Pular para o conteúdo

Como incentivar a leitura em idade escolar e crianças mais velhas

[ad_1]

Ter livros didáticos e uma lista de requisitos de leitura acadêmica pode tirar o prazer da leitura para muitas crianças em idade escolar. Para eles, a leitura deixou de ser entretenimento. Os pais que desejam incutir em seus filhos o amor pela leitura podem ficar desanimados com essa reviravolta.

A solução mais simples é cuidar da lição de casa das crianças assim que elas começarem a escola. Eles podem fazer questão de descobrir os livros que trazem da escola para casa e examiná-los juntos. Ao observar a lição de casa de seus filhos, os pais podem ver facilmente se há um problema e, muitas vezes, o que o está causando.

Gagueira ao ler em voz alta, leitura muito lenta e má compreensão da leitura podem ser as razões pelas quais eles não gostam mais de ler. Se não forem cortados pela raiz, podem levar a novos problemas escolares mais tarde.

Ao ler com seus filhos, os pais podem fazer perguntas sobre o que acabaram de ler para melhorar a compreensão da leitura. No entanto, as perguntas devem ser formuladas de tal forma que as crianças não hesitem em dar suas respostas. As perguntas podem ser sobre as ações dos personagens da história ou como a criança se sente depois de ler a história. Quando não se sentem pressionados a responder corretamente, as crianças respondem livremente.

Ter uma variedade de materiais de leitura em casa também ajudará. Jornais, revistas, ensaios, ficção, biografias e outros livros devem ser mantidos ao alcance das crianças, caso desejem lê-los. Se eles gravitam em torno de quadrinhos, deixe-os lê-los. Não os faça ler os clássicos se eles querem Crepúsculo. À medida que envelhecem, eles procuram por coisas mais carnudas e substanciais por conta própria.

O mais importante é que as crianças aprendam pelo exemplo. Os próprios pais devem ser leitores ávidos. Na verdade, essa é a maneira mais fácil de mostrar às crianças que elas podem e devem ler por prazer.

[ad_2]

Fonte: Beth Dedrick

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.