O Ministério da Fazenda revisou para cima sua projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, prevendo um crescimento de 2,3% em 2025, enquanto a inflação deve continuar a queda, mas ainda acima da meta estabelecida de 3%. As informações foram divulgadas no Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE).
Números em Destaque
- Crescimento do PIB em 2025: 2,3%
- Projeção do PIB para 2026: 2,3%
- Projeção de crescimento da agropecuária: 11,3%
- Projeção de crescimento da indústria: 1,7%
- Projeção de crescimento dos serviços: 1,7%
- Taxa Selic atual: 15% ao ano
- Projeção do IPCA para 2026: 3,6%
O Contexto da Divulgação
A revisão positiva da projeção do PIB para 2025 é influenciada por um crescimento esperado nos setores de agropecuária, indústria e serviços, embora a SPE aponte que a taxa de juros elevada, atualmente em 15% ao ano, tem impactado a desaceleração econômica. A concessão de crédito bancário também diminuiu, afetando a atividade industrial e de serviços. Apesar disso, o mercado de trabalho se mostra resiliente, ajudando a mitigar os efeitos negativos da política monetária.
O que é o Produto Interno Bruto (PIB)?
O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em um determinado período. Ele é utilizado para medir o crescimento econômico e a saúde da economia, sendo um dos principais indicadores para avaliar o desempenho econômico de uma nação.
Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.
Indicadores Econômicos
2026-02-06 11:06:00


