SEO Off-Page, WordPress SEO e SEM

SEO on Page

Falamos de SEO On-Page no último artigo. Neste post falaremos sobre o SEO Off-Page, aquele que se refere à otimização fora do texto do artigo, bem como falaremos sobre WordPress SEO e SEM, o Marketing Para Mecanismos de Busca.

WORDPRESS SEO AINDA NÃO É SEO OFF-PAGE

WordPress SEO também é SEO on-page. Trata-se do SEO voltado para a plataforma de criação de blogs WordPress. Destacamos esse aspecto do SEO on-page por causa da importância que ele possui para os blogueiros.

 A plataforma WordPress, junto com seus plugins, realiza o SEO on-page do seu blog praticamente de maneira mágica. Utilizando as configurações naturais do WordPress e instalando o plugin WordPress SEO da Yoast (O plugin!) você esgota praticamente todo o SEO onpage de seus artigos.

CONFIGURAÇÕES GERAIS DE SEO DO WORDPRESS

No menuConfigurações  Geral→ ” do WordPress, você configura o nome do blog e sua descrição, que são informações que serão utilizadas na composição dos títulos dos artigos e páginas do blog.

No menuConfigurações → Links Permanentes”, você configura o formato que terão as URLs do seu blog. O padrão aconselhável é o mostrado na figura abaixo (categoria/nome-do-post).

O PLUGIN DE SEO DA YOAST

O plugin da Yoast conduz a normalização dos títulos, descrições, headings, uso e densidade de palavras-chaves, indexação, permalinks, sitemaps e outros detalhes.

Você terá acesso a um diagnóstico que informa se você utilizou a palavra-chave nos headings, nos alttags das imagens, na URL, no primeiro parágrafo do texto, etc.

Para saber mais, acesse a série de artigos do Divulgar Dinheiro sobre o tema. Comece por WordPress SEO da Yoast – Parte 1.

SEO OFF-PAGE

SEO também nos orienta na construção da rede de links externos que apontam para nosso conteúdo (SEO off-page), uma área crucial para elevar nossa posição nas buscas.

Junto com o conteúdo, a angariação de links é o que faz o blog subir nos resultados de busca do Google.

Veja na figura abaixo alguns termos associados ao SEO off-page. Eles não serão explorados neste ebook, mas servirão como um guia para você pesquisar na Web.

Quanto mais links apontarem para seu blog e seus artigos (inbound links), mais os mecanismos de busca o considerarão autoridade no assunto e, consequentemente, mais tráfego eles enviarão para seu blog.

O fato de haver grandes quantidades de sites e blogs apontando para você confere importância e credibilidade ao seu trabalho. Links funcionam como recomendação ou voto.

No entanto, a qualidade do link é fundamental. Os mecanismos de busca sabem mensurar a legitimidade e confiabilidade de cada link que chega até você. A maneira correta de você obter links de qualidade é disponibilizar conteúdo de valor na forma de artigos, vídeos, ebooks, infográficos, etc. A freqüência indicada para geração de novo conteúdo é a de um artigo por dia.

Você deve criar seu material e divulgá-lo através dos canais de marketing que possuir (blog, redes sociais, vídeo sites, etc). Os blogs merecem distinção especial, pois são geradores naturais de inbound links.

Indicamos três ferramentas para você experimentar e começar a ter contato com o link building: Open Site Explorer, SEO ToolBars e Website Grader.

O SEO DENTRO DO MARKETING DIGITAL

SEO é um dos ramos do SEM (Search Engine Marketing ou Marketing para Mecanismos de Busca), que por sua vez é um dos ramos do Marketing Digital.

Enquanto que o SEO preocupa-se somente com a otimização dos resultados orgânicos das buscas (os resultados naturais), SEM preocupa-se também com os resultados pagos das buscas (links patrocinados ou PPC). 

Veja na imagem abaixo a posição dos resultados orgânicos das buscas em relação aos resultados pagos (links patrocinados). Tanto o SEO quanto o PPC são utilizados para melhorar a posição dos anúncios nos resultados de busca.

Não esqueça de assistir a nossos vídeos de SEO.

Até a próxima!

Categorias: SEO