Para você entender o que é copywriting e o que um copywriter faz, você deve entender o conceito de persuasão dentro do processo de marketing. Pelas perguntas a seguir, você perceberá que já foi “vítima” da persuasão de um copywriter.
- Qual o tipo de assunto nos emails persuade você a abri-los? Por que você abre certos emails e outros não?
- Qual tipo de mensagem no texto do e-mail persuade você a lê-lo até o fim? Por que você lê alguns emails até o final e outros não?
- O que persuade você a clicar nos links dos e-mails?
- O que persuade você a deixar seu endereço de e-mail em uma página de captura?
- Quais os componentes de uma página de vendas (textos, imagens e vídeos) persuadem você a comprar um determinado produto?
Copywriting é isso: persuasão! É quando você lê uma mensagem e pensa “puxa! Esta mensagem é pra mim.” Veja abaixo um exemplo de texto com e sem copywriting inserido.
OS FAMOSOS GATILHOS MENTAIS (EMOCIONAIS?)
Descobriu-se historicamente que as decisões tomadas pelas pessoas (especialmente a decisão de compra) são emocionais, não racionais. O copywriter insere elementos de persuasão em textos, imagens e vídeos, que acionam esses gatilhos emocionais nas pessoas, mantendo-as aderidas ao processo de marketing e acelerando sua decisão de comprar.
Alguns exemplos de gatilhos mentais: escassez, urgência, autoridade, reciprocidade e prova social.
O copywriter é um profissional especialíssimo dentro do Marketing Digital e do marketing em geral. Ele é também um dos mais bem pagos, já que seu trabalho abrange todo o processo de marketing e multiplica os ganhos de seus clientes de forma explosiva.
PARA SABER MAIS SOBRE COPYWRITING
Recomendamos o artigo Copywriting! Ignore-o e Perca Seu Dinheiro para ter um definição do que vem a ser copy.
Para saber mais, acesse nossos artigos sobre copywriting. Veja também as tags sobre copywriting no índice remissivo. Busque por vídeos sobre copy em nosso canal no Youtube.
Até a próxima!