Novo livro explora a próxima crise financeira dos EUA

[ad_1]

The Mr. X Interview Volume 2 de Luke Groman continua a análise econômica dos Estados Unidos e do mundo que começou no primeiro volume da Mr. X Interview. Luke relata seus encontros com Mr. X, um fictício credor soberano dos EUA inventado para criar um diálogo sobre a economia dos EUA e o futuro. O segundo volume analisa detalhadamente as questões e eventos financeiros do final de 2017 – início de 2019. A citação de abertura do livro do jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer Seymour Hersh adverte os leitores sobre uma revelação cautelosa: “É importante entender as muitas histórias importantes sempre à espreita.”

O livro começa com Luke e o Sr. X se encontrando pela primeira vez no jantar. O Sr. X inicia a conversa afirmando que a China não é mais um mercado emergente, mas os investidores estão cometendo um grave erro ao analisá-la como se ainda fosse. O Sr. X então inicia uma discussão sobre como a China só se tornará um país emergente se os preços do petróleo continuarem sendo cotados em dólares americanos. Agora, porém, a China caminha no sentido de valorizar o petróleo em sua própria moeda, o yuan, e obrigar outros países a aceitar pagamentos em sua moeda, o que poderia desvalorizar e enfraquecer o dólar americano. O Sr. X é minucioso em seu raciocínio, sempre citando artigos e suas fontes. Um artigo que ele cita diz que o que torna os EUA uma superpotência é, na verdade, a posição do dólar americano e, à medida que a China e a Rússia tentam desvalorizar o dólar mudando seu uso internacional, o poder dos EUA entrará em colapso. Em última análise, argumenta o Sr. X, a Rússia e a China nos dão um xeque-mate no preço do ouro. Além disso, a China e outros países não carregam mais o peso da dívida dos EUA, então os EUA são forçados a tomar empréstimos de bancos e cidadãos americanos.

Enquanto isso, a China está trocando dólares pelo controle de ativos físicos em todo o mundo e está se movendo para avaliar esses ativos em sua própria moeda. O Sr. X teme que, em resposta, o Fed e o Tesouro dos EUA transformem o dólar em uma arma, o que pode acabar destruindo a economia global.

Do ponto de vista financeiro, o mundo parece bastante sombrio, de acordo com o Sr. X. O presidente Donald Trump ameaçou o domínio do dólar, o maior campo de gás da Europa está em declínio e interromperá a produção até 2030, e a Rússia como nação provavelmente não resistirá por muitos anos. Enquanto isso, os EUA estão perdendo uma guerra comercial com a China, e o declínio da expectativa de vida nos EUA causado por suicídio, álcool, overdose de drogas e doenças crônicas do fígado refletem “morte por desesperança econômica”. O Sr. X analisa todos esses fatores em suas conversas com Luke, levando-o a acreditar que os Estados Unidos terão que compensar seus empréstimos excessivos imprimindo mais dinheiro na década de 2020.

Resumindo essa situação, ele cita o ex-presidente federal Paul Volcker, que disse em novembro de 2018: “Os EUA estão em uma confusão infernal em todas as direções”. O Sr. X continua citando o ex-ministro das finanças grego, Janis Varoufakis, que disse: “Esta é a primeira vez na história da humanidade, ou história em geral, que um império expande seu reino, seu poder, sua força e vitalidade, expandindo sua escassez. Normalmente, quando um império está em falta, é o começo de seu declínio. Não no caso dos Estados Unidos.”

No final do livro, o Sr. X conclui que, se as autoridades continuarem a enfraquecer o dólar, até o final de 2019, as pessoas podem ter que começar a receber dinheiro dos bancos e acumular itens essenciais em seus porões.

O volume 2 da entrevista do Sr. X pinta um quadro instrutivo da economia dos Estados Unidos nos últimos anos e no futuro. Claro, o Sr. X não poderia ter previsto a pandemia de coronavírus, que ocorreria um ano após o final do livro, mas sua análise nestas páginas é instigante e talvez temerosa de nossa atual economia global, especialmente para os americanos. Será interessante ver o que o Sr. X tem a dizer no terceiro volume.

[ad_2]

Fonte: Tyler Tichelaar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima