Economistas revisaram suas projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, reduzindo a expectativa de alta de 0,25% para 0,16%, conforme indicado no Relatório Focus divulgado hoje pelo Banco Central. Este ajuste ocorreu após a divulgação de uma prévia da inflação que superou as expectativas do mercado.
Números em Destaque
- Projeção para Outubro: de 0,25% para 0,16%;
- Projeção para Novembro: de 0,25% para 0,21%;
- Projeção para Dezembro: de 0,50% para 0,51%;
- Projeção para 2025: de 4,70% para 4,56%.
O Contexto da Divulgação
A revisão das expectativas para o IPCA ocorreu após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciar que a prévia da inflação subiu 0,18%, contrariando a previsão de 0,24%. O grupo de transportes foi o principal responsável pelo impacto positivo, registrando um aumento de 0,41% e contribuindo com 0,08 ponto percentual para o índice. Para os meses seguintes, as expectativas também foram ajustadas, com uma previsão de alta de 0,21% para novembro e um aumento para 0,51% em dezembro. As projeções para o ano de 2025 também foram revisadas para baixo, aproximando-se do intervalo de tolerância da meta de inflação estipulada pelo Banco Central.
O que é o IPCA?
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o principal indicador da inflação no Brasil, medindo a variação de preços de uma cesta de bens e serviços consumidos pelas famílias. Este índice é utilizado pelo Banco Central como referência para a definição da política monetária e para o cumprimento da meta de inflação.
Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.
Indicadores Econômicos
2025-10-27 09:15:00


