Os programas de afiliados são modelos de negócio para ganhar dinheiro na Internet, onde existem três personagens no modelo convencional:
1) as empresas anunciantes,
2) a plataforma de afiliação e
3) você, o afiliado (também denominado publisher, editor, webmaster, blogueiro ou blogger).
As empresas anunciantes contratam as plataformas de afiliação (que também são empresas) para que estas tragam clientes para os produtos que aquelas comercializam. Por sua vez, as plataformas de afiliação (ou sistemas de afiliação) recrutam você e outros webmasters para comporem um exército de divulgadores e captadores desses clientes. No final das contas, quem paga você são as empresas anunciantes.
PROGRAMAS DE AFILIADOS SÃO VANTAJOSOS PARA OS ANUNCIANTES
A clientela vem, cada vez mais, migrando para o ambiente virtual. As empresas e empreendedores que não sabem explorar o mercado da Internet deixam de ganhar muito dinheiro. Como você viu (ou verá) na parte deste blog que fala sobre Marketing Digital (Internet Marketing), essas empresas, para venderem seus produtos, aplicam investimentos em todas as etapas do Funil de Marketing para atraírem clientes e compradores. Essas etapas são: o Topo do Funil (exposição da marca e geração de tráfego), o Meio do Funil (geração de leads) e a Conversão em Compradores.
É vantajoso para as empresas contratarem sistemas de afiliação porque estes são especializados em Internet Marketing e oferecem excelente custo/benefício, além de serem capazes de gerar tráfego qualificado para todas as etapas do Funil.
BLOG DE NICHO: SEGMENTADOR E QUALIFICADOR DE CLIENTES
Vamos ilustrar um exemplo de como você ganha dinheiro com programas de afiliados. Suponha que você seja dono de um blog que publica artigos referentes a triatlo. Isso denomina-se blog de nicho, isto é, um blog que desenvolve temas sobre assuntos específicos ou correlatos (um segmento de mercado). É claro que os leitores de seu blog, seu público-alvo, serão pessoas interessadas em saúde física e prática de esporte. Seu blog é um ímã para esses tipos de pessoas, o que irá gerar um universo de clientes qualificados à ação e segmentados por interesse. Um cliente qualificado é aquele que já chega decidido a comprar ou, pelo menos, com o desejo de comprar. Seu blog é capaz de atrair um segmento de clientes qualificados. Veja um exemplo:
CLIENTES QUALIFICADOS SÃO A GALINHA DOS OVOS DE OURO PARA OS ANUNCIANTES
PREPARE O NINHO PARA SEU CLIENTE
Você fez seu blog sobre triatlo e então decidiu ganhar dinheiro com ele. O caminho lógico seria você procurar um programa de afiliados que possua em sua rede anunciantes que comercializem produtos para esportistas (tênis, polar, roupas de mergulho, bicicletas de triatlo, relógios de monitoração cardíaca, etc). O sistema de afiliação vai lhe fornecer as ferramentas de divulgação para povoar seu blog com anúncios voltados para esportistas.
ALTERNATIVAS PARA PRODUTOS E PROGRAMAS DE AFILIADOS
Se você não quiser buscar seus produtos em sistemas tradicionais de afiliados, como a Netaffiliaton, há outras alternativas. Por exemplo, como mostra a aula grátis de Jonathan Taioba sobre o programa de afiliados Google Adsense, é relativamente simples começar a ganhar dinheiro juntando esse sistema de afiliação com blogs de nicho. E caso você pense que é difícil encontrar produtos para seu blog, tente o Hotmart. Ele fornece, inclusive, as ferramentas para você compor uma vitrine como a seção cursos online deste blog.
O CLIENTE QUE VOCÊ QUALIFICA VALE OURO
Como foi dito acima, a respeito do Funil de Marketing, as empresas anunciantes não estão interessadas somente em vender, mas também em divulgar sua marca, gerar tráfego e gerar leads (capturar dados de clientes para posterior contato e tentativa de conversão em compradores). Elas gastam recursos em todos esses processos porque o retorno desses investimentos é lucrativo. As pessoas que você enviar para o site da empresa anunciante serão clientes qualificados dentro das etapas do Funil de Marketing. Para as empresas, isso vale ouro.
COMO VOCÊ GANHA DINHEIRO COM PROGRAMAS DE AFILIADOS
Portanto é justo que você receba por atuar em qualquer das etapas do Funil. Assim, se você divulga a marca da empresa anunciante, então você ganha dinheiro com isso; se você gera tráfego de clientes para o site da empresa anunciante, você ganha dinheiro; se você gera contatos para empresa anunciante, você ganha dinheiro; se você gera vendas para a empresa anunciante, você ganha dinheiro.
Na figura abaixo, você enxerga seis tipos de comissões que o blogueiro recebe por seu trabalho.
INDICAÇÃO E ALAVANCAGEM: GANHANDO DINHEIRO COM AFILIADOS RECOMENDADOS
Além das comissões que você recebe por seu próprio trabalho, há ainda os ganhos provenientes de indicações e alavancagem.
Recomendação. Você também ganha dinheiro com programas de afiliados, quando indica (recomenda) novos afiliados para a plataforma de afiliação, já que estes duplicarão a força de trabalho e também trarão clientes qualificados para os anunciantes.
Alavancagem. Aqui você ganha dinheiro com o trabalho dos outros. Na alavancagem, cada vez que seu afiliado indicado receber alguma comissão, você também recebe uma porcentagem dessa comissão que ele gerou.
Binível. Muito raro entre os programas dos afiliados. No multinível você ganha porcentagens sobre as comissões de seus indicados e sobre as comissões dos indicados de seus indicados.