12 Ideias de Conteúdo para seu Blog ou Site

O ser humano possui cinco sentidos. A Internet só consegue captar dois deles: a visão e a audição. Não adianta cheirar, lamber ou tocar a tela do vídeo. O conteúdo que você produzir, obviamente, será consumido pelos olhos e ouvidos de seus leitores. O cruzamento desses dois sentidos só possibilita três combinações: 1) conteúdo visual, 2) conteúdo auditivo e 3) conteúdo audiovisual. O que ocorre na Internet é que essas combinações são ornamentadas com cores, movimentos e embalagens diferentes, gerando formas diferentes de entrega do conteúdo. O importante é você saber que todos os tipos de conteúdo do blog são indexados no Google e podem gerar bastante tráfego quando bem posicionados. Além disso, todos os tipos de conteúdo do blog podem projetar sua imagem e gerar reputação para você.

CONTEÚDO VISUAL DO BLOG

O conteúdo visual do blog são os textos, artigos e imagens. Observe que estamos interessados em conteúdo que indexe no Google para atrair tráfego.

conteudo blog ARTIGOS

O robô do mecanismo de busca da Google ama textos e links. Os artigos devem ser escritos primeiramente para seres humanos, mas uma estratégia de palavras-chave é obrigatória. Observe como exploro a palavra-chave conteudo blog enquanto escrevo o texto pensando em você. Ela está no título, nos sub-títulos, em negrito em vários trechos e no link existente nesta seção. Antes de tudo, fiz um pesquisa prévia sobre esta palavra-chave na Ferramenta de Palavras-Chave da Google. Este conteúdo do blog, portanto, é direcionado aos leitores que buscam saber mais sobre tipos de conteúdo para blogs.

O motores de busca também dão muito importância aos links que direcionam para material complementar sobre o tema do artigo. Observe por exemplo o artigo 22 Fontes de Conteúdo Para Seu Blog Falar Pelos Cotovelos Sem Parar. Embora ele esteja mais ligado à questão das fontes de inspiração para criação de conteúdo para o blog, ele está fortemente ligado através da palavra-chave conteudo blog.

PDFs

É um clássico textual de conteúdo do blog. Embora não esteja entranhado no corpo do blog, constitui conteúdo seu também. Há os 1) ebooks, os 2) reports e o 3) whitepapers. O ebook entrega conteúdo propriamente dito, como por exemplo nosso ebook Internet Marketing em 8 Passos. O report entrega relatórios e resultados de pesquisa, como por exemplo o relatório Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia (saiba como está a Internet hoje no Brasil). Os whitepapers divulgam as vantagens de um produto ou serviço na intenção de convencer o cliente em potencial.

IMAGENS

Imagens falam mais do que mil palavras. Elas ajudam a quebrar o cansaço da leitura textual e são excelentes para divulgação nas redes sociais devido à sua comunicação instantânea. Veja alguns exemplos em nossa página no Facebook. Crie imagens que passam também conteúdo do blog para seus leitores. A imagem abaixo, por exemplo, foi toda feita no Powerpoint. Lembre-se de que as palavras-chaves das imagens devem ser inseridas quando você sobe elas pelo WordPress. Há campos para isso. Assim elas também serão indexadas nos motores de busca.

conteudo

CONTEÚDO AUDITIVO DO BLOG

Puramente som. Feche os olhos e escute. O conteúdo do blog que é somente auditivo concede um descanso aos olhos do leitor e prendem bastante a atenção do ouvinte. A indexação nos mecanismos de busca fica por conta do uso das palavras-chave no título do áudio e nos campos de tags oferecidos pelos sites de arquivos auditivos. Veja abaixo.

PODCAST

Um bom exemplo de podcast é o MestreCast da MestreSEO. Os arquivos são meros MP3 hospedados no próprio site e embutidos em artigos do blog, podendo ser baixados. Eu poderia, por exemplo, criar um DivulgCast, por que não? Você pode gravar seus arquivos de áudio com um microfone e o software gratuito Audacity. Ele é muito bom e dá para editar seu áudio de várias formas.

SOUNDCLOUD

O SoundClound é gratuito. Crie sua conta e envie seu arquivo de áudio de imediato. Gravei o exemplo abaixo para você ter uma ideia (não é uma imagem, pode clicar). Você pode ainda gravar sua voz em um aplicativo que existe no próprio site da SoundCloud. Clique no botão Upload que você o verá. Além de gravar e deixar o conteúdo do blog no próprio SoundClound, você ainda pode embutir no seu blog ou compartilhar nas redes sociais. Preste bastante atenção em suas palavras-chave quando for fazer o upload do áudio para o SoundCloud. É neste momento que você dá título, nome de arquivo, tags e tudo o mais que é necessário para indexar nos mecanismos de busca.

AUDIOAULAS

Sabendo, então, da existência dos Podcast e do SoundCloud, você pode criar sua audioaulas e distribuí-las em seu blog, em sua página no Facebook, enviando por email, oferecendo um conteúdo do blog diferenciado. Veja por exemplo, o SoundCloud de Conrado Adolpho.

CONTEÚDO AUDIOVISUAL DO BLOG

São os únicos que capturam dois sentidos do ser humano: visão e audição e, por isso são tão procurados, pois são muito confortáveis. Eles deixam o expectador em estado de passividade e atingem o campo emotivo da pessoa.

VIDEOS

Observe nos resultados das pesquisas que você realiza nos mecanismos de busca que sempre aparecem vídeos do Youtube, Videolog e outros. Eles detêm grande autoridade frente ao Google e, se você postar seu conteúdo audiovisual nesses canais, você obtém visibilidade e tráfego, além de projetar sua imagem e criar reputação.  Quanto mais conteúdo do blog audiovisual, melhor.

VIDEOAULAS

Meu plano é o seguinte. Sempre que crio um artigo como conteúdo do blog, tento também criar o vídeo correspondente. É um pouco trabalhoso, mas vale a pena. Hoje o Youtube é a minha maior fonte de tráfego de referência (aquele que vem de links na Internet). Você pode criar videoaulas para seu público-alvo e montar um curso como o que ofereço no blog. Os vídeos foram criados no Camtasia (pronuncia-se “camtêjia“). Estou montando este curso também para aumentar meus conhecimentos e minha prática. No futuro poderei lançar um produto pago mais refinado.

SLIDES

Originalmente, os slides são conteúdo apenas visual. Mas todos eles podem ser associados a arquivos de áudio. Os PPSs sempre vêm com aquelas musiquinhas. Eles tem um objetivo emocional relacionados ao remente e ao destinatário. Mas é possível você montar videoaulas com slides. Veja abaixo.

SLIDECAST

Você pode criar slides com lições e gravar a tela do computador enquanto passa os slides e narra no microfone o que o expectador está vendo. Chama-se slidecast. Mostrei como se faz isso no ebook Internet Marketing em 8 Passos. O produto final é um vídeo, mas existe uma outra embalagem, de homônimo slidecast que fica alojada no site da Slideshare. Veja um exemplo abaixo. Você sobe simultaneamente os slides e o arquivo de áudio e depois sincroniza os dois dentro do site da Slideshare.

SLIDEBOOM

O Slideboom é similar ao Slideshare, mas não é possível sincronizar o áudio com os slides. Porém é um ponto de distribuição de conteúdo do blog. Os PPSs alojados indexam rapidamente no Google e o Slideboom detém autoridade frente ao buscador. Você pode criar uma isca nesse recurso. Veja um exemplo abaixo, o avanço é automático (se não estiver visível, clique aqui). Da mesma forma que o Slideshare, você pode embuti-lo em seu blog e compartilhá-lo nas redes sociais.

Se

View more presentations or Upload your own.

PREZI

O Prezi é fora de série. Ele é dinâmico e funciona em profundidade. É como se você estivess adentrando a tela do computador (zoom). Nele você não só pode inserir slides, como vídeos e links, tornando a apresentação rica e interativa. Veja um exemplo abaixo (ou clique aqui). Você pode avançar slide a slide ou clicar no “Autoplay“. No artigo Os 7 Atos da Jornadas Para Ganhar Dinheiro na Internet, e dou um exemplo de como você pode unir o Prezi e o Camtasia, compondo um vídeo bastante dinâmico.

Lembre-se sempre de que todos esses tipos de conteúdo do blog podem trazer tráfego até você, pois todos eles indexam bem no Google. Depende de sua criatividade. Não se esqueça também que eles projetam sua imagem e lhe trazem capital social que, no futuro, você poderá converter em capital financeiro.

Até a próxima!


6 comentários em “12 Ideias de Conteúdo para seu Blog ou Site”

  1. Olá Valter,

    Excelente artigo, qualidade premium. Você conseguiu sintetizar e ao mesmo tempo fazer uma viagem completa pelas formas de conteúdo, as pessoas deveriam usar mais este tipo de conteúdo para gerar mais tráfego com certeza.

    Grande abraço!

    1. Olá, Fábio. Obrigado pelo comentário. Há uma predileção na Internet pelos artigos e pelos vídeos, mas todo conteúdo indexa, gera tráfego e levanta reputação. Por que, então, não potencializar os demais formatos de conteúdo? Fica aí a dica. É sempre uma alegria recebê-lo aqui no Divulgar Dinheiro. Abraços.

  2. Olá Valter, belo artigo, pra te dizer a verdade eu nem sabia que era possível fazer tantas variedades de artigos, eu praticamente só conhecia a forma de artigos e vídeos, de uma forma mais simples.

    Da maneira que você explica é bem profissional, é show de bola.
    Um grande abraço e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima