MEMORÁVEIS

Twitter blue bird passaro azul

Construa tweets com características virais

As melhores mensagens que você pode passar no Twitter são aquelas que os usuários tendem a repassar para os outros usuários. Um tweet bem escrito e que aponte para conteúdo relevante pode sobreviver durante muito tempo nos meandros do Twitter, carregando seu nome e atraindo seguidores para seu perfil. Siga as dicas seguintes para construir um tweet viral.

Escreva sabiamente a mensagem principal

Você dispõe somente de 140 caracteres para transmitir toda sua mensagem. Uma parte desses caracteres comporá sua mensagem principal, isto é, o conteúdo que você está divulgando. Essa pequena frase deverá ser bastante atraente aos olhos do leitor.

Frases do tipo “10 dicas para explodir de seguidores no Twitter” ou “Como criar um ebook que realmente venda” são bastante eficientes, pois prometem solução para determinados problemas que o leitor esteja tentando resolver. Além disso, essas construções de textos apresentam uma fórmula muito convincente e segura.

Existem outras maneiras de compor essa frase-chave. Fique atento aos tweets que atraem cliques e incitam o retweet, e tente extrair a estrutura de atração por trás deles.

GARANTA A FUNCIONALIDADE DOS SEUS TWEETS

Aponte seu link para o conteúdo anunciado

Se sua mensagem principal estiver impecável, mas o link não apontar para o conteúdo prometido, os leitores não irão repassar seu tweet. Além de encaminhar o seguidor para o local correto, você dever se certificar de que o material oferecido é relevante e vantajoso para o leitor. Não mande seus fãs para armadilhas. Isso seria fatal para sua imagem.

Encurte a URL no seu tweet

Twitter Real

O link no tweet, que levará o leitor ao conteúdo divulgado, deverá ser bastante curto por causa do pouco espaço disponível. Utilize os sites de encurtamento de URL como, por exemplo, o Bit.ly para diminuir seu link. O Bit.ly ainda fornece um quadro de edição onde você pode compor seu texto, encurtar sua URL e enviar o tweet para sua timeline, tudo ao mesmo tempo.

Adicione um gatilho de ação

Um gatilho, ou call-to-action (CTA), é tão-somente duas ou três palavras solicitando aos seus seguidores que repassem sua mensagem, por exemplo, “repasse pf!”. O gatilho confere maior pessoalidade à mensagem e instiga o leitor a tomar determinada ação.

Deixe alguns caracteres para o leitor

Sabemos o quão diminuto é o tamanho do nosso tweet, mesmo assim você deve tentar deixar pelo menos uns 20 caracteres para que o leitor possa incluir uma frase dele, como por exemplo “recomendo”, “indico”, “show!”, etc.

A intenção com esta técnica é evitar que o leitor, desejando incluir seu texto, desanime por ter que editar o tweet. Além disso, você irá proporcionar com isso mais participação e entrosamento com seu público.

Utilize hashtags

O motor de pesquisa do Twitter é utilizado por milhões de pessoas todos os dias. Uma técnica para você tirar proveito disso é utilizando hashtags em suas mensagens. As hashtags são palavras-chaves precedidas do símbolo “#”. Quando você insere hashtags em seu tweet, automaticamente você categoriza seu texto e adentra a comunidade do Twitter que está utilizando a mesma hashtag.

Por exemplo, se você incluir as hashtags #dicasTwitter”, você será listado nos resultados das buscas no Twitter para “dicas twitter”, “dicasTwitter” e “#dicasTwitter“. Sugerimos, no entanto que, se os dois termos (dicas e Twitter) já existirem em algum outro lugar do texto do tweet, não os repita nas hashtags. Seria desperdiçar espaço.

O uso de hashtags irá ajudar a crescer seu número de seguidores, já que fará com que você seja encontrado por usuários qualificados, isto é, que estão em busca do que você oferece. Portanto, suas hashtags devem refletir o conteúdo que você divulga.

Siga-nos no Twitter e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.