Google Reader Será Desativado em 1º de Julho de 2013

A notícia da extinção do leitor de feeds Google Reader foi veiculada no blog oficial da Google no artigo Uma Segunda Faxina de Primavera por Urs Hölzle, Vice-Presidente Sênior de Infraestrutura Técnica da Google. No texto, foi divulgada apenas uma pequena nota com os dizeres:

“Lançamos o Google Reader em 2005, em um esforço para tornar mais fácil para as pessoas descobrirem e manterem o controle sobre seus sites favoritos. Embora o produto possua um público fiel, ao longo dos anos seu uso vem diminuindo. Portanto, em 1º de julho de 2013, será aposentado o Google Reader. Usuários e desenvolvedores interessados ​​em alternativas RSS podem exportar seus dados, incluindo as suas subscrições, utilizando o Google Takeout ao longo dos próximos quatro meses.”

O Google Takeout é uma aplicação que permite exportar e fazer o download de dados existentes em produtos da Google. Suas listas pessoais no Google Reader, itens com estrela, favoritos, notas, comentários, etc, podem ser baixados para arquivos XML e JSON (JavaScript Object Notation) para posterior restauração. Veja como exportar suas inscrições no Google Reader. Leia também “Como Fazer o Download dos Dados do Google Reader“.

google reader

A “Faxina de Primavera” desativou também outros sete produtos da Google menos conhecidos sob a justificativa da empresa em manter o foco nos produtos mais importantes. Claro que a questão financeira tem tudo a ver com a desativação do Google Reader, que não deve render grandes coisas para a Google.

A insatisfação com a extinção do Google Reader levou um grupo de fãs a publicarem o site Bring Google Reader Back (Tragam o Google Reader de Volta!), animado pela atriz Alison Brie, que interpreta a famosa nerd Annie Edson na TV. Foi criado também um abaixo-assinado contendo perto de 30 mil assinaturas até o momento.

ALTERNATIVAS AO GOOGLE READER

Há leitores de feeds online, para desktop e para dispositivos móveis. Você pode baixar alguns deles no Baixaki ou acessar diretamente na Web. Há também várias extensões de leitores de feeds para navegadores.

Confesso que eu só conheço o Google Reader e, por isso, listei algumas opções que encontrei na Internet e ainda vou testar. Se você já conhece alguns deles, por favor, deixe sua indicação e opinião nos comentários.

Esta é a lista de leitores de feeds: The Old ReaderFeedlyNewsblurFeedDemonNetVibesPulseFeedshowRSS BanditReederSkimr.coRSS OwlRSS ReaderFeedReaderThunderbird.

E PARA VOCÊ? O GOOGLE READER VAI LHE FAZER FALTA?

É uma pena que um serviço tão bom seja descontinuado por causa do pouco lucro que gera à empresa. Sempre gostei e utilizei o Google Reader para acompanhar os blogs de meu nicho. O leitor de feeds é uma ferramenta excelente para pesquisar temas específicos e atuais dentro do nosso universo de artigos. Espero que eu consigo um outro à altura.

E para você? O Google Reader vai lhe fazer falta?


Categorias: Ferramentas

Ver comentários (6)

  • O Google Reader, me tornou mau acostumado, afinal de contas conseguia ter às informações em pouco tempo.

    Agora estou mais focado em utilizar o Google Alerts.

    Abraço.

    :)

    • Olá, Donato. Obrigado pelo comentário. Pelo que vi dos substitutos ao Google Reader, a melhor opção é RSSOwl. Você pode inclusive importar os dados do Google Reader para ele. Não precisa deixar de utilizar um leitor de RSS em prol do Alerts. Utilize os dois.

  • Olá, Valter.

    Parabéns pelo artigo e principalmente pelo blog que está muito organizado, bonito e com bons artigos, realmente.
    Sobre o leitor Google, infelizmente a sua extinção será lamentável. É o que eu uso e com certeza, a grande maioria dos internautas também.
    Aguardemos para ver.

    • Olá, Denilson. Obrigado pelo comentário e pelos elogios.

      Sobre o Google Reader, se tiver alguma indicação alternativa, eu ficaria feliz em poder compartilhar com os leitores. Grande abraço.

Posts Relacionados