Características da Terapia Cognitivo Comportamental

[ad_1]

Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, é uma forma de psicoterapia eficaz para uma ampla gama de problemas da vida de uma pessoa, como depressão, comportamentos viciantes, ansiedade, problemas de relacionamento, má nutrição, TOC e transtorno bipolar. O CBC funciona mudando os pensamentos e crenças das pessoas (cognitivo) e suas atitudes (comportamento).

A TCC inclui várias abordagens, incluindo Terapia Racional de Estilo de Vida (RLT), Terapia Rational Emotive Comportamental (REBT), Terapia Cognitiva (CT), Terapia Racional Comportamental (RBT), Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapia Cognitiva, baseada em mindfulness (MBCT) ). ), Terapia Comportamental Dialética (DBT), Ativação Comportamental (BA), Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), Psicoterapia de Análise Cognitivo Comportamental (CBASP) e Terapia Integrativa de Casal (TIC).

Apesar dessa diversidade, a maioria das TCCs compartilha as seguintes características:

1. A TCC baseia-se na ideia de que a cognição causa respostas emocionais e comportamentais.

A maneira como uma pessoa pensa cria seus sentimentos e comportamento, não coisas externas, como eventos, situações e pessoas. Portanto, se pudermos mudar nossos pensamentos, então, consequentemente, nossos sentimentos e comportamentos também mudarão.

2. A TCC é limitada no tempo.

O curso pode ser de seis a 20 sessões. Isso vai depender de vários fatores como o tipo de problema, as características do cliente, a experiência do terapeuta, etc., mas na minha opinião mudar a mentalidade do cliente é o fator mais importante para completar as sessões de TCC.

3. Para aprender a lidar com as dificuldades

A CBT tem mais habilidades para resolver nosso problema. As pessoas não adquirem uma habilidade apenas lendo e ouvindo, aprender e dominar qualquer habilidade requer muita prática. Aprender a pensar bem e resolver os problemas corretamente é como aprender a nadar e surfar, quando uma pessoa aprende não só a não ter medo do mar e das ondas, mas também a desfrutá-los.

4. A TCC é colaborativa, estruturada e orientada a objetivos.

A TCC é uma colaboração entre o terapeuta e o cliente ou membros do grupo. O papel do terapeuta é ouvir, observar, ensinar e motivar, enquanto o papel do cliente é falar sobre seus problemas, aprender e praticar. As sessões são estruturadas e cada sessão tem uma agenda específica. O terapeuta ajuda o cliente a atingir os objetivos escolhidos.

5. Fazendo lição de casa sobre TCC.

O dever de casa é reconhecido como uma parte vital da TCC. Aprender habilidades de TCC leva muito tempo. O dever de casa é planejado de acordo com o tipo de problema e o futuro do cliente.

6. Aula individual ou em grupo

A TCC pode ser feita individualmente ou com um grupo de pessoas. Os benefícios da terapia cognitivo-comportamental em grupo podem incluir acesso a apoio social, maior custo-benefício e maior motivação.

[ad_2]

Fonte: Fariborz Arbasi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima