Pular para o conteúdo

Blog e Dispositivos Móveis: Otimize Seu Conteúdo

  • Blogs

O artista deve ir aonde o povo está. O blogueiro também. Harmonize seu blog com os dispositivos móveis!

O display da Internet já não repousa somente em telas de PCs. Ele se estilhaçou e levou o show da Web para notebooks, iPads, tablets, iPhones, smartphones e correlatos. O blogueiro deve ir aonde seus leitores estão, e eles estão cada vez mais nos dispositivos móveis.

A venda desses dispositivos somente cresce a cada ano, tornando conveniente (talvez já obrigatório) adequarmos o conteúdo que criamos para neles serem consumidos.

Este capítulo, apesar de curto, assinala um aspecto do Internet Marketing que em breve não poderemos (se ainda podemos) ignorar: o acesso à Internet através de dispositivos móveis.

COMO OTIMIZAR CONTEÚDO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Visualização! Esta é a questão principal dos dispositivos móveis. Quando seu blog é aberto em dispositivos móveis, o que o usuário observa? Uma tela harmônica, um mosaico caótico ou um canto qualquer do seu blog? O alvo, portanto, é a otimização da visualização de sites e blogs em dispositivos móveis.

Há três maneiras de tornarmos o conteúdo amigável aos dispositivos móveis: 

  1. criamos uma versão alternativa de nosso site inteiro para ser visualizada nas pequenas telas por via de redirecionamento, 
  2. utilizamos a linguagem de estilo CSS de maneira que o layout se ajuste à tela dos dispositivos (esta opção exige o conhecimento de CSS).
  3. adquirimos um tema responsivo do WordPress para nosso blog.

Em qualquer caso, a quantidade de informação exibida deve ser enxugada para realçar os pontos mais importantes do site ou blog quando mostrados nas telas móveis.

Feito o esmero visual, é hora de observar alguns pontos críticos relacionados ao gasto da largura de banda. São eles:

  1. Emails
  2. Calls-to-action
  3. Páginas de captura
  4. Downloads
  5. Videos

É necessário diminuir o peso desses itens para capturar a atenção do visitante. Prefira texto quando o vídeo for pesado demais; retire colunas da página de captura e condense-a em um popup; utilize imagens leves para os calls-to-action, etc.

LAYOUT RESPONSIVO

Um blog possui layout responsivo (responsive design) quando ele adéqua sua visualização automaticamente, adaptando-se ao formato de tela em que é aberto.

Este blog é um exemplo. Acesse esse site e clique no botão restaurar e vá diminuindo a área de visualização do navegador progressivamente. Você perceberá que os componentes do site adaptam-se automaticamente.

TEMAS WORDPRESS RESPONSIVOS

Atualmente já encontramos temas para blogs WordPress que possuem recurso responsivo, por exemplo, o Avenger. Faça uma pesquisa na Internet por outros temas WordPress desse tipo e procure incluir essa funcionalidade o mais breve possível em seu blog.

Busque por mais temas WordPress neste blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.