Pular para o conteúdo

Como avaliar emissões de títulos e taxas de juros

[ad_1]

De forma simplificada, os mercados de investimento podem ser divididos em dois tipos: ações e dívida. O investimento de capital é a compra de ações de uma empresa e representa a propriedade fracionada de um negócio. Os acionistas podem ou não receber dividendos anuais. Um investimento de dívida, por outro lado, é um empréstimo a uma empresa com um retorno correspondente acrescido de juros esperados. O proprietário do título tem direito a pagamentos regulares de juros. Os investimentos em dívida são considerados um pouco mais seguros do que as ações, mas há riscos associados a qualquer investimento.

Investimentos de dívida são comumente conhecidos como títulos. Os títulos podem ser emitidos por governos federais, estaduais e locais, bem como por empresas. Existem vantagens e desvantagens com qualquer um. Por exemplo, se você investir em uma emissão de títulos federais, a receita de juros que você recebe desse investimento geralmente é isenta de impostos nos níveis estadual e local. Da mesma forma, a receita de juros da emissão de títulos estaduais e locais geralmente não é tributada no nível federal. A receita de juros sobre títulos corporativos é tributada em todos os lugares.

É uma boa ideia obter informações sobre as taxas de juros antes de investir em instrumentos de dívida. Nos Estados Unidos, o Federal Reserve Bank (ou “Fed”) define as taxas de juros. Eles fazem isso em uma reunião a cada seis a oito semanas que avalia a economia nacional. Então eles decidem o que fazer com as taxas de juros. Esta decisão é baseada em muitos fatores, mas principalmente na taxa de inflação atual.

Se a inflação subir, o Fed pode aumentar as taxas de juros. Isso torna a oferta de dinheiro (na forma de empréstimos) um pouco mais limitada e difícil de obter, o que, por sua vez, desacelera a inflação. Se não houver ou houver muito pouca inflação, é provável que as taxas de juros permaneçam as mesmas. Se houver deflação ou desaceleração da economia, o Fed pode tentar estimulá-la baixando as taxas de juros, permitindo que mais pessoas tomem empréstimos, estimulando assim a economia.

A razão pela qual você precisa estar ciente do que está acontecendo com as taxas de juros antes de investir em uma emissão de títulos é que os preços dos títulos estão diretamente relacionados às taxas de juros atuais disponíveis. Via de regra, se as taxas de juros sobem, o preço dos títulos cai e vice-versa. Claro, isso significa quase nada se você pretende manter o título até o vencimento. Isso só é notável se, como a maioria dos investidores em títulos, você tende a mantê-los por um tempo mais curto, vendendo-os antes do vencimento. Assim, se você vender um título antes do vencimento durante um período de aumento das taxas de juros, o valor do título pode ser menor do que quando você o comprou.

As principais características de uma emissão de títulos que você precisa saber:

A taxa do cupom é a taxa de juros que será paga a você neste empréstimo. Você também precisa saber quando é pago. Normalmente é uma ou duas vezes por ano em determinadas datas.

A data de vencimento é a data em que o empréstimo se torna reembolsável. Nesse dia, a empresa devolverá o valor principal que você emprestou.

Condições de resgate antecipado – alguns títulos têm o direito do mutuário de reembolsar o empréstimo antes do prazo. Alguns não são chamados. As opções exigíveis geralmente retornam a um preço mais alto do que você pagou originalmente quando a opção antecipada foi exercida. Observe que, quando uma emissão de títulos se torna resgatável e as taxas de juros caem, muitas vezes faz sentido financeiro para a empresa recomprar seus títulos com os recursos da nova emissão de títulos às novas taxas mais baixas.

O maior risco ao investir em títulos é que o emissor vá à falência. É por isso que os títulos federais são tão populares; praticamente não há chance de o governo federal ir à falência! Os títulos do Tesouro Federal são um dos investimentos mais seguros que você pode fazer. No entanto, títulos corporativos são uma história diferente. Qualquer empresa pode falir por vários motivos. Se você tem um investimento em títulos de uma empresa, quando isso acontece, seu investimento perde o valor quase que imediatamente. No entanto, os detentores de títulos têm prioridade sobre os acionistas e serão pagos primeiro. Os detentores de títulos seniores podem até reivindicar ativos físicos após a liquidação da empresa.

Os títulos são um investimento bom e razoavelmente seguro se você considerar esses fatores de risco. Recomenda-se uma boa combinação de títulos corporativos, federais e de governos locais. Até mesmo jogar fora alguns junk bonds com altas taxas de juros pode ser lucrativo. A diversificação reduz o risco mesmo no mercado de títulos.

[ad_2]

Fonte: Michael Russell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.