Copywriting! O Que é?

copywriting

O título deste artigo poderia ser “Ignore Esta Informação e Perca Seu Dinheiro“, ou “Os 5 Erros de Escrita que Afundam Seu Negócio Online“, ou ainda “O Que é Copywriting?“.

Qual desses títulos seria o melhor?

Em se tratando de Marketing Digital, o melhor título é aquele que persuadir a maior quantidade de pessoas a prosseguir na leitura do artigo.

Se esses forem títulos de emails, o melhor título é aquele que persuadir a maior quantidade de pessoas a abrir o email.

Se forem títulos de páginas de captura, o melhor título é aquele que persuadir a maior quantidade de pessoas a deixarem seus emails.

AS PALAVRAS QUE VOCÊ USA INTERFEREM NOS SEUS LUCROS

Ora, se o título ou texto que você escreve interfere diretamente nas taxas do Funil de Marketing de seu negócio online, então a forma como você escreve faz você perder ou ganhar mais dinheiro.

COPYWRITING: PALAVRAS QUE PERSUADEM E MATAM OBJEÇÕES

Copywriting é a técnica de embutir persuasão no discurso de títulos, textos, vídeos, anúncios, CTAs e botões de cliques, trabalhando o emocional do leitor e antecipando suas objeções de modo a diminuir — ou anular— sua resistência em decidir adentrar e permanecer no fluxo de Marketing o máximo possível (até a venda ou além).

Ficou confuso? Vamos diminuir:

Copywriting é a técnica de escrever palavras que convertem (atraem, engajam, persuadem, vendem e fidelizam).

Vamos diminuir mais:

► Copywriting é a técnica de escrever palavras que vendem!

PORQUE VOCÊ NÃO DEVE IGNORAR O COPYWRITING

Bruno Picinini e Rodrigo Polesso, empreendedores digitais bastante conhecidos, apresentaram recentemente um case onde dois empreendedores estrangeiros, Daniel Rose e Henry Fuentes, do SixPack Shortcuts, contam como uma alteração de 10 minutos de Copywriting levou a um aumento de R$ 15.544.894,98 no faturamento.

Quando você usa Copywriting no SEO ou no Adwords, a palavra persuasiva aumenta a geração de tráfego, alargando a boca do funil e, consequentemente, todo o processo de Marketing. Você vende mais!

Quando você usa Copywriting nas página de captura e no Email Marketing, a palavra persuasiva aumenta a conversão em leads e estreita o relacionamento, alargando a cintura do funil e, consequentemente, as partes posteriores do processo de Marketing. Você vende mais!

Quando você usa Copywriting na página de vendas, a palavra persuasiva aumenta a conversão em vendas e, consequentemente, você vende mais!

Copywriting otimiza todo o processo de Marketing, fazendo você vender mais, sem ter que investir mais.

COMO IMPLEMENTAR O COPYWRITING

Há palavras e frases que são capazes de acionar determinados gatilhos mentais e emocionais nas pessoas e, também, derrubar suas objeções. Esses termos persuasivos retiram a camada de dúvidas racionais que encapsulam a decisão de compra já tomada pela pessoa. O Copywriting persuasivo não cria o desejo de compra, ele apenas retira as dúvidas da pessoa e mostra que você detém a solução para o problema dela.

Se quiser ter uma ideia dessas frases e palavras, assista ao vídeo abaixo do Conrado Adolpho, mentor de Copywriting. No exemplo, o Copywriting foi utilizado no relacionamento por Email Marketing.

Não tem segredos, é algo simples. Basta aplicar o método.

COPYWRITING NÃO É MERO DETALHE

A figura abaixo resume de forma livre a saga do empreendedor digital (clique nela para ver maior). No lado direito do funil, você observa os itens textuais e audiovisuais em que o Copywriting atua. Os snippets (resultados de pesquisa no buscador) são os anúncios resultantes do SEO ou PPC. Os vídeos se encontram por todo o processo de Marketing — a palavra falada também carece de Copywriting. A página de captura recepciona o tráfego gerado e capta os emails. A sequência de emails concretiza o relacionamento através do autorresponder do Email Marketing. A carta de vendas é onde o Copywriting é ainda mais importante.

Todos esses itens, quando escritos com persuasão, possuem o poder de multiplicar a receita gerada por muitas vezes mais!

O Copywriting, ainda tão pouco difundido entre os empreendedores digitais, constitui um pilar do fluxo do Funil de Marketing. O “Copy” não é mero detalhe. Ele atua sobre todo o conteúdo escrito e falado do processo de vendas desde a geração de tráfego até a pós-venda e, realmente, possui o poder de aumentar suas vendas através do uso de “termos mágicos” já bastante difundidos no Marketing convencional. Trabalhar os desejos e as dores dos prospectos, além de derrubar suas objeções emotivas e racionais, são táticas clássicas e poderosas do Marketing. O empreendedor digital perde muito (dinheiro) em ignorar o poder do Copywriting.

Categorias: Copywriting

Ver comentários (3)

  • Parabéns pelos artigos do seu blog !!!
    A maioria revela os segredos de tráfego, porém eu reparei que você ensina muito a atrair tráfego do Google mas não ensina a atrair tráfego do Facebook e eu tenho que criar uma Fanpage para atrair tráfego do Facebook para o meu site, eu estou dizendo isso porque eu não posso ficar dependendo só do Google porque vai que um dia o meu site some dos resultados de busca do Google.
    Por isso eu estou sugerindo que nos próximos posts desse site você passe a ensinar como trazer tráfego do Facebook para seu site.

    • Olá, Diogo. Obrigado pela sugestão. Realmente desejo publicar mais sobre geração de tráfego e geração de renda com o Facebook. Tradicionalmente trabalho mais com tráfego orgânico, mas sei que o que gera resultado rápido são as mídia pagas do Facebook, como o Facebook Ads, e do Adwords (PPC).

      Os especialistas em Facebook que lhe indico são a Camila Porto, o Felipe Moreira e o Luciano Larrosa.

      A Camila é fantástica: única expert em Facebook que o Conrado Adolpho indica.

      O Felipe Moreira tem um videocurso de excelência em Facebook, mas ainda não reabriu este ano.

      Por ora, indico o curso Facebook Para Negócios. O Luciano Larrossa vai reabrir as inscrições em 08/07, 9h, por 48 horas apenas. Entre na minha lista de espera que eu lhe aviso.

  • Acho que estou me tornando um especialista no copy. Um dia desses fiz um texto que retirei leite de pedra rsrsr de tanto que o texto ficou persuasivo. Enfim, escrever sem a copy é suicídio digital!