Taxa Selic pode ser reduzida com a queda da inflação, segundo especialistas

A recente análise sobre a taxa Selic destaca a expectativa de redução devido à queda da inflação, o que pode impactar diretamente os investimentos atrelados ao CDI, como as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Números em Destaque

  • Taxa Selic: 15% ao ano
  • Rentabilidade da LCA: 97,5% do CDI

O Contexto da Divulgação

O especialista Marcelo d’Agosto comentou que, com a inflação em queda, o Banco Central tende a reduzir a taxa Selic, que atualmente está fixada em 15% ao ano. Essa dinâmica é crucial, pois a Selic é um dos principais instrumentos de controle da inflação no Brasil. Quando a inflação sobe, o Banco Central aumenta a Selic para desestimular o consumo e controlar os preços. Com a inflação em trajetória de queda, a expectativa é que a Selic também diminua, o que afetará a rentabilidade de investimentos atrelados ao CDI.

O que é a Taxa Selic?

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Banco Central. Ela serve como referência para as demais taxas de juros do mercado e é utilizada como um instrumento de política monetária para controlar a inflação. Quando a Selic aumenta, o custo do crédito também sobe, desestimulando o consumo e, consequentemente, ajudando a conter a inflação. Inversamente, uma Selic mais baixa torna o crédito mais acessível, incentivando o consumo e o investimento.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-09-22 18:14:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima