Carreira em tecnologia de alimentos

O consumo crescente e estilos de vida acelerados levaram a um aumento na demanda por alimentos embalados e processados. O desafio que a maioria dos processadores de alimentos enfrenta hoje é produzir produtos alimentícios que contenham a quantidade mínima de produtos químicos e conservantes, mas que tenham palatabilidade e vida útil ideais. E aumentou a demanda por tecnólogos de alimentos na indústria de alimentos.

A tecnologia de alimentos tornou-se uma opção de carreira lucrativa para jovens talentosos, graças à crescente demanda por alimentos embalados e processados.

O que faz um tecnólogo de alimentos?

O principal trabalho de um tecnólogo de alimentos é verificar as matérias-primas, manter as condições de limpeza e higiene e a qualidade dos alimentos. Eles inspecionam os produtos, realizam verificações de contaminação e falsificação e confirmam o valor nutricional dos produtos. O tecnólogo de alimentos deve desenvolver métodos aprimorados para processar, preservar e conservar alimentos. Eles também devem analisar as tendências atuais do consumidor e a tecnologia mais recente para desenvolver novas ideias de produtos.

O que é tecnologia de alimentos?

A tecnologia de alimentos é o estudo da produção, armazenamento, preservação, conservação, embalagem e distribuição de alimentos. Abrange todas as áreas da indústria alimentar e inclui todo o tipo de produtos como carne, frutas, legumes, cereais, peixe, ovos, leite, especiarias, etc.

Habilidades necessárias:

Os aspirantes a tecnólogos de alimentos devem ter uma mente científica, um olho para observação, inteligência e interesse em saúde e nutrição. Eles devem ser capazes de trabalhar bem em equipe e ter habilidades de comunicação eficazes. Um interesse genuíno em ciência e tecnologia de alimentos e altos padrões de pureza são outros itens obrigatórios.

Elegibilidade:

Os candidatos que estudaram Física, Matemática, Química e Biologia no nível 10+2 podem se inscrever em cursos de curta duração para certificados e diplomas em tecnologia de alimentos. Os alunos que concluírem um Bacharelado em Física, Matemática, Biologia e Química ou um Bacharelado em Engenharia em Tecnologia de Alimentos podem se inscrever no curso de Mestrado em Tecnologia de Alimentos. Aqueles que concluíram o ensino superior em economia doméstica, nutrição, dietética e gestão hoteleira também são elegíveis para o ensino superior em tecnologia de alimentos.

Perspectivas de emprego:

Tecnólogos de alimentos com qualificação profissional têm amplas oportunidades de emprego. Você pode encontrar empregos em empresas de processamento de alimentos, laboratórios de alimentos, hotéis, restaurantes, instituições de ensino, agências governamentais e estabelecimentos de catering. As empresas do setor público empregam tecnólogos de alimentos como inspetores de alimentos ou inspetores de saúde. Com experiência, você pode trabalhar como consultor freelancer ou médico em uma escola/faculdade. O setor também oferece grandes oportunidades de empreendedorismo na forma de redes dinâmicas de entrega e serviços de catering.

[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima