A espiritualidade é mais frequentemente deslocada por pertencer a um determinado lugar, a uma determinada época e a um determinado tipo de pessoa. O fato é que sem ela, todas as outras viagens não terminarão. Há uma riqueza de informações disponíveis hoje sobre todas as formas de investimento, benefícios financeiros, benefícios de doença, benefícios de aposentadoria e até planos de férias de longo prazo.
No entanto, muito pouca atenção é dada ao investimento espiritual de longo prazo. Talvez a dificuldade esteja no fato de que um investimento espiritual deve abranger tudo, caso em que um investimento em todo o resto é um investimento em espiritualidade de longo prazo. Infelizmente, sem uma descrição do que a espiritualidade envolve, é difícil ver como ela está presente em outros investimentos.
Abaixo estão algumas dicas que definem o investimento espiritual de longo prazo e como podemos implementá-lo em nossas vidas.
Estamos fazendo o que realmente queremos?
Se ninguém nunca nos fez essa pergunta, então devemos nos perguntar. Esta é a base do investimento espiritual de longo prazo. Quando nos fazemos essa pergunta, olhamos para dentro de nós mesmos e procuramos o propósito de nossa existência. Este não é um esforço desperdiçado. Este é um trampolim para a paz e a compreensão mútua.
Se não sabemos quem somos e o que representamos, somos como objetos sem vida que criamos e que precisam de nossa humanidade para trazê-los à vida. O objetivo desta busca é descobrir o espírito dentro de nós, o que nos move e quais são nossas crenças. Em poucas palavras, trata-se de elaborar um plano de avaliação. Significa passar por cima do muro e perceber que queremos mais da vida do que normalmente vemos.
Quem é importante?
Depois de analisarmos quem somos e em que acreditamos, o próximo passo é entender quem é importante em nossas vidas. Alguns de nós escolherão nossos entes queridos, outros podem escolher coisas como negócios ou até mesmo trabalho. A coisa a lembrar aqui é que as coisas que escolhemos sempre estiveram lá, e por isso não vemos ou sabemos nada escolhendo o que já sabemos.
Outra perspectiva deve ser considerada aqui, a saber, o que não sabemos, o que não estamos acostumados e o que controla tudo. Olhando as coisas introspectivamente, se não somos crentes, então teremos nosso primeiro teste de fé. Por que tudo é possível e quem controla tudo? Essas e muitas outras perguntas que podem se seguir eventualmente nos levarão a Deus.
Quando isso acontece, nosso plano está funcionando e fizemos nosso primeiro pagamento. Deus está no centro de tudo o que fazemos, quer acreditemos nele ou não. Mesmo quando questionamos sua existência, nós a convidamos para nossas vidas. A fé tem que começar em algum lugar, e se não a conhecemos, é tão bom quanto qualquer outro lugar.
Para aqueles de nós que são crentes, a questão de quem importa ainda é relevante, porque é quando podemos começar a voltar nossos pensamentos sobre o passado, presente e futuro contra os valores que Deus nos deu para a vida.
Vida com Deus
Neste domínio, efetuamos pagamentos regulares de acordo com o plano. Declaramos que temos o direito de viver na Casa de Deus, e nossas obras justas são os pagamentos regulares que fazemos por isso. Este não é um exercício de observar cada pagamento que entra no banco, ou seja, não somos robôs fazendo atos graciosos por causa do céu. Isso é um fracasso na espiritualidade.
O bem deve vir de nossos pensamentos e intenções, o bem deve ser abençoado com justiça. Este tipo de bondade é alcançado através da orientação das escrituras. A Escritura é um livreto que descreve nosso plano, seu propósito e como podemos alcançá-lo. Se aprendermos, ouvirmos e praticarmos o que nos ensinaram com humildade, estaremos vivendo em Deus.
Sucesso garantido
Todos os planos de investimento mundanos não têm garantias. Eles não existem porque são feitos pelo homem e ninguém é perfeito. Nesse caso, algo dá errado, as empresas fecham, a economia entra em colapso e ninguém pode prever o que pode acontecer. Somente a fé garante o sucesso de nossos investimentos mundanos.
Há uma garantia de sucesso em um investimento espiritual de longo prazo, que é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nossa fé em Deus é garantida por meio dele e, uma vez que o aceitemos em nossas vidas, teremos a certeza absoluta de que teremos sucesso nesse investimento. Se as Escrituras são nosso guia para viver em Deus, então Cristo é a garantia de que viveremos com Ele por toda a eternidade.
Em um investimento espiritual de longo prazo, há um código de honra que devemos levar conosco em todos os momentos. Este é o nosso cartão de visita, nosso visa e nosso cartão de débito. Esta é a garantia que levamos conosco ao longo da vida, e está nas seguintes palavras de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: “E naquele dia nada Me pedireis”.
Em verdade, em verdade vos digo: tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Até agora você não pediu nada em meu nome: peça e você receberá, para que sua alegria seja completa”.
Fonte: Leslie Musoko