Durante o processo de marketing, e-mails vão sendo capturados e arquivados em um lista. Essa lista é diferente de qualquer outra.
Digo isso porque ela foi construída por você, passo a passo, e é composta por e-mails de pessoas que se interessaram pelo o que você tem a dizer, pelo conteúdo que você oferece.
A LISTA: SEU MAIOR PATRIMÔNO
O conteúdo que você expõe define a lista.
São as pessoas da lista que irão ler seus e-mails, acessar seu blog e comprar de você.
Trata-se de um público altamente segmentado e qualificado, com altíssimo potencial de conversão em vendas. O dinheiro que você obtiver, virá praticamente todo da lista. Essas pessoas valem ouro e você deve tratá-las como tal.
O DINHEIRO ESTÁ NA LISTA
A máxima “o dinheiro está na lista” é verdadeira, mas precisamente no relacionamento com a lista. A forma correta de se relacionar com a lista é utilizando a linguagem persuasiva do marketing (veja mais à frente).
Você deve dar à lista mais do que pede a ela, em uma proporção similar ao Princípio de Pareto. Ofereça, então, 80% de conteúdo e 20% de vendas.
O DINHEIRO ESTÁ NO RELACIONAMENTO COM A LISTA
Seja consistente e relevante com a lista. Não deixe grandes lacunas de tempo sem enviar conteúdo para ela. Se isso ocorrer, as pessoas vão se esquecer de você. No mínimo, envie e-mails semanalmente.
Além disso, seja coerente. Não envie conteúdos sem relação com o motivo que levaram elas a entrar em sua lista.
FERRAMENTAS DE EMAIL MARKETING
Se há um bom uso do tempo, este é compor uma lista qualificada. E não se preocupe como irá fazer isso.
Utilize o processo de marketing e faça uso de ferramentas de solução de e-mail marketing, como Klicksend, Mailchimp, Aweber. [+]
COPYWRITING: ESCRITA PERSUASIVA
Considere estas duas frases:
- “Fique Mais Magra Enquanto Come” e
- “Perca 4 Quilos em 7 Dias Sem Parar de Comer”.
Se você fosse uma pessoa que estivesse na Internet buscando soluções para perder peso, para qual das propostas você daria mais atenção? A segunda certamente!
PERSUASÃO COM GATILHOS MENTAIS
Na segunda frase, você utilizou elementos simples (quantidade e tempo) que persuadem e mexem com a emoção do leitor, acelerando a tomada de decisão por parte dele.
Copywriting é reescrever um texto, incluindo elementos de persuasão. Esses elementos são também chamados de gatilhos mentais (se bem que o gatilho é emocional). Isso faz uma diferença enorme nas taxas expostas na seção anterior.
UM TEXTO PERSUASIVO É UM CONJUNTO DE GATILHOS MENTAIS
O Copywriting pode ser aplicado em títulos e, também, em textos completos, redigindo uma mensagem como se fosse composta de módulos que, por sua vez, são montados com termos e palavras-chave que, na prática, já se mostraram persuasivos.
Imagens e sons também são utilizados pelo marketing para convencer. Imagens, sons e textos são conjugados para criar uma anúncio persuasivo. No funil de vendas, contudo, o texto é o que possui mais peso, principalmente nas mensagens enviadas por e-mail (relacionamento).
NÃO HESITE NA ESCRITA: SEMPRE USE COPY
Quando você estiver montando seu Funil Automático de Vendas, você começará a se perguntar o que deve escrever na página onde os e-mails são capturados (a Página de Captura); o que escrever nos títulos dos e-mails; o que escrever nas mensagens dos e-mails; o que escrever em textos de artigos, etc.
A resposta será sempre a mesma: texto persuasivo.
Acredite! Não menospreze o poder do Copywriting. Comece a ganhar intimidade com essa forma de escrever, pois o que importa em marketing não é um texto bem escrito, mas um texto que convence. [+]
CONCLUSÃO
A lista é o seu maior patrimônio de negócios. São as pessoas da lista que acessam seu conteúdo e compram de você. O maios importante é manter um bom relacionamento com ela.
Copywriting é o idioma do marketing, pois sua escrita é persuasiva. Mais do que bons textos, escreva textos persuasivos que tenham gatilhos mentais.
E VOCÊ?
Você tem uma lista? Relaciona-se com ela usando copywriting? Teve boas ou más experiências com sua lista? Compartilhe sua experiência e opinião conosco nos comentários abaixo.