Corrida de São Silvestre completa 100 anos e espera mais de 50 mil participantes em 2025

A Corrida de São Silvestre, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero em 1925, se tornou um ícone do esporte brasileiro, celebrando sua centésima edição em 2025 com mais de 50 mil corredores inscritos. A corrida, que homenageia o santo do dia 31 de dezembro, teve sua primeira edição na Avenida Paulista, com 48 participantes, sendo vencida por Alfredo Gomes em 23m19s.

Eric Castelheiro, diretor-executivo da Corrida Internacional de São Silvestre, destaca que a ideia surgiu quando Cásper Líbero assistiu a uma corrida noturna em Paris, onde os corredores usavam tochas. A primeira edição da prova foi marcada por um recorde de participantes e por ser um evento exclusivamente masculino até 1975, quando as mulheres começaram a competir.

Heróis da Corrida

Nos primeiros anos, apenas atletas brasileiros participaram da corrida, mas a partir de 1927, corredores estrangeiros residentes no Brasil foram aceitos. Heitor Blasi, um italiano, foi o primeiro estrangeiro a vencer, enquanto José João da Silva quebrou um longo jejum de vitórias brasileiras em 1980. A corrida se tornou um símbolo de superação e conquista, especialmente para atletas como Maria Zeferina Baldaia, que se destacou após vencer em 2001, inspirando muitas mulheres a praticarem o esporte.

Recordes e Conquistas

A maior vencedora da São Silvestre é a portuguesa Rosa Mota, com seis vitórias, seguida pelo queniano Paul Tergat, com cinco. Desde que a corrida se tornou internacional em 1945, os brasileiros conquistaram 16 títulos, sendo 11 no masculino e 5 no feminino. A última vitória brasileira foi em 2010, com Marilson Gomes dos Santos.

Democratização do Evento

Atualmente, a São Silvestre é uma competição inclusiva, permitindo a participação de corredores amadores, cadeirantes e crianças. A organização da prova é feita em ondas, com largadas específicas para diferentes categorias, o que reforça seu caráter democrático e acessível.

Castelheiro ressalta que a corrida é uma celebração do ano novo, onde cada participante busca realizar seus próprios objetivos, tornando a experiência única e especial. O programa Caminhos da Reportagem – 100 Vezes São Silvestre, que celebra a centésima edição da corrida, será exibido na TV Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima