Aprendi sobre blogs com muita gente. Meus três maiores mentores nessa área foram Paulo Faustino, Marcos Lemos e Gustavo Freitas. Despontou no horizonte mais recentemente a estrela de Henrique Carvalho, que está dando o que falar.
Blogs são importantíssimos no Marketing Digital, mas você deve ter muito cuidado para não cair na armadilha de querer virar blogueiro (problogger) em vez de empreendedor digital. São coisas diferentes. Muito cuidado com isso! Você pode perder anos nesse equívoco.
BLOGS COMO GERADORES DE TRÁFEGO
O segredo dos blogs é que eles funcionam em simbiose com os mecanismos de buscas, os dois são como carne e unha. Quando você escreve artigos únicos (mesmo que não-originais), relevantes, de qualidade e segue regras básicas de otimização (SEO), esse conteúdo é indexado naturalmente pelos motores de busca, atingindo excelentes posições e gerando tráfego qualificado e inbound links. Tráfego grátis em grandes quantidades!
Além desse tráfego de pesquisa oriundo dos mecanismos de buscas, há três outras origens de tráfego para seu blog (veja mais abaixo).
BLOGS POSSUEM MIL E UMA UTILIDADES
Blogs personificam o Inbound Marketing (o Marketing de Atração), de forma bastante natural e intensa, já que conteúdo é sua matéria-prima. Eles são representantes legítimos da Web 2.0 (a Web participativa, interativa e personalizável).
Os blogs também ajudam nas práticas de SEO, criam conexões de forma simples com as redes sociais, além de exercerem a função de centro receptor de todo seu trabalho de divulgação e Internet Marketing. Além disso, são pontos de captura de leads.
► Descubra como gerar tráfego em grandes quantidades e criar uma audiência cativa para seu negócio online. Clique aqui.
Uma outra característica importantíssima e estratégica dos blogs é sua faculdade de iniciar o diálogo com os visitantes de modo permissivo (foram os visitantes que te encontraram), preparando-os para o próximo passo, que é o engajamento e, em seguida, a compra.
AS FONTES DE TRÁFEGO PARA O BLOG
O tráfego para blogs aflui de quatro origens:
1) Tráfego de Pesquisa. Origina-se das pesquisas feitas pelos internautas nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, Babylon, Ask, etc). O Tráfego de Pesquisa pode ser orgânico (pesquisas naturais) ou pago (links patrocinados).
2) Tráfego de Referência. Origina-se de links localizados em blogs e sites externos e que apontam para seu blog (por exemplo, YouTube, comentários em blogs, sites parceiros, etc).
3) Tráfego Direto. Origina-se do acesso direto do internauta através do navegador, links em emails, links em ebooks, programas de mensagens instantâneas (Messenger, Skype), aplicações AIR (programas de desktop), etc.
4) Campanhas. Origina-se de links específicos criados intencionalmente e contabilizados de forma separada, possibilitando a análise comparativa da eficiência desses links. Por exemplo, tráfego de feeds, tráfego de banners, tráfego do Twitter, etc.
UM INSTANTÂNEO DO TRÁFEGO NO GOOGLE ANALYTICS
Um bom blogueiro utiliza o Google Analytics para medir e analisar suas visitas.
Apenas para você ficar atualizado, saiba que o Google Analytics mudou a nomenclatura de algumas coisas e agora está chamando “tráfego” de “aquisição“. Na visão geral da aquisição, o tráfego de referência foi seccionado e reservou as visitas oriundas das mídias sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, Slideshare e outros) para uma contagem separada (veja a figura).
► Descubra como gerar tráfego em grandes quantidades e criar uma audiência cativa para seu negócio online. Clique aqui.
O tráfego direto também foi seccionado para mostrar as aquisições que vêm especificamente de links em emails. Verifique isso na figura abaixo e observe a supremacia do tráfego de pesquisa.
PORQUE OS BLOGS SÃO REVERENCIADOS NO MARKETING DIGITAL
Blogs geram tráfego segmentado, são baratos e trazem contatos qualificados e predispostos à compra. Só isso já é suficiente para conferir alto valor aos blogs.
Segundo o tradicional relatório State of Inbound Marketing da Hubspot em 2011, 85% das empresas que utilizam blogs classificaram essa ferramenta como “útil”, “importante” ou “crítica”, sendo que 27% delas consideraram seu valor “crítico”. O valor dos blogs não decaiu nesses últimos três anos.
Veja a seguir as avaliações sobre os blogs inferidas da pesquisa da Hubspot. O inquérito foi direcionado a empresas, mas as conclusões são válidas para todos os blogueiros (que, por sinal, devem tratar seus blogs como se empresas fossem).
Os blogs são verdadeiramente capazes de aumentar o número de clientes compradores.
Quase 1/3 das empresas que utilizam blog consideram essa ferramenta como tendo valor crítico para o negócio. Praticamente 70% dessas empresas já incluíram o blog em sua estratégia de marketing.
No próximo artigo, finalizamos essa série de cinco lições sobre tráfego. Falaremos de redes sociais e Marketing de Conteúdo.
Até já!
5 Lições em Geração de Tráfego | 4. Blogs http://t.co/lEeRN4y0iS
5 Lições em Geração de Tráfego | 4. Blogs | Divulgar Dinheiro http://t.co/cPC1VGjkok
Saiba porque os blogs são considerados ferramentas de elite do Marketing Digital. http://t.co/I1Zrpcwlz7
Boa noite!
Gostei muito do seu artigo. Eu também tenho um blog e confesso que eu estava fincando meio desanimada com ele, estava até pensando em desistir, mas seu artigo me motivou a continuar tentando.
Como você disse, blog realmente é muito importante para os negócios.
Eu estava mesmo precisando de uma injeção de ânimo.
Obrigada!
Valeu, Fran. Obrigado pelo comentário. Fico realmente feliz em poder ajudar.