Na minha visão, o espaço de hospedagem, domínios e e-mails são infoprodutos. Apesar do limite imposto pelo espaço do servidor, eles são infinitamente duplicáveis. Se precisar de mais espaço, basta adquirir mais servidores.
A revenda de hospedagem se dá nos seguintes passos:
ESCOLHA UMA EMPRESA DE HOSPEDAGEM
Pesquise e verifique a reputação da empresa de hospedagem: oferecer segurança? Há boa disponibilidade do servidor? É possível instalar o SSL facilmente?
Escolhida a empresa, você então contrata um determinado espaço de HD, vamos supor que seja 50GB de HD por R$50,00/mês.
CRIE UM PLANO NO WHM
Junto com a revenda vem um painel de gerenciamento da sua conta de revendedor chamado WHM (Web Host Manager).
No WHM, você tem acesso aos CPanels dos clientes, configura o suporte, verifica o status do servidor, cria páginas padrão e altera o nome dos usuários.
PACOTES DE HOSPEDAGEM
Com o WHM você pode criar planos de hospedagem web, por exemplo: planos de 1GB, planos de 500MB, planos de 100MB, etc, além de oferecer acessos variados de banda.
Cada configuração de plano terá um valor para o cliente.
GERENCIE AS VENDAS DE HOSPEDAGEM
Uma vez criados os pacotes de planos, é só efetuar as vendas para seus próprios clientes e, quando um cliente contratar um determinado plano, você acessa o WHM novamente e cria lá a conta do respectivo cliente com o respectivo plano.
Sempre que você cria uma conta, o WHM exibe os dados para acesso ao Cpanel e FTP, esses dados, você deve enviar para o seu cliente. Seu cliente, com posse dos dados de acesso a conta criada para ele, poderá acessar o painel de controle e publicar o site dele.
CUIDE DOS PAGAMENTOS
Verifique também se o WHM oferecido pela empresa de hospedagem também possui gestão de clientes e de cobranças. Recomenda-se que seja possível a geração de relatórios e a automatização dos tickets de suporte e das cobranças.
REVENDA DE HOSPEDAGEM NÃO É COMPLEXA
Você não precisa ter conhecimento avançado sobre Servidores Web, Linux ou programação. O fato de ser um revendedor de hospedagens libera você de várias complexidades, que são responsabilidades do suporte do dono dos servidores.
E as vantagens, em suma, são várias:
- o risco de investimento é baixo, pois você não precisa dispor de grandes quantias para começar um negócio de revenda de hospedagem.
- com a revenda de hospedagem, você já pode registrar sua própria empresa, despreocupando-se de questões sensíveis como o suporte, já que ele é prestado pela empresa que você contratou.
- não há limite de crescimento. O espaço do servidor é sua fronteira de escalonamento, o que torna a revenda de hospedagem um negócio altamente escalável.
- a gerência de planos e contas é altamente flexível e as cobranças são automáticas.
Leia nosso artigo 99 Conceitos Ilustrados de Hospedagem para começar a ter mais intimidade com esse mundo.
CONCLUSÃO
Pra ter um negócio de revenda de hospedagem, contrate um empresa de confiança, crie seu plano no WHM e gerencie os clientes e pagamentos.
Atualmente as empresas de hospedagem oferecem cada vez mais ferramentas que automatizam e flexibilizam a gestão, o suporte e a cobrança dos serviços de hospedagem.
Você já pensou em ter sua própria empresa de revenda de hospedagem? Qual é sua opinião e expectativa quanto a essa oportunidade de ganhar dinheiro na Internet? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.