O benefício de investir nesta dependência global

[ad_1]

Eu estava em um frenesi para o meu carro.

O trovão rugiu no céu, a chuva e o vento chicotearam ao meu redor, e eu queria desesperadamente estar dentro do meu pequeno Toyota vermelho para não cair em minhas botas encharcadas de chuva.

Mas de repente, um logotipo de sereia verde brilhante apareceu da névoa do outro lado do estacionamento. E eu me encontrei passando pelo meu carro para o farol da Starbucks.

Quando a música da sirene do café chama um viciado em cafeína como eu, bem… nem mesmo a monção pode me parar.

E como investidor, isso pode fazer você pensar na história da oferta e demanda de café, se ainda não o fez.

É uma jogada inteligente agora.

Sim, o café tem uma história complicada: é uma das commodities mais voláteis para negociar nos EUA e nos mercados futuros globais. A cada ano, o clima e o preço são moldados pelas condições climáticas nas principais regiões de cultivo. Quando a previsão está correta e não há infecções fúngicas nas lavouras, os preços são mais baixos.

Mas então uma área crítica de crescimento para o café é atingida por, digamos, uma seca devastadora, como o Brasil – o maior produtor mundial, responsável por mais de um terço da oferta total de café – em 1986. E os preços do café disparam. (A propósito, existem fatores adicionais de volatilidade, como flutuações constantes da moeda.)

Afinal, esses tipos de movimentos imprevisíveis e abruptos assustam os investidores.

Mas o fato é que a demanda global por café deverá dobrar até 2050.

Enquanto isso, estamos enfrentando um déficit de oferta de três anos, pois regiões críticas de crescimento, como o Brasil, continuam passando por secas severas e intermitentes.

Para completar, a diversidade genética dos grãos de café arábica, de maior qualidade e principal grão consumido, é extremamente baixa. Isso significa que a planta não consegue se adaptar com rapidez suficiente às mudanças no ambiente, destacando a frágil capacidade de sobrevivência da cultura.

Não é à toa que as ações estão lutando. A Organização Internacional do Café espera que a produção de café atinja um recorde de 153,9 milhões de sacas em todo o mundo até o final da temporada 2016-2017. Mas a demanda é projetada em 155,1 milhões de sacas. Isso é uma diferença de 1,2 milhão de sacas.

Sim, muito desse conhecimento foi investido no preço do café. Mas está claro que a safra está passando por uma “crise existencial”, disse Rick Rinehart, diretor executivo da Specialty Coffee Association.

E esta é uma história de longo prazo de oferta e demanda.

Eu sei que você provavelmente está pensando: “Tudo bem, Jess. Mas o que isso significa para os investidores no curto prazo?”

O café está ficando mais caro. O consenso geral é que os preços do café arábica vão subir mais 5% no ano que vem. Mas é conservador.

Como disse um especialista: “A volatilidade de curto prazo deve nos dar um movimento de dois dígitos. Este não é um aumento impressionante, mas um sentimento extremo, e as previsões dos traders estão se alinhando para um aumento sólido.”

E há duas formas de investir nisso: iPath Bloomberg Coffee ETN (NYSE: JO) e iPath Pure Beta Coffee ETN (NYSE: CAFE)lançados em 2008 e 2011, respectivamente. Se você escolher um deles, saque depois de ganhar 10% ou 20%.

Com tudo isso dito, acho que é hora de eu ir caçar minha próxima xícara de café. (Espero que não na chuva.)

[ad_2]

Fonte: Jessica Cohn-Kleinberg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima