Crescimento do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) em Santa Catarina é de 4,9% entre janeiro e setembro de 2025, segundo o Banco Central.

A atividade econômica de Santa Catarina apresentou um crescimento de 4,9% entre janeiro e setembro de 2025, conforme o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central, divulgado recentemente. O estado se destacou ao dividir a vice-liderança com Goiás, ficando atrás apenas do Pará, que registrou um crescimento de 5,2%.

Números em Destaque

  • Crescimento em Santa Catarina: 4,9%
  • Crescimento da média brasileira: 2,6%
  • Crescimento da indústria em Santa Catarina: 3,1%
  • Crescimento do comércio varejista em Santa Catarina: 5,9%
  • Crescimento do setor de serviços em Santa Catarina: 4,1%

O Contexto da Divulgação

O crescimento da economia catarinense é atribuído a um desempenho robusto nos setores da indústria, comércio e serviços. De acordo com dados do IBGE, a indústria do estado teve um crescimento de 3,1%, superando a média nacional de 1%. Segmentos como a fabricação de produtos de metal (16,7%) e máquinas e equipamentos (6,4%) foram os principais responsáveis por esse resultado positivo. No comércio varejista, o crescimento de 5,9% também se destacou, especialmente nos segmentos de artigos de uso pessoal e doméstico, que cresceram 11,9%, e hipermercados e supermercados, com alta de 7,4%. O setor de serviços, por sua vez, registrou um aumento de 4,1%, impulsionado principalmente pelos serviços prestados às famílias e de informação e comunicação.

O que é o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR)?

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador que mede a evolução da atividade econômica em diferentes regiões do Brasil. Ele é utilizado para avaliar o desempenho econômico de estados e municípios, permitindo uma análise mais detalhada das variáveis que influenciam a economia local. O IBCR considera diversos setores, como indústria, comércio e serviços, e é uma ferramenta importante para entender as dinâmicas econômicas regionais.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-11-27 09:20:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima