Os 4 Macropassos do Marketing Digital

A árvore do Marketing Digital deve ser trabalhada por completo. Não se pode cuidar de um galho e esquecer-se do outro.

O Marketing Digital compreende várias atividades de marketing online que visam a:

  1. gerar tráfego de visitantes (geração de tráfego),
  2. tratar esse tráfego e converter os visitantes em contatos em uma lista (geração de leads),
  3. envio de mensagens por email marketing (relacionamento) e
  4. conversão (vendas), além de incluir métricas e análises durante essas atividades.

NÃO PERCA O EIXO PRINCIPAL DO PROCESSO DE MARKETING

Como se vê na figura abaixo, são poucos itens a serem dominados (apenas quatro grandes ramos ou macropassos), embora a travessia para aprendê-los demande algum tempo, paciência e persistência.

internet marketing funil etapas

O importante é não perder o eixo principal ou demorar-se demais em determinado ponto.

É um erro comum embrenhar-se nos galhos e encanecer por lá. Quem já não se deparou com SEO e ficou meses esquadrinhando esse setor? A criação de um blog, então, nem se fala!

O NEGÓCIO, O MARKETING, O FERRAMENTAL

SEO é apenas uma ferramenta da geração de tráfego, assim como os blogs. Confundir marketing com negócios ou com as ferramentas costuma ser fatal.

Escolha um negócio (afiliados, coaching, dropshipping, etc) e aplique o processo de marketing (tráfego, leads, relacionamento e vendas), usando as ferramentas (SEO, blogs, anúncios, redes sociais, etc) . Não se perca nelas.

O empreendedor digital não pode jamais se esquecer de dois grandes objetivos na árvore do Marketing Digital: 1) criar sua lista, relacionando-se bem com ela e 2) gerar renda.

O FUNIL DE MARKETING

A representação gráfica das atividades exercidas no Marketing Digital chama-se Funil de Marketing (ou funil de vendas), que transmite a ideia de filtro, isto é, o conceito de filtrar grandes quantidades de tráfego de pessoas e separar os clientes qualificados nesse processo de afunilamento.

A boca larga do funil indica as grandes quantidades de pessoas que entram no processo. O fundo estreito indica a parte dessas pessoas que compraram alguma coisa de você no final, sendo, portanto, uma menor quantidade. É tudo uma questão de taxa de conversão (conversão em leads e conversão em vendas).

Para mais informações sobre Funil de Marketing, clique na figura abaixo ou leia o artigo Internet Marketing e Funil de Marketing: Geração de Tráfego e Contatos.

MAIS IMPORTANTE É COMO O TRÁFEGO DE VISITANTES ATRAVESSA O FUNIL

Ora, o que queremos é gerar renda e rápido! A Internet tem seu jeito particular de nos conduzir para esse propósito.

Imagine uma torrente de tráfego passando por esse funil. Após certo tempo, você não irá mais querer saber como o funil funciona, mas sim o que você pode fazer para alargar a boca de cima, otimizar a captura no meio, acelerar a velocidade da torrente e  intensificar a vazão embaixo.

No topo do funil, na geração de tráfego, você vai aprender a atrair mais pessoas interessados e menos curiosos. No meio do funil, você vai aprender com aumentar a taxa de pessoas que deixam seus emails e fazê-las conhecer, gostar e confiar em você através do relacionamento por emails. No fundo do funil, você vai aprender a aumentar a taxa de conversão em vendas.

CONTEÚDO E COPYWRITING

Duas palavrinhas mágicas: conteúdo e copywriting.

Com o conteúdo, você gera o tráfego e relaciona-se com sua audiência, criando empatia e confiança. Com o copywriting, você aumenta todas as taxas de conversão (leads e vendas) e usa persuasão nas vendas. Os famosos gatilhos mentais são as células do copywriting.

APRENDA A SURFAR NA ONDA DO TRÁFEGO DIGITAL

O formato do funil sempre foi o mesmo, mas o cenário agora é o da Internet. A tela aqui não é a da TV, nem os anúncios estão em banners pela estrada. Nossas mídias são os blogs, as redes sociais, o Youtube, as buscas do Google e os anúncios do Adwords e do Facebook.

Todos eles vivificados por um bom conteúdo (sempre!).

É o que se depreende observando o amadurecimento das técnicas, como é o caso da Fórmula de Lançamento de Erico Costa.

Que outros empreendedores você conhece que já conseguiram dominar essa onda? Cole em quem mostra resultados!

Este vídeo que eu fiz é antigo, mas dá uma ideia de algumas ferramentas (ver as tarjas brancas) que podem ser utilizadas em cada etapa do funil de marketing.

Até já!

7 comentários em “Os 4 Macropassos do Marketing Digital”

  1. Pingback: Afiliado e Método: Deixando de Ser Iniciante - Divulgar Dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima