Termos e Condições do Google Adsense: Leitura Dinâmica – Parte 2

Este é o segundo de uma sequência de três artigos,  em que parafraseamos os Termos e Condições do Google Adsense, no intuito de preparar você para a leitura completa das cláusulas desse regramento. Compreender e observar esses termos é crucial para qualquer editor do Google Adsense. Violar algum de seus preceitos pode levar, inclusive, ao cancelamento da conta. Ressaltamos que não estamos listando os termos, mas resumindo e comentando. É sua obrigação ler os termos por completo.

Leia a primeira parte em Termos e Condições do Google Adsense: Leitura Dinâmica – Parte 1. Para mais artigos sobre Google Adsense, acesse a categoria Google Adsense do blog.

Veja o vídeo abaixo:

PROIBIÇÕES DO GOOGLE ADSENSE (05)

JAMAIS ARTIFICIALIZE OS CLIQUES, IMPRESSÕES OU CONSULTAS

Um dos regulamentos básicos do Google Adsense é jamais artificializar os cliques e impressões dos anúncios ou as consultas nas caixas de pesquisa. Você não pode clicar nos anúncios de seu próprio blog, nem pedir cliques a terceiros, nem usar softwares e aplicativos com esse fim. A regra é que as visualizações, cliques e consultas ocorram de forma natural. O leitor do seu blog não veio atrás de anúncios, mas de conteúdo. O anunciante precisa de clientes qualificados. Você precisa gerar renda. Quando você artificializa a ação sobre os anúncios, esse equilíbrio se quebra.

NÃO INTERFIRA ENTRE O ANÚNCIO E SUA PÁGINA DE DESTINO

É proibido também mexer no código dos anúncios ou alterá-lo de qualquer forma. Não são permitidas frames e outros recursos que alterem a visualização da página de destino dos anúncios (as páginas dos anunciantes ou resultados das pesquisas). Os anúncios não podem ser redirecionados, isto é, quando clicados, eles devem remeter o usuário para a página de destino correta e não mostrar página diversa. Também não é permitido inserir qualquer conteúdo intermediário entre o anúncio e sua página de destino.

ALGUNS TIPOS DE CONTEÚDOS SÃO PROIBIDOS

O conteúdo do blog onde os anúncios são inseridos não pode ser pornográfico, ilegal, discriminatório ou violento. Há mais uma dúzia de outros tipos de conteúdos não aceitos e que você irá conhecer quando começar a ler os regulamentos. Veja a seção a seguir.

OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO DO GOOGLE ADSENSE SÃO A PONTA DO ICEBERG

Você deve conhecer todos os Termos e Condições do Google Adsense, no entanto eles são apenas o lastro orientador que dá origem a uma regulamentação mais ramificada e precisa, especialmente os Regulamentos do Programa Google Adsense. Sua jornada inicia-se na Página Inicial da Ajuda do Google Adsense.

Perceba que conhecer somente os Termos e Condições do Google Adsense não é suficiente para resguardar você de incorrer em erros e sofrer punições do programa. Conheça todas as regras para não violar os preceitos e tornar-se um estorvo em vez de um parceiro do programa.

O vídeo a seguir é ministrado por Laura Prado, especialista em desenvolvimento e regulamentos da Google. A palestra dá uma visão bastante clara do tipo de atitude que se espera dos editores frente aos regulamentos do Google Adsense.

OS CÓDIGOS DOS ANÚNCIOS NÃO PODEM SER EMBUTIDOS EM APLICATIVOS

Você não pode utilizar aplicativos que incorporem, acessem, abram ou acionem os anúncios. É proibido também armazenar em cache as informações obtidas nos anúncios.

VIOLADORES DOS TERMOS E CONDIÇÕES PODEM SER EXPULSOS DEFINITIVAMENTE

O Google Adsense não permite que se abra nova conta depois que o contrato da conta anterior foi rescindido por causa de violação dos termos e regulamentos.

OS EDITORES TAMBÉM SÃO RESPONSÁVEIS PELA BOA IMAGEM DA GOOGLE

Por fim, você não pode realizar atividades que denigram ou prejudiquem a imagem ou reputação da Google. A violação de qualquer das normas acima pode levar à suspensão da conta, ao cancelamento do contrato e à tomada de medidas legais.

Estas observações referem-se à Cláusula 5 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.

COMO OCORRE A RESCISÃO NO GOOGLE ADSENSE (06)

COMO VOCÊ PEDE A RESCISÃO

Se você quiser interromper a exibição dos anúncios, basta remover os códigos JavaScript de seu blog. Se o que deseja é rescindir com o Google Adsense, então envie um email para [email protected], notificando de sua decisão. Demora 10 dias para efetivar a rescisão após o recebimento de sua notificação pela Google.

google adsense grafico dinheiro

COMO A GOOGLE IMPÕE A RESCISÃO

Pelo lado da Google, ela pode cancelar o Google Adsense ou rescindir o contrato, caso haja violação de qualquer um dos Termos e Condições do Google Adsense ou Regulamentos do Programa Google Adsense, verificados após investigação. Outro motivo para a rescisão ocorre quando não há cliques válidos suficientes em um período de 2 meses.

Estas observações referem-se à Cláusula 6 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.

CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS (07)

Você não pode, por exemplo, divulgar as estatísticas e desempenhos fornecidas a você pelo Google Adsense. Essas informações são consideradas confidenciais. Porém, você pode divulgar o valor bruto que recebe. Fique atento para as informações que o Google Adsense considera confidenciais. Estão livre dessa imposição as informações que já se tornaram de domínio público ou que foram recebidas por você de forma lícita, vindas de terceiros.

Estas observações referem-se à Cláusula 7 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.

GARANTIAS NÃO OFERECIDAS PELO GOOGLE ADSENSE (08)

Não há garantias quanto ao nível das impressões, cliques e ganhos. O Google Adsense também não garante o funcionamento ininterrupto do programa, que pode parar de operar por falhas em backbone, pane, manutenção programada, greves, desastres naturais e correlatos.

Estas observações referem-se à Cláusula 8 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.

UMA CLÁUSULA NÃO-AFIRMATIVA (09)

A cláusula nona dos Termos e Condições do Google Adsense (Inexistência de Afirmações) está ininteligível. Entende-se do último parágrafo dessa cláusula que a Google não se responsabiliza pela exibição dos anúncios em conteúdo que não seja da Google. Se você entender melhor qual foi a intenção do redator nessa cláusula, por favor deixe no comentário.

Estas observações referem-se à Cláusula 9 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.

ALGUNS LIMITES DAS RESPONSABILIDADES NO GOOGLE ADSENSE (10)

Trata-se da cláusula décima. Também ininteligível. Depreende-se apenas que o teto de indenização está limitada ao valor líquido pago pela Google ao editor durante o período de 3 meses imediatamente anteriores à data de alguma reivindicação. Compreendi também, salvo engano, que a Google se responsabiliza pelo atraso nos pagamentos, mesmo por motivo de força maior.

Estas observações referem-se à Cláusula 10 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima