Como Fazer um Ótimo Press Kit – Guia do Músico

Como Fazer um Ótimo Press Kit - Guia do Músico

[ad_1]

Como proprietário de uma gravadora independente, muitas vezes me perguntam como montar um ótimo press kit. Descobri que jovens músicos entendem sua música, mas muitas vezes são intimidados pela parte de marketing do negócio. Neste artigo, vou ajudá-lo a descobrir como se posicionar, seja você um vocalista latino construindo sua base ou uma banda de garagem promissora apenas procurando uma pausa.

O que é um kit de imprensa:

Primeiro, não há nada de mágico no termo “kit de imprensa”. Tudo o que estamos falando é um pouco sobre você/sua banda, alguns fatos básicos, boas citações sobre sua música, algumas boas fotos e uma amostra de sua música. Você o usará para enviar a jornais, advogados, estações de rádio, A&Rs, promotores e qualquer pessoa disposta a passar cinco minutos assistindo sua história. Além disso, você ouvirá sobre o kit de imprensa eletrônico ou EPS na Internet. Um EPS é o mesmo que um kit de imprensa regular, exceto que pode ser baixado como um arquivo eletrônico em vez de um formulário impresso que deve ser enviado pelo correio.

O principal objetivo do press kit é gerar interesse pelo artista e sua música.

O que incluir:

Inclua uma quantidade limitada de informações básicas sobre você. Você pode dizer de onde você é, mas ninguém realmente quer ouvir sobre todas as apresentações de canto que você fez na escola primária. As vezes menos é mais.

Conte-nos sobre sua música. Com quem você se parece e com quem sua música lembra as pessoas. O leitor deve ter uma boa ideia de como sua música soa apenas pela sua descrição. Seja inteligente e não tenha medo de ser um pouco engraçado (mas seja profissional). Se você disser que sua banda soa como um cruzamento entre Maroon 5 e Green Day depois de 20 cafés, isso ajudará o leitor a entender. Lembre-se, se você não gerar interesse suficiente no primeiro minuto, eles nunca ouvirão sua demonstração.

Fale sobre o que você é bom. O que torna o seu grupo especial e diferente dos outros? Que habilidades e experiência você traz? Lembre-se, se você está procurando um contrato com uma gravadora, você precisa provar aos seus leitores que você tem todos os ingredientes certos para fazê-los gastar centenas de milhares de dólares em seu marketing. Lançar um novo artista é arriscado, então você precisa ajudar o CEO a entender por que você é um investimento sólido.

Inclua citações e/ou recortes de imprensa à medida que são criados. Uma boa citação de uma fonte confiável (não seu genro) pode adicionar credibilidade ao seu kit de imprensa. Isso permite que o leitor saiba que você já foi revisado e que vale a pena ouvir seu material. Infelizmente, noventa por cento dos press kits acabam no lixo, algumas boas citações e críticas positivas podem criar o impulso necessário para ser ouvido e, quem sabe, talvez até ficar famoso.

Você pode usar uma página dedicada à biografia (biografia) e uma página separada dedicada a citações sobre sua música, ou pode combiná-las no que algumas pessoas chamam de “uma página”. Pessoalmente, prefiro reduzir tudo a um pager rígido. Minha mesa está bagunçada e os papéis estão circulando. Se você tiver suas citações separadas de sua biografia, é provável que eu esteja perdendo uma ou outra. Com o advento da fotografia digital e das impressoras coloridas de alta qualidade, tornou-se até possível colocar uma pequena imagem em uma página para torná-la ainda mais completa.

Certifique-se de que a linguagem geral e o tom do kit de imprensa correspondam à sua imagem. Se você tem alguém para ajudá-lo a escrever sua biografia, certifique-se de que eles ouviram sua música e sabem do que você está falando antes de lhe entregarem algo que pode parecer ótimo, mas não é sobre você de verdade.

Inclua algumas imagens 8×10 diferentes que mostrem diferentes características suas e de seu grupo. Inclua imagens que caberiam em um artigo de notícias, mas também destaque seus recursos principais do ponto de vista visual. Seu kit de imprensa deve parecer profissional, mas suas fotos devem refletir seu estilo e música para que suas fotos possam ser muito mais loucas e criativas. Certifique-se de rotular claramente a imagem com seu nome e informações de contato.

Se você não tem boas fotos do seu grupo, uma das melhores maneiras de obtê-las é entrar em contato com uma agência de modelos e pedir indicação de um bom fotógrafo local. Esses fotógrafos geralmente estão dispostos a fazer um ótimo trabalho por cerca de US $ 300 pelo pacote completo. Certifique-se de ter um acordo prévio de que possui os direitos autorais após a foto e obter imagens digitais de alta resolução em CD (com liberação de direitos autorais, você pode imprimir essas fotos em qualquer grande loja de varejo). Um fotógrafo modelo é muito diferente de um fotógrafo de família. Eles têm uma ideia muito melhor do que você deseja, vão estimular sua criatividade e estarão muito mais dispostos a lhe dar os direitos autorais.

A lista de shows atuais também pode ser útil, mostrando onde você tocou recentemente e onde tocará no futuro próximo. Isso pode demonstrar que a música é relevante e tem seguidores na comunidade.

E, claro, sua música. Envie um CD de demonstração de alta qualidade, de preferência masterizado, se seu orçamento permitir. Não grave seu próprio CD em seu computador doméstico com um adesivo na etiqueta – parece barato. Existem muitos novos serviços de duplicação de CD na Internet que farão CDs com uma inserção colorida impressa e imprimirão em disco, mesmo que você precise apenas de algumas cópias (a duplicação de CD é para lotes acima de 1000, mas a duplicação de CD projetada para lotes menores) . como 1). Espere pagar cerca de US$ 5 por um disco de varejo pré-fabricado de 1 a 5 CDs, com preços caindo para quantidades maiores. Certifique-se de que seu nome e informações de contato estejam claramente marcados no CD e na caixa. A pior coisa que pode acontecer é eles gostarem da sua música, mas já perderam o resto do press kit e não lembram o nome da banda.

O que não incluir:

Não se superestime. Dizer que vocês são a maior banda que já existiu pode ser verdade, mas provavelmente não é. Seja positivo e promova-se, mas concentre-se em declarações credíveis. As pessoas no mundo da música ouvem o hype o tempo todo e, na maioria das vezes, o ignoram. O hype é bom para o público em geral em coisas como pôsteres (eles geralmente acreditam nisso), mas o leitor do kit de imprensa é mais sofisticado e o considerará uma teatralidade barata.

Incluir muito da sua história pessoal pode fazer você parecer um amador sem nada para falar. Seu leitor quer entender sua música hoje, só seu psicólogo precisa saber de cada detalhe da sua infância.

Não inclua nada que o faça parecer muito desesperado. Você quer dar a impressão de um artista profissional de qualidade. Lembre-se, você faz ótimas músicas. Se a sua banda se chama “Chicken Heads” seria bom colocar um frango de borracha na caixa, mas caso contrário, eu me limitaria ao básico – biografia, citações, partitura ao vivo, fotos e música.

Como embalar:

Inclua uma carta de apresentação personalizada e com aparência profissional feita sob medida para a pessoa para quem você está enviando o kit de imprensa. Sua mensagem deve ser diferente se você a enviar a um representante de A&R de uma gravadora em busca de um contrato de gravação e enviá-la a um jornal local para revisão em sua seção de música. Seja breve, e vá direto ao ponto. Além disso, seja claro e preciso sobre o que você gostaria que eles fizessem.

Reúna tudo em um pacote organizado. Como você provavelmente está enviando kits de imprensa pelo correio, certifique-se de que o CD não dobre as fotos e que seu kit chegue nas condições desejadas. Você pode até querer testar o press kit (envie-o para o outro lado do país para o endereço errado e depois ele retornará ao seu endereço de retorno) para avaliar sua embalagem.

Sua música é arte e seu press kit é negócio:

Lembre-se, seja profissional. A pessoa a quem você enviar este kit de imprensa provavelmente receberá centenas deles, a maioria deles lixo (e é aí que eles terminam também). Sua música pode ser louca e selvagem, mas seu kit de imprensa precisa ser mais profissional. Você está pedindo a alguém que gaste seu valioso tempo revisando seu material. Você também pode pedir que eles entrem em um relacionamento financeiro caro e de alto risco com você. A pessoa com quem você está lidando está no ramo da música e precisa ganhar a vida. A única maneira de fazer isso é lidar com o talento real. Ao fornecer um pacote profissional, você dá a eles a confiança de que se dedica a fazer boa música e não apenas a brincar.

Algumas palavras sobre kits de imprensa não solicitados:

Não desperdice seu tempo e dinheiro enviando um kit de imprensa para alguém com quem você ainda não conversou. Sempre ligue e conecte-se primeiro, perguntando para quem você deve enviar e qual é o processo. Se possível, peça a alguém que conheça a pessoa para atuar como intermediário e apresente-a inicialmente (isso pode fazer maravilhas). O negócio da música é tudo sobre contatos, construir e usar sua rede. Depois de enviar o kit de imprensa, ligue algumas semanas depois e entre em contato com eles para garantir que eles o receberam e tiveram a chance de analisá-lo.

Exemplo:

Para obter um bom exemplo de kit de imprensa, acesse o site da Legend Vega em [http://www.legendvega.com].

[ad_2]

Fonte: Scott Richards

Categorias: Trabalho em Casa
Posts Relacionados