Petróleo Brent encerra em alta de 0,84%, a US$ 63,87 por barril

A cotação do barril de crude Brent para entrega em março terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 0,84%, para os 63,87 dólares.

Dados da Cotação do Dia

  • Preço do Barril Brent: 63,87 dólares
  • Variação Percentual: 0,84%

Contexto do Mercado Global

O Brent iniciou a semana com ganhos, pela terceira sessão consecutiva, sustentado em receios de que o Irão, um dos maiores produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, reduza as suas exportações ou sofra interrupções no fornecimento, devido aos protestos que estão a ocorrer em todo o país. As tensões no Irão, que se juntaram à situação na Venezuela e à recente escalada do conflito na Ucrânia, provocaram que a cotação do petróleo se situe em níveis máximos desde o início de dezembro. Porém, vários analistas consultados admitem que, apesar de uma volatilidade causada por tensões geopolíticas, a cotação pode cair abaixo dos 60 dólares por barril, e até aos 55, no primeiro trimestre, dado que o mercado está saturado com um excesso de oferta e uma procura débil.

O Petróleo como Commodity Energética

O petróleo é uma das principais fontes de energia do mundo, utilizado tanto para a produção de energia elétrica quanto como matéria-prima na indústria petroquímica. Os dois principais benchmarks do petróleo são o Brent, que é extraído do Mar do Norte e utilizado como referência na Europa, e o WTI (West Texas Intermediate), que é extraído nos Estados Unidos. O petróleo é vital para a economia global, influenciando desde os preços dos combustíveis até a inflação e as taxas de câmbio.

A cotação do petróleo é um dos mais importantes indicadores econômicos do mercado financeiro global, com impacto direto na inflação e na cotação do dólar.


Cotação do Petróleo


2026-01-12 18:23:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima