Adsense Adsense Adsense e os Segredos das Palavras-Chave

Adsense Adsense Adsense (isso mesmo! Três vezes!) é um termo-chave muito buscado no Google. São centenas de milhares de buscas mensalmente. Mas, se você me perguntar por que os usuários digitam três vezes seguidas a palavra Adsense no buscador, eu não saberia lhe responder (mas estou tentando descobrir).

Se você é um desses usuários que chegou a este artigo fazendo isso, por favor explique nos comentários abaixo o que te motivou a fazer a busca dessa maneira e descreva especificamente a informação sobre Adsense que você procura. Deixo a seguir alguns links sobre Google Adsense.

Curso Segredos do Adsense – Como Ganhar U$ 100 Por Dia

Meu Primeiro Pagamento no Google Adsense

Vídeo: Termos e Condições do Google Adsense

Google Adsense e Código SWIFT

Ebook Grátis: Como Ganhar Dinheiro com Google Adsense

ESTE ARTIGO É SOBRE PALAVRAS-CHAVE

Para você que já é meu leitor assíduo, escrevo este artigo para explicar a importância da estratégia de palavras-chave em seu blog e lhe mostrar um caso concreto (que é o termo de pesquisa Adsense Adsense Adsense) para você aprender como se faz. Trata-se de um meta-artigo, isto é, um artigo que executa o que ensina. Todo candidato a blogueiro profissional deve aprender a utilizar a Ferramenta de Palavras-Chave do Google Adwords, o Google Trends e outras. São todas grátis!

Dica: primeiro faça o login no Adwords e depois acione a ferramenta de palavras-chave. Há mais opções.

PORQUE A ESTRATÉGIA DE PALAVRAS-CHAVE É TÃO IMPORTANTE?

adsense adsense adsense vender gelo pra esquimó

Um feirante impetuoso poderia cometer vários erros com relação ao seu negócio. Um deles seria levantar sua banca no meio do deserto: não teria ninguém para comprar. Outro erro seria tentar vender algo que as pessoas não precisam: não haveria compradores interessadas em seu produto. O erro seguinte seria vender churrasquinho em frente a uma churrascaria: concorrência braba! E por aí vai.

A simples utilização da palavra-chave correta em seu artigo livrará você desses pontos cegos. Se você se atira a escrever artigos ao léu, certamente estará cometendo alguns dos erros acima. Então, os motivos pelos quais devemos aprender uma estratégia de palavras-chave são:

► Gerar mais tráfego para nossos artigos

► Atrair pessoas qualificadas para nossos artigos

► Desviar-nos dos concorrentes

► Sermos relevante no que escrevemos

► Divulgarmos os produtos certos para as pessoas certas

CADA ARTIGO É UMA BANCA NA FEIRA

A analogia é simples. Cada busca que um usuário realiza no Google cria uma feira instantânea (ploft!), que são as páginas de resultados. As bancas são os snippets (cada um dos resultados que leva a um artigo). Os melhores pontos da feira correspondem ao tops da primeira página dos resultados. Imagine milhares de pessoas visualizando aqueles snippets, aquela feira. Você consegue visualizar o frenesi da feira em sua mente?

feirante adsense adsense adsense

A PALAVRA-CHAVE DEVE ESTAR SENDO BUSCADO

Continuando a analogia, você tem que ter uma banca em uma feira de verdade. Se você utilizar uma palavra-chave em seu artigo que realmente as pessoas procuram, então você já estará incluído naquela feira. No Adwords, você consegue isso facilmente.

A PALAVRA-CHAVE DEVE TER UM BOM VOLUME DE BUSCAS

Você tem que escolher uma feira por onde passam muitos compradores em potencial. A palavra-chave Adsense Adsense Adsense, por exemplo, tem centenas de milhares de buscas mensais. Simplesmente vá no Google Adwords e descubra o número de Pesquisas Locais Mensais para determinada palavra-chave

adsense adsense adsense serp

ENCONTRE PALAVRAS-CHAVE POUCO EXPLORADAS

Pergunte aos transeuntes o que eles querem. Entenda que cada palavra-chave define um micronicho (veja a cauda longa mais abaixo). Assim como cada tipo de flor atrai um tipo específico de abelha, cada palavra-chave atrai um tipo específico de público-alvo. Pesquise sua audiência, sua lista e descubra palavras-chaves não-exploradas. Há um artigo rentável louco pra nascer!

PREFIRA PALAVRAS-CHAVE COM BAIXA CONCORRÊNCIA

Você deve observar a concorrência antes de instalar sua banca. No Adwords, você descobre se a concorrência é baixa, média ou alta.

OFEREÇA PRODUTOS CORRESPONDENTES AO MICRONICHO DA PALAVRA-CHAVE

Você deve vender o que os transeuntes estão realmente procurando. Coloque em seus artigos banners e links para produtos relativos à palavra-chave que você elegeu.

ADSENSE ADSENSE ADSENSE TEM 200.000 BUSCAS MENSAIS

Vou te mostrar como escolhi a palavra-chave Adsense Adsense Adsense. Acesse o Google Adwords e vá para o menuFerramentas e Análise” ► “Ferramenta de Palavra-Chave“.

Adsense Adsense Adsense e Adwords

Se aparecer, no topo da página, a faixa laranja que lhe encaminha para o Planejador de Palavras-Chave, opte por clicar em “Voltar“.

Adsense Adsense Adsense e o Planejador de Palavras-Chave

Siga o passo-a-passo mostrado na figura abaixo (clique para aumentar). 1) digite “adsense” no campo “Palavra ou Frase“. 2) Selecione o local. Escolha “Brasil“. 3) Selecione o idioma. Escolha “Português“. 4) recolha essa janela clicando no sinal de “-“. 5) Clique no botão “Pesquisar” para realizar a pesquisa. 6) Clique na guia “Ideias de Palavras-Chave“. 7) Clique no botão “Colunas” para exibir as colunas “Concorrência“, “Tendências…” e outras que você desejar incluir ou excluir. 8) Clique no título de coluna “Pesquisas Locais Mensais” para ordenar por volume de pesquisas.

POR QUE ESCOLHER “ADSENSE ADSENSE ADSENSE” EM VEZ DE “O QUE É ADSENSE”

Observe na figura acima que há mais dois termos-chave com centenas de milhares de buscas mensais: “o que é o adsense” e “o que é adsense”. Escolhi “adsense adsense adsense” por dois motivos. Primeiro, se você fizer uma pesquisa no Google para esses dois termos (utilize a opção “Pesquisa do Google” mostrada na figura abaixo), notará que já há bancas de feirantes por lá na primeira página de resultados.

Adsense Adsense Adsense e a Pesquisa Google

Segundo, se você analisar a Percepção do Google Trends (veja na figura acima onde clicar) para as três palavras-chaves, perceberá que a palavra-chave “adsense adsense adsense” mantém maior estabilidade no volume de pesquisas com o passar do tempo (veja figura abaixo). Tomara que o precipício no fim da linha seja só espera por dados. :)

Percepção do Google Trends para "adsense adsense adsense"
Percepção do Google Trends para a palavra-chave “adsense adsense adsense” nos últimos 12 meses.

Veja na figura abaixo a Percepção do Google Trends para as palavras-chaves “o que é adsense” e “o que é o adsense“. Você consegue inserir termos de pesquisa para comparar no lado esquerdo da tela do Google Trends.

percepcao trends o que google adsense
Percepção do Google Trends para as palavras-chave “o que é adsense” (azul) e ” o que é o adsense” (vermelho) nos últimos 12 meses.

A DESCOBERTA DE UMA CONTRADIÇÃO

O Google Trends não mostra valores absolutos, mas porcentagens comparativas. Se você inserir os três termos no Google Trends, observará que o volume de pesquisas para “adsense adsense adsense” é esmagador comparado aos outros dois, que permanecem se arrastando imperceptíveis na abcissa do gráfico. Veja a figura.

Adsense Adsense Adsense Google Trends
Os gráficos para “o que é adsense” e “o que é o adsense” são nulos frente ao gráfico para “adsense adsense adsense”.

De acordo com a Ferramenta de Palavras-Chave do Google Adwords, esse valores possuem buscas mensais equivalentes (201.000/mês). Quem está mentindo, então? O Adwords ou o Trends? E outra coisa: se compararmos as três palavras-chaves “adsense“, “adsense adsense” e “adsense adsense adsense“, veremos que os gráficos são coincidentes.

adsense adsense adsense

Isso pode sugerir que o Google somente considera o termo de pesquisa “adsense” e não os outros dois, tratando repetições como se fossem uma palavra só. Porém, se você fizer as buscas para cada um desses três, notará que somente o “adsense adsense adsense” não possui bancas de feirantes na primeira página.

JÁ ESCOLHI MINHA PALAVRA-CHAVE! E AGORA?

Agora faça SEO On-Page em seu artigo, utilizando a palavra-chave escolhida. Use-a no título, headlines, Alt-tag de imagens, negritos, URL, etc. Não vá atrás de complicações nesse ponto. Simplesmente utilize o plugin WordPress SEO da Yoast. Ele oferece um painel de análise que fica no pé do quadro de edição do artigo.

wordpress seo yoast

Na guia “Geral” do WordPress SEO, você informa sua palavra-chave e o plugin critica o título, nome da página, URL, quantidade de aparições da palavra-chave no conteúdo e a descrição que aparecerá nos resultados de busca.

Wordpress SEO Yoast Guia Geral

Na guia “Análise“, o plugin “desce a lenha” e mostra tudo o que você deve consertar para seu artigo ficar tinindo com o SEO On-page. Veja na figura abaixo (clique para aumentar) a crítica que ele fez deste artigo com respeito ao termo de pesquisa “adsense adsense adsense“. Leia com bastante atenção esta crítica e compreenda o que significa otimizar um artigo para o Google. Seu objetivo é tornar todas as bolinhas verdes. Se você for observador, notará que sanei todos esses pontos neste meta-artigo.

O slug é a parte da URL que você pode alterar. Você faz isso no topo da área de edição do artigo no WordPress. Veja isso na figura abaixo.

slug wordpress

OS SEGREDOS DAS PALAVRAS-CHAVE

Antes mesmo de você começar a gerar tráfego para seu blog, você deve fazer duas coisas. A primeira é definir o nicho em que você vai atuar. A segunda é levantar quais são as palavras-chaves desse nicho, especialmente as palavras-chave de cauda-longa pouco exploradas e com grande potencial de geração de tráfego qualificado.

palavras-chave cauda longa

AS PALAVRAS-CHAVES CONFEREM PODER E VISÃO DE MERCADO A QUALQUER MORTAL

As palavras-chaves conferem poder a quem as domina. Através delas, você analisa a realidade do mercado, seu potencial e concorrência (sem levantar da cadeira). O Google praticamente monopoliza as buscas na Internet e, espantosamente, doa esse poder através de ferramentas completas e gratuitas na Internet.

O IMPORTANTE É NÃO TER PREGUIÇA E FAZER MUITOS TESTES

O grande segredo das palavras-chave é que a maioria das pessoas têm preguiça de procurar por nichos rentáveis e pouco concorridos e adiam a criação de uma estratégia de termos de pesquisa. Quem desenvolve esse procedimento tão básico do Marketing Digital constrói seu negócio sobre rocha firme na Internet. Aprenda a fazer testes e derivação de palavras-chave de cauda longa!

E AÍ? SERÁ QUE O ARTIGO RANQUEIA PARA ADSENSE ADSENSE ADSENSE?

Fora a intenção comercial de vender o Segredos do Adsense, meu objetivo neste artigo era convencer você da importância de uma estratégia de palavras-chaves e que isso não é complicado de se fazer. É trabalhoso, mas fundamental.

Apresentei a você duas ferramentas básicas desse segmento, que são a Ferramenta de Palavras-Chave do Google Adwords e o Google Trends. Você deve conhecer e dominar as Ferramentas do Google Para Webmaster também. Essencial! Grátis!

Um bom profissional de Marketing Digital ama fazer testes, pois esse mercado é de experimentação. Se o artigo ranqueia ou não, veremos. A taxa de rejeição pode ser acentuada. Há uma certa áurea de black hat por aqui, mas creio ser apenas receio. Fique conosco.

Até mais!

2 comentários em “Adsense Adsense Adsense e os Segredos das Palavras-Chave”

  1. Gostei muito do conteúdo de vocês, parabéns a equipe por trás desse belo material.

    Tenho certeza que deu muito trabalho, mas a recompensa pelo trabalho de vocês está ai, o reconhecimento, gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima