Trata-se de um sistema já consagrado e utilizado há décadas pelas empresas. Você mesmo paga diversas contas por sistemas de assinatura: água, luz, telefone, Internet, domínio, hospedagem, solução de email marketing, etc.
VENDA PRODUTOS DIGITAIS POR ASSINATURA
Com o advento dos infoprodutos e o avanço do Marketing Digital, chegou a vez do empreendedor digital também usufruir das vendas por assinatura, através da oferta de conteúdo segmentado periódico.
Há vários tipos de assinaturas que você, como empreendedor, pode explorar. Na assinatura em sites e blogs, você pode deixar parte do conteúdo gratuito e outra parte paga (conteúdo premium).
Grupos fechados também podem cobrar assinaturas, assim como listas de e-mails.
A assinatura de infoprodutos (produto digital) é uma maneira excelente de você escalar seu negócio. Esta última opção também é conhecida como Labs.
PAGAMENTOS RECORRENTES
O usuário paga recorrentemente pelo acesso ao produto digital, o qual é renovado e constantemente incrementado com novas informações e dicas de valor.
Se você possui um infoproduto próprio, você pode cobrar por ele uma única vez ou várias vezes através do sistema de assinatura. Nas vendas por assinatura, o usuário compra o acesso ao seu infoproduto, pagando uma mensalidade, trimestralidade, semestralidade ou anuidade. Você decide.
COMO CRIAR UM CLUBE DE ASSINATURAS
Clube de Assinaturas é um nome comum pelo qual esse método de venda recorrente é denominado.
DEFINA O NICHO E PÚBLICO-ALVO
Há nichos de relacionamentos, saúde, ganhar dinheiro, etc. Dentro desses nichos, você pode segmentar subnichos menores e trabalhar com uma classe específica. Nichos menores são menos competitivos e mais lucrativos.
Normalmente se aconselha que você trabalhe com um nicho cujo assunto você conheça ou goste e que também tenha uma demanda razoável.
CRIE CONTEÚDO PERIODICAMENTE
Se você vai cobrar recorrentemente, então já deve ter um acervo relativamente grande de conteúdos para oferecer ou criará o conteúdo também de forma recorrente.
QUAL É SUA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO?
A pergunta é: já tem estratégia pra isso? O conteúdo a ser oferecido deverá ser de valor, isto é, extinguir as dores do nicho ou realizar seus sonhos. Por isso é tão importante você conhecer o nicho.
O CONTEÚDO E A COMUNIDADE RETÊM OS ASSINANTES
O valor do conteúdo e a velocidade em que ele é entregue é o que vai reter os assinantes. Não afogue seus assinantes em conteúdos (a não ser que seja entretenimento) que eles precisem assimilar paulatinamente.
Também, crie grupos exclusivos nas redes sociais para mantê-los engajados com os demais usuários do clube. Criar relacionamentos é um método poderoso de manter o assinante interessado.
CRIE A ESTRUTURA DE SEU CLUBE DE ASSINATURAS
Você pode usar plataformas prontas pra hospedar o conteúdo que você vai oferecer.
A Hotmart é uma delas. Nela você hospeda seu conteúdo gratuitamente e ainda dispõe do sistema automático de cobranças recorrentes de seu clube de assinaturas.
MARKETING, SEMPRE O MARKETING!
Tendo estruturado seu clube de assinatura, você deve mostrar ao mundo que ele existe. Simplesmente perfaça o processo de marketing: atraia pessoas, capture seus contatos, relacione-se com elas e venda seu clube de assinaturas recorrentes.
Este blog é especializado em Marketing Digital. Comece pela visão panorâmica do marketing, o funil de vendas.
CONCLUSÃO
Oferecer conteúdo atualizado periodicamente é uma excelente maneira de aumentar seus ganhos com venda de produtos digitais. Os pagamentos dos clubes de assinaturas são recorrentes.
Para criar seu clube de assinaturas, defina o nicho e conheça seu público, tenha uma estratégia de geração de conteúdo, crie a estrutura do clube e trabalhe o marketing, retendo os assinantes por meio de conteúdos de valor e engajamento social.
Você vende produtos digitais por assinatura ou gostaria de vender? Como tem sido sua experiência com clubes de assinaturas? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.