O mundo da internet tem se tornado cada vez mais uma ótima opção para gerar dinheiro das mais variadas formas, seja comercializando algum tipo de produto ou serviço, seja por meio de um blog, sendo que, dentre esses múltiplos blogs, há os blogs de nicho.
Os blogs de nicho têm sido cada vez mais escolhidos como forma de ganho financeiro. Mas será que isso é realmente uma boa jogada?
O que são blogs de nicho
Adotados cada vez por mais pessoas, os blogs de nicho são focados em um público específico para atuar. Isso é pensado porque, na corrida em busca de consumidores, as empresas estão procurando cada vez mais novas formas de serem vistas de forma diferenciada, assim podendo oferecer algo novo e realmente autêntico.
Ao invés de eles seguirem o princípio do marketing de massa, que é quando você simplesmente fornece algo sem pensar em quem irá consumir, esse tipo de blog pensa especificamente em quem irá consumir o seu conteúdo.
Dessa forma, são levados em consideração itens diversos sobre o público-alvo, como a idade, região que possam habitar, o que gostam de fazer, quais são os assuntos que mais o interessam, classe financeira e até mesmo como são os seus hábitos de leitura.
Na prática, pode ser pensado da seguinte forma. Você pode saber que existem diversos blog femininos, certo? Mas quantos deles são voltados para jovens de até 18 anos, classe média e que sejam muito fãs de decoração? Bem menos!
Muitas pessoas ficam inseguras com blogs de nicho por achar que isso limita muito a produção de conteúdo e a capacidade de chamar mais pessoas. Mas por exemplo, quando você faz um anúncio, você tem um gasto para a quantidade de pessoas que terão acesso a eles.
Então, ao invés de você desembolsar um valor financeiro para um grande número de pessoas sem nem ao menos saber se elas estarão interessadas no seu conteúdo, você pode gastar esse mesmo valor em quem é mais propício de consumi-lo.
Confira três dicas para você escolher o nicho do seu blog
Vantagens de blogs de nicho
A escolha por blogs de nicho é uma ótima saída financeira por diversas razões. Primeiramente, porque quem opta por isso não tem tantos concorrentes, uma vez que é uma área muito mais específica. Portanto, ao invés de ter que competir com 1000 blogs, por exemplo, competiria apenas com 10.
Outro ponto ótimo, é que quando você tem o foco em alguma coisa, você consegue se especializar realmente naquilo em que você está abordando. Sendo assim, se você tem o nicho de jovens que amam jogos de futebol, você consegue colocar a mão na massa e buscar informações a fundo sobre isso.
Além disso, o usuário de blogs de nicho consegue ter uma atenção muito maior do redator. Isso porque, quem possui esses blogs procura ter um contato cada vez maior com o consumidor de seu conteúdo para assim saber tudo o que ele gostaria de ver no blog, o que ele espera, e até mesmo diversas opiniões que ele possa ter sobre o assunto.
Quando você faz como foi abordado anteriormente, e investe em anúncios focados em seu público, você terá uma resposta muito maior do que se isso não acontecesse. Por exemplo, se você gasta 1000 reais em um anúncio para público geral, pode ser que apenas 40 por cento responda a ele. Agora, caso você pegue esse mesmo dinheiro e invista em um nicho, pode ser que a grande maioria dele se identifique com o conteúdo.
Com isso, os blogs de nicho fazem com que você além de gastar menos para atingir uma grande quantidade, possa ter um retorno financeiro maior e mais rapidamente, uma vez que mais pessoas irão consumir o seu conteúdo por meio do anúncio financeiro.
Além do mais, dessa forma é possível realizar todas as estratégias de marketing, não apenas os anúncios, e assim, conseguir um resultado muito mais certeiro e específico, uma vez que o tipo de conteúdo e a forma de investimento financeiro será direcionado.
Marketing para esse tipo de blog
Por exemplo, ao realizar uma publicação em rede social sobre os blogs de nicho, seja um texto, vídeo ou até mesmo fotos, você poderá fazer um impulsionamento muito mais adequado e específico, por meio de palavras-chave que façam parte do mundo de seu público-alvo.
Por exemplo, caso ele faça parte do mundo feminino e seja muito fã de moda, você pode colocar palavras-chave como: moda feminina, moda masculina, desfile, tendências de moda e últimas tendências.
Sendo que, além do mais, essas palavras-chave podem muito bem ser utilizadas, e com sucesso, para produzir o conteúdo em si dos blogs de nicho. Por exemplo, quando você utiliza de forma correta as palavras-chave muito buscadas pelo o seu nicho para otimizar as suas publicações, elas ficarão muito melhor posicionadas no ranking do Google.
E para isso ocorrer, há diversas técnicas sobre o assunto, que formam os métodos de SEO.
Acompanhamento de público-alvo
Depois de decidir quais são os públicos-alvo de blogs de nicho e colocá-los no ar, é importante fazer o devido acompanhamento sobre os gostos do usuário. Sendo que isso pode ocorrer da seguinte forma, por exemplo, ao realizar uma publicação em rede social, é importante acompanhar o que as pessoas curtem, o que comentam…
E assim, poderá direcionar as próximas publicações exatamente de acordo com o que eles curtiram. E da mesma forma, pode ocorrer com o blog em si.
Há múltiplos serviços de análises de páginas a serem acessadas, como o Google Analytics, o qual mostra como são as pessoas que acessam os blogs de nicho, qual é o horário que elas fazem isso, de onde são essas pessoas, e o que elas mais acessam.
Além do mais, há a possibilidade de realizar pesquisas por meio de blogs de nicho. Por exemplo, perguntando qual é o tipo de coisa que o seu público-alvo quer ver de publicação, e se eles gostam de algum tipo de série, filme, roupa ou o que o blog tratar. E assim, manter uma relação com os usuários e poder mudar o conteúdo de acordo com eles.
É um a opção a se pensar. Eu não tenho de blog de nicho assim muito específico não, mas já vi que funciona muito bem, porque tenho página no facebook.
Obrigado pelo comentário, Maris. Volte sempre.