Pular para o conteúdo

5R na gestão de resíduos

[ad_1]

5 R. Fatores-chave a serem lembrados sobre a gestão de resíduos: reduzir, reutilizar, reciclar, reformar e substituir.

1. Reduzir – reduzir a produção de resíduos sempre que possível. É sempre possível reduzir a produção de resíduos seguindo estas diretrizes simples:

uma. Use ou compre apenas o necessário – quando não há geração de resíduos, não há necessidade de reciclá-los. Faça uma lista de compras antes de ir às compras. Isso garante que você não compre coisas que não precisa. Resista à tentação de comprar itens aleatórios.

b. Compre itens que possam ser reutilizados, como baterias. Isso criará muito menos resíduos, pois eles podem ser reutilizados mais de uma vez.

dentro. Abandone as cartas em papel e opte pelo e-mail.

e. Compre produtos com embalagem mínima. A embalagem brilhante e divertida não significa necessariamente um produto de maior qualidade.

e. Diga NÃO às sacolas plásticas. Leve consigo sacolas de compras reutilizáveis.

f. Espalhe a palavra sobre a redução de resíduos na fonte – quanto mais pessoas agirem para reduzir os resíduos, menos resíduos haverá.

2. Reutilização – se houver geração de resíduos, considere a reutilização dos resíduos. Não jogue fora itens que possam ser reutilizados. Reduza o desperdício fazendo pleno uso de qualquer item. Aqui estão algumas idéias úteis sobre como reutilizar essas pequenas coisas do dia a dia.

uma. Reutilize roupas velhas costurando itens como sacos de pano, fronhas, capas de mesa/sofá, etc. Os itens que não podem ser reutilizados como tal podem ser usados ​​como papel usado para limpeza.

b. Reutilize pneus velhos no jardim como balanços ou vasos para o cultivo de pequenas plantas.

dentro. Reutilize garrafas e frascos de vidro como recipientes de armazenamento após a limpeza e secagem.

e. Reutilize os envelopes colando etiquetas sobre o endereço.

e. Reutilize sacos plásticos como sacos de lixo.

3. Descarte – Se a reutilização não for possível, considere a seguinte opção de reciclagem. Como existem custos econômicos e ambientais associados à coleta e reciclagem de resíduos, eles devem ser considerados apenas quando a redução e a reutilização de resíduos não forem práticas/viáveis. A maioria dos itens domésticos e de trabalho podem ser reciclados de forma eficaz com pouco esforço. Veja algumas dicas de reciclagem:

uma. Mantenha lixeiras recicláveis ​​em locais estratégicos em casa/trabalho. Isso incentivará uma melhor participação de todos no processo de reciclagem.

b. Não jogue algo fora só porque está velho ou quebrado. Repare e reutilize-o para reutilização.

dentro. Recicle os restos de comida por compostagem em caixas de compostagem.

4. Recuperar – Pode ser possível recuperar materiais ou energia de resíduos que não podem ser reduzidos, reutilizados ou reciclados. Por exemplo, a Suécia produz com sucesso biogás e óleo combustível a partir de resíduos e lixo.

5. Substituir – usar produtos ou estilo de vida ecologicamente corretos, como usar lenços em vez de lenços de papel, usar transporte público em vez de carros particulares, caminhar ou andar de bicicleta em distâncias curtas, usar o compartilhamento de carro para viagens de longa distância em vez de dirigir sozinho. etc.

O hábito é uma ferramenta poderosa em nossa vida diária. A maioria das coisas que fazemos na vida cotidiana são uma questão de hábito. Comprar coisas desnecessárias, usar lenços em vez de lenços/guardanapos de pano são hábitos que estão enraizados em nós. O truque é transformar esses hábitos em hábitos ecologicamente corretos, o que é uma tarefa difícil para todos, mas ainda necessária para um mundo melhor. Em outras palavras, o 5R deve ser praticado como norma, não como exceção.

[ad_2]

Fonte: Jayalakshmi Anshuman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marcações: