Se sua dúvida é saber se você deve escrever para pessoas ou para motores de busca, saiba que a discussão sobre isso é um pouquinho mais extensa. A própria Google fornece dicas de ouro para você criar conteúdo relevante para seu público e ainda ficar bem frente ao motor de busca.
CRIE CONTEÚDO INTERESSANTE
ESCREVA BEM E COM FREQUÊNCIA
É melhor publicar conteúdo interessante uma vez por semana do que publicar conteúdo ruim diariamente. A frequência e a coerência nas publicações dos artigos fazem as pessoas voltarem ao blog. Se você está sem ideias para escrever, pesquise a blogosfera sobre os assuntos que interessam a você ou lance a discussão você mesmo. Utilize leitores de feeds e rss para ficar antenado com sua blogosfera.
SIGA AS DIRETRIZES PARA WEBMASTERS
As diretrizes para webmastes da Google ajudam você a criar conteúdo relevante para seu público. O mesmo se aplica às imagens, Flash e outras Rich Media.
CLASSIFIQUE SUAS POSTAGENS
Use categorias, tags, marcadores e outros recursos para incentivar seus leitores a buscarem dentro do seu blog. Veja por exemplo o índice remissivo deste blog. Faça um projeto de categorias e tags para seu blog. Crie no máximo dois ou três níveis de categorias.
As tags não devem ser tratadas como palavras ao léu, mas como se fossem subcategorias das categorias principais. Pense nas tags como os ramos e os galhos de uma árvore de categorias. Você vai ver como isso ajuda a organizar a busca e a geração de conteúdo para seu blog.
Sempre que escrever um novo artigo, use as tags, mas não exagere com elas. Use as tags que têm mais a ver com o assunto que você desenvolveu no artigo. Pense na utilidade delas para o leitor e, também na composição do índice de tags. Cinco tags (ou menos) por artigo é razoável. Não é lei.
CERTIFIQUE-SE DE QUE SEU BLOG PODE SER ENCONTRADO COM FACILIDADE
Se você tem um site associado a um blog, verifique se o leitor será capaz de encontrar este último facilmente através de links bem visíveis. O blog deve estar, de preferência, hospedado no mesmo espaço do site.
LIMITE OS SPAMS DE COMENTÁRIOS
Neste blog, utilizamos o plugin Akismet para proteger o blog contra SPAMs. A Google fornece diversas outras dicas para você controlar comentários indevidos em seus artigos.
SIGA AS DICAS DA GOOGLE PARA SITES DE AFILIADOS
A Google identifica facilmente afiliados que apenas publicam, em seus blogs, descrições dos produtos que querem vender. É imprescindível agregar valor para seus leitores, criando conteúdo relevante para o público. Leia aqui as dicas da Google para blogueiros que trabalham como afiliados.
VERIFIQUE SE OS LEITORES E OS RASTREADORES PODEM LOCALIZAR O SEU CONTEÚDO
CRIE TÍTULOS DESCRITIVOS PARA AS POSTAGENS
Capriche nos títulos e subtítulos de seus artigos. Isso melhora a experiência do leitor e fornece informações preciosas para a indexação correta pelos robôs de busca. Coloque sempre o leitor em primeiro lugar, mas tente utilizar títulos que identifiquem o conteúdo para os buscadores.
CONECTE-SE COM SUA BLOGOSFERA
Comente nos blogs de seu nicho. O importante é ampliar a discussão e acrescentar novos pontos de vista ao conteúdo publicado na blogosfera. Não comente apenas para criar links para seu blog. Seja gente, não robô. Isso vai projetar sua imagem, criar capital social pra você e ainda vai atrair mais leitores para seu blog.
PUBLIQUE O FEED DO BLOG
Certifique-se de que seu blog possui um feed incorporado. Utilize, por exemplo, o Feedly para testar se os leitores podem adicionar você em leitores de feeds. Veja o feed deste blog. A intenção é aumentar a probabilidade do leitor ser avisado de seus novos artigos.
Além do feed, você pode fazer isso por Email Marketing, notificações do navegador, Twitter e outros meios. Tenha sempre em mente que os leitores regulares de seu blog são muito mais valiosos do que os visitantes esporádicos.
ADICIONE SEU BLOG AO SEARCH CONSOLE
COMO ADICIONAR SEU BLOG AO SEARCH CONSOLE
O Search Console é o novo nome do antigo Google Webmasters Tools. Nele você pode gerenciar gratuitamente diversos relatórios e gráficos relacionados às pesquisas nos buscadores que levam ao seu blog e, também, informações sobre indexação e rastreamentos. Leia este tutorial da Google para saber como incluir seu blog no Search Console.
VERIFIQUE A PROPRIEDADE DE SEU BLOG
Isso é uma tarefa que todo blogueiro deve saber: verificar a propriedade do blog junto à Google, especificamente através do Search Console. Não se preocupe, comece a utilizar o Search Console, insista nele para tomar intimidade e você vai se acostumar com essa ferramenta fundamental para qualquer blogueiro.
CRIE SITEMAPS PARA O BLOG
Sitemaps são pratos cheios para os robôs realizarem a indexação dos seus artigos nos motores de busca. A Google adora eles. Aconselhamos para você, blogueiro WordPress, o plugin Yoast SEO. Este plugin cuida do SEO de seus artigos e ainda cria sitemaps automaticamente com base em suas publicações.
Este artigo teve por base o texto Blogueiros do suporte da Google. Até a próxima!