Pular para o conteúdo

As bombas de salto alto D’Orsay são reverenciadas até hoje, mesmo que seu criador tenha sido esquecido.

  • O Dinheiro

[ad_1]

Manolo Blahnik, Christian Louboutin e Jimmy Choo são apenas alguns dos famosos designers de sapatos contemporâneos que devem muito de seu sucesso a um cavalheiro do início do século 19 reverenciado na época por seu estilo, maneiras e tranquilidade. Alfred Guillaume Gabriel, conde d’Orsay era um nobre e artista eclético que se casou com uma aristocrata britânica. Ele se tornou a pedra de toque das boas maneiras, bom gosto, luxo discreto na corte real inglesa e na alta sociedade.

O conde d’Orsay tornou-se famoso na França, Grã-Bretanha e Vale do Ródano como pintor, escultor, diarista e sagaz. Ele foi considerado “o cavalheiro mais perfeito de seu tempo”. Os cínicos chamavam pessoas como Beau Brummel e o conde de “dândi”. O termo “dossi”, amplamente utilizado na primeira metade do século XIX, era considerado derivado de seu nome e significava uma pessoa que era um “árbitro elegante”.

A classe privilegiada da época se interessava muito por tudo relacionado à moda e à vaidade. Calçados e sapatos eram de particular interesse. Desde que Catarina de Médici, na Itália do século 16, usava saltos de duas polegadas para negar sua pequena estatura, a busca por sapatos com saltos ainda mais exagerados tem sido uma paixão. No reinado do famoso rei do sol francês Louis XIV, as mulheres reais usavam sapatos de sola alta e saltos tão absurdamente altos que precisavam de um bastão de esqui para se manterem eretas.

O conde d’Orsay foi um soldado em sua juventude, e um bravo soldado. Uniformes e roupas militares eram de grande importância para ele. Ele não gostava dos sapatos cerimoniais militares da época. Ele projetou calçados militares para homens em 1838. O perfil do sapato era bem diferente dos pumps da época, com caimento mais justo, cano baixo nas laterais e top em V. A silhueta se tornou tão popular que logo foi adotada pelas mulheres. Assim nasceu o sapato de salto alto d’Orsay.

“Os escarpins D’Orsay expõem a parte mais sexy do pé, o peito do pé curvo. A curva do peito do pé lembra as curvas do corpo feminino e geralmente não fica exposta, mas escondida ”, disse Christian Louboutin. ao descrever a influência contemporânea e a popularidade dos sapatos d’Orsay de salto alto. A combinação de materiais modernos, tecnologias e design torna os calçados femininos ainda mais exóticos e dinâmicos. Os estilos d’Orsay vendidos hoje refletem os avanços na engenharia para os quais os estilos inovadores criados pelo Comte d’Orsay evoluíram.

A origem do calçado desenhado por d’Orsay é amplamente esquecida. A maioria das mulheres que usam d’Orsay nem sabe o nome histórico correto do sapato. No entanto, este design é um dos mais populares hoje em dia e é usado e amado por mulheres elegantes em todo o mundo.

O conde d’Orsay criou inadvertidamente um estilo de moda sustentável para mulheres enquanto tentava criar sapatos para homens. Os estilistas de alta moda de hoje pegaram seus sapatos de inspiração militar e os apresentaram às passarelas, lojas de departamento e butiques, onde são combinados com criações de moda ainda mais femininas. Este é um caso clássico de um produto ou design evoluindo de sua intenção original de mercado para um uso mais bem-sucedido.

Autor: Jeff Fike

[ad_2]

Fonte: Geoff Ficke

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.