Visitantes, visitas, pageviews…ufa!

Em breve postaremos um artigo sobre a eficiência dos autosurfs (método de divulgação grátis). Para isso faremos algumas medições utilizando o Google Analytics. Para que você não fique boiando, seguem abaixo alguns conceitos de análise de acessos em sites. São os termos visitantes, visitas, pageviews.

Qual a diferença entre visitantes (visitors), visitas (visits), visualizações de páginas (pageviews) e hits? Uma figura fala por mil palavras:

Um visitante que adentra seu site pode fazer várias visitas no período considerado.

Para a definição de visita, o Google Analytics leva em consideração as atividades do usuário (fechar e reabrir o site, avançar e retornar ao site, ficar inativo e voltar à atividade no site) no período de 30 minutos (sessão).  Cada vez que ele fecha um site e o abre novamente após 30 minutos ou mais, conta-se uma nova visita (para o Analytics não é considerada nova visita, se o usuário atualizar, reabrir ou retornar ao mesmo site dentro de 30 minutos desde o momento em que o acessou pela última vez). Se ele ficar inativo por mais de 30 minutos no site e retornar à atividade, considera-se nova visita também (mesmo que não tenha fechado e reaberto o site).

Por sua vez, em cada visita podem ser visualizadas várias páginas do site (pageviews). Em cada pageview (visualização de página) ocorrem vários hits. Hits são acessos baixos, isto é, acessar uma imagem é um hit; acessar um vídeo é um hit; assim, cada vez que seu site é acessado para obter um arquivo qualquer, um hit ocorre. Essas são as subdivisões de visitantes, visitas, pageviews.

Definindo melhor:

Visitantes únicos (Unique Visitors). Quantidade de pessoas que visitaram seus sites. É sua audiência.

Visitas (Visits). Soma de todas as visitas feitas pelos visitantes. Lembrando que cada vez que um visitante sai do site e retorna após 30 minutos ou mais, ou se fica inativo por mais de 30 minutos e em seguida volta à atividade, conta-se uma nova visita.

Visualizações de Página (Pageviews). Quantidade de páginas no site que foram acessadas durante as visitas por todos os visitantes.

Hit. Qualquer acesso ao servidor onde se encontra seu site para trazer um arquivo qualquer (imagem, texto, vídeo…). Este é seu tráfego. A palavra “tráfego”, porém, é utilizada no cotidiano da Web como sinônimo de “audiência”.

Bandwitdh. A soma em bytes de todos os hits trazidos à visualização. Podemos chamar (inadequadamente) a bandwidth de subnível de um hit, apenas para compreensão intuitiva.

Já no âmbito da análise, e de modo pueril, se você quiser saber da audiência em seu site, analise a quantidade de visitantes. Para saber se eles estão indo e vindo, analise as visitas. Para saber se eles estão fuçando seu site, analise as visualizações de página. Hits podem indicar tráfego.

Grandes discrepâncias entre essas medições, isto é, se esses três primeiros valores forem extremamente distantes, alguma coisa não está normal.

O Google Analytics fornece outras variáveis para análise da audiência e do tráfego em seu site. Por enquanto, nos basta estes conceitos.

8 comentários em “Visitantes, visitas, pageviews…ufa!”

  1. Pois é,ontem eu dei uma analisada no google analistics,e teve sites de autosufs que deram apenas 1 segundo de visitas,totalizando uma rejeição de 100% do site,realmente não são confiáveis..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima