No início desta semana, as ações começaram uma queda livre. O Dow Jones caiu quase 1.600 pontos no que foi a pior queda da história em um dia de negociação. No momento da redação deste artigo, o mercado de ações refez cerca de metade de suas perdas. Mas esse declínio alarmante fez vocês, baby boomers, se perguntarem se deveriam continuar investindo no mercado de ações?
Se sim, a resposta curta é que depende da sua idade.
A boa notícia é que os baby boomers mais jovens não têm motivos para se preocupar com uma correção, diz Kyle Woodley, editor sênior de investimentos da Kiplinger.com. Lembre-se que após o crash da bolsa em 2008, o período de recuperação foi de seis anos.
“Se você está na casa dos 50 e 60 anos, ainda tem tempo para se recuperar”, diz Woodley no artigo do MarketWatch “Em que idade você deve se preocupar mais com uma desaceleração do mercado de ações?” “Cinquenta anos atrás, a expectativa de vida era muito menor. Você não investe pelos próximos 5 ou 10 anos, você investe pelos próximos 20 anos. Você tem a oportunidade de aumentar suas economias e participar desse crescimento. Meio século atrás, você estaria em dois terços dos títulos em seus 50 anos. Isso não é mais o caso.”
A guru financeira Suze Orman concorda. “Se você está economizando dinheiro para a aposentadoria ou algum outro objetivo daqui a 10 anos ou mais, deve ficar feliz com a queda dos preços das ações”, diz ela. “Quando os preços das ações estão mais baixos, seu dinheiro pode comprar mais ações. E então você possui mais ações quando os preços das ações se recuperam.”
Ela acrescenta que uma regra prática para o seu dinheiro de aposentadoria que você pode levar em consideração é manter sua idade em um investimento seguro. “Então, se você tem 60 anos, pode ter até 60% em CDs ou títulos do Tesouro de curto prazo, e o restante pode ficar em ações.”
Lembre-se de que, como o mercado subiu acentuadamente nos últimos oito anos, pode ser necessário reequilibrar sua carteira de aposentadoria para garantir que seus investimentos estejam alinhados com sua tolerância ao risco. Caso contrário, você pode perder muito mais dinheiro se o mercado cair.
E se você for mais velho e pretende se aposentar nos próximos cinco anos, ou talvez já esteja aposentado e recebendo fundos de fundos de pensão?
Alguns boomers mais velhos podem ter mais com o que se preocupar: Jared Snyder, consultor sênior de riqueza da Exencial Wealth Advisors em Oklahoma City, diz que seu risco depende de quão bem você está preparado para a crise. “Afeta as pessoas que não estão mais preparadas. Isso pode causar danos irreparáveis. Eles vendem por medo ou por necessidade porque não têm outros ativos para liquidar.”
Os especialistas geralmente concordam que você não deve investir o que precisa nos próximos cinco anos. Dessa forma, você evitará sacar todo o seu dinheiro durante uma desaceleração do mercado, que historicamente sempre voltava.
“Se o mercado cair, você precisa enfrentar a tempestade, não vender tudo em pânico”, escreve Katie Brockman em “How to Protect Your Retirement Savings from a Crash” da CNN Money. “Ao investir apenas o dinheiro que você sabe que não precisará por pelo menos cinco anos, será mais fácil manter essas economias intactas até que o mercado se recupere.”
[ad_2]