O espaço em disco a que tenho direito em meu servidor de hospedagem se encontra em estado crítico, por isso venho publicando vários artigos sobre o tema. Antes de fazer a limpeza do disco, eu gostaria de mostrar a você quais são os maiores devoradores de espaço.
Alguns deles crescem demais por nossa culpa. Outros, por má configuração. Há ainda os arquivos mal comportados, como os “error_logs“. Certamente, você precisará dessa informação quando chegar a sua hora de limpar o disco, mesmo que o quadro que se apresente para você não seja exatamente igual a este caso concreto.
Neste artigo vamos apenas elencar os vilões do espaço e deixaremos as estratégias de limpeza do disco para artigos futuros.
METOLOGIA UTILIZADA PARA ANÁLISE DO ESPAÇO EM DISCO
Os programas que empreguei são todos gratuitos. Utilizando o FileZilla, baixei para meu PC os 420 MB de minha hospedagem compartilhada e analisei os diretórios com o programa WinDirStat. Veja a interface do WinDirStat na figura abaixo. Utilizei também o PowerPoint e o GadWin PrintScreen para capturar imagens na tela.
O DIRETÓRIO RAIZ DO ESPAÇO EM DISCO
Vamos representar o espaço em disco, utilizando um retângulo simples, proporcional ao gráfico fornecido pelo WinDirStat. Meu espaço em disco atualmente é de 420 MB. Utilizo hospedagem compartilhada.
OS DIRETÓRIOS DE PRIMEIRO NÍVEL
Há apenas cinco diretórios maiores do que 1 MB na raiz. Clique na figura para vê-la maior.
1) A pasta “public_html” contém o WordPress e outros diretórios que você criou.
2) A pasta “mail” contém cópias das mensagens de email entregues a você (as lidas e as não lidas) por meio de webmail ou cliente (por exemplo, o Outlook).
3) A pasta “.spamassassin” contém arquivos (“bayes”) que são bancos de dados de regras probabilísticas que testam se os emails que chegam são spams ou não. O programa SpamAssassin do Apache cria tais arquivos. Você acessa o SpamAssassin na seção “Correio” do cPanel.
4) A pasta “tmp” contém arquivos temporários. No meu caso específico, a quase totalidade da pasta estava preenchida por arquivos-texto do programa estatístico AWStats (seção “Logs” do cPanel).
5) A pasta “access-logs” contém registros (logs) das requisições feitas pelos processos do servidor. No meu caso, havia apenas três arquivos dentro da pasta, mas dois deles estavam somando mais de 6 MB juntos. O Apache cria vários tipos de arquivos de logs para controle, entre eles os access-logs e o error-logs.
OS DIRETÓRIOS DE SEGUNDO NÍVEL
Vamos abrir o leque. As porcentagens mostradas são sempre em relação ao todo. Clique na figura para aumentar.
1) O WordPress (pastas wp-content, wp-admin, wp-includes) ocupa mais da metade de todo o espaço em disco.
2) O “error_log” não é um diretório, mas um arquivo do Apache que fugiu ao controle. Há incontáveis deles por todos os diretórios. Eles podem ser deletados, mas retornarão se o agente gerador do erro não for exterminado.
3) Os demais diretórios (pessoais (P), arquivos e popup-domination) foram criados por mim por inexperiência ou de propósito mesmo. O diretório “popup-domination” guarda a versão standalone desse conhecido plugin (que, no meu caso, deixou de funcionar inesperadamente e, por isso, será deletado).
4) Dentro do diretório “mail“, existem as pastas “new” e “cur” (padrão MailDir). A pasta “new” armazena as mensagens entregues e não lidas. A pasta “cur” armazena as mensagens entregues e lidas.
5) Como se vê, a pasta “tmp” foi completamente preenchida pelos arquivos estatísticos da subpasta “awstats“, mencionada na seção anterior. Há ainda outras subpastas dentro de “tmp“, mas de tamanhos irrisórios.
OS DIRETÓRIOS DE TERCEIRO NÍVEL
Vejamos os diretórios e arquivos em termos de Megabytes e vamos um pouco mais fundo. Clique na imagem para aumentar.
1) A pasta de segundo nível “wp-content” revela três grandes devoradores de espaço: uploads, plugins e cache (sem ignorar as pastas menores, que também consomem espaços acima de 1 MB).
? No meu caso (e em geral), a pasta “uploads” é toda de imagens, com exceção de 15 MB preenchidos por pdfs e zips. Porém, a totalidade de imagens em disco ocupa 124 MB.
? Dentro da pasta “plugins“, os cinco plugins que mais ocupam espaço, no meu caso, são upPrev (20MB por causa de um outro “error_log” de 19,6 MB), JetPack (8MB), EWWW Image Optimizer (7MB), W3 Total Cache (5MB) e WP-Table Reloaded (4MB). Ainda dentro da pasta “plugins“, há a subpasta de backup dos temas do Popup Domination, que tomam 8MB.
? A pasta “cache” armazena os arquivos do plugin W3 Total Cache responsáveis por acelerar o carregamento do blog.
2) A pasta “.spamassassin” armazena os arquivos “bayes” (bayes_toks, bayes_seen, bayes_journal, bayes.lock). O nome vem de Thomas Bayes, matemático inglês que trabalhou com cálculo probabilístico. Há arquivos “bayes” de até 5 MB no meu caso.
OS 9 MAIORES DEVORADORES DE ESPAÇO EM DISCO
Considerando o que foi analisado acima e resumindo para um quadro mais útil (veja a figura abaixo), os 9 maiores consumidores de espaço no meu caso concreto são, nessa ordem, 1) as imagens, 2) os emails não lidos, 3) a pasta de plugins, 4) os arquivos “error_logs“, 5) a pasta “cache” do W3 Total Cache, 6) os emails lidos, 7) os arquivos “bayes” do antispam, 8) os arquivos estatísticos do AWStats e os 9) PDFs e ZIPs.
O que faremos para reduzir esses arquivos são temas para os próximos artigos. Leia nossos outros artigos sobre tratamento de espaço:
► Como Receber no Email Alertas de Falta de Espaço em Sua Hospedagem
► Como Identificar os Arquivos Mais Pesados do Seu WordPress
► FileZilla: Como Instalar, Configurar e Incluir seu Blog
Até já!
Os 9 Devoradores do Espaço do Disco de Sua Hospedagem: Amigo leitor do Divulgar Dinheiro, peço desculpas pelo … http://t.co/Ioj5j6jkR4