Pular para o conteúdo

Criando riqueza com fundos mútuos

[ad_1]

Introdução:

O investimento pode ser definido como colocar dinheiro ou valor do dinheiro em um processo que gera mais dinheiro. Em outras palavras, multiplicar a quantia de dinheiro como resultado de enviá-lo por um processo que aumenta o valor da quantia original.

Há muitas maneiras de criar e aumentar a riqueza. Existem inúmeras formas de investir, cada uma com seu propósito e resultado final correspondente. É possível investir em ouro ou outros metais preciosos como prata, platina, etc. investir em ações de empresas. Ou você pode investir em fundos mútuos (MF).

Definição de Fundo Mútuo (MF):

O que é MF? Um fundo mútuo é um esforço colaborativo para criar riqueza. Na prática, um grupo de pessoas se une e investe em uma determinada segurança/títulos para o bem comum. Esse grupo de pessoas está institucionalmente unido na forma de um fundo ou agência que cuida de suas questões de investimento.

Portanto, é lógico que quando um grupo de pessoas de diferentes origens, culturas, economias e outros contextos se reúnem, deve haver um conjunto comum de regras, costumes e práticas a fim de alcançar a harmonia em seu funcionamento, a fim de alcançar seus objetivos. objetivo comum.

A estrutura legal de um fundo mútuo (MF) depende das leis em vigor no país em que está estabelecido. Por exemplo, nos Estados Unidos, os MFs têm um status legal especial. Na Índia, eles podem ser configurados como empresas de gestão de ativos com os curadores executando as operações do dia-a-dia. Esses curadores são pessoas competentes com profundo conhecimento e compreensão dos mercados.

O que os MFs fazem?

Os MFs coletam fundos dos membros e os investem em várias ações, valores mobiliários, títulos, etc. para o benefício de seus membros. Os MF seguem diferentes estratégias dependendo da sua filosofia de investimento e dos canais de investimento oficialmente disponíveis para eles.

Tipos de fundos:

Existem basicamente dois tipos de fundos, ou seja, fundos de crescimento e fundos de renda. Além deles, existe também um Fundo de Poupança Fiscal.

Fundo de renda:

Um fundo cujo objetivo é fornecer renda regular aos seus membros durante a vigência do plano. Assim, o MF escolhe o tipo de empresas em que investe, o que se traduz num fluxo regular de rendimentos, que são distribuídos pelos participantes nos termos do MF. Pessoas que precisam de renda regular e são capazes de fazer os investimentos necessários acharão esse tipo de MF benéfico.

Fundos de crescimento:

Como o nome sugere, o foco da MF aqui é o crescimento. Para atingir esse objetivo, o MF investe em empresas que possam registrar rápido crescimento em um período de tempo relativamente curto. Como consequência, o fator de risco associado a este fundo também é elevado. Os investidores avessos ao risco e dispostos a esperar por uma avaliação decente de seu investimento sem exigir renda regular podem investir nesse tipo de fundo. .

Fundo de poupança fiscal:

Além dos dois tipos de fundos discutidos acima, há outro tipo de fundo oferecido pelo MF que se beneficia de economia de impostos em vez de renda e crescimento. A justificativa para tal fundo é que “um dólar economizado é um dólar ganho”.

Normalmente, esses fundos de poupança fiscal operam sob os auspícios de algum regime de isenção fiscal do governo. Ou seja, ao investir nesse tipo de fundo, o investidor fica de certa forma isento de suas obrigações fiscais. Este fundo será do interesse de investidores cuja principal tarefa seja a redução do passivo fiscal.

Vantagens dos fundos mútuos:

Duas cabeças são melhores que uma! O que acontece no MF é que vários executivos se reúnem e treinam suas mentes para benefício mútuo. Alguns dos benefícios recebidos pelos membros do IF são:

Vantagens de Capital:

Suponha que existam 100 investidores que desejam investir $ 1.000 cada em uma atividade específica. Se investissem separadamente, cada um o faria dentro de sua capacidade e cada um se beneficiaria dentro dos limites de seu investimento. Por outro lado, se esses 100 investidores se unissem, unissem suas faces, então seu investimento de $ 100.000,00 cada um deles se beneficiaria de um investimento de $ 100.000,00 em vez de um investimento de $ 1.000,00.

Da mesma forma, o MF permite que seus membros invistam em ações e valores mobiliários que não estariam disponíveis para eles como investidores individuais. Investimentos de grande escala são disponibilizados para pequenos investidores dividindo grandes investimentos em partes ou ações menores.

Benefícios da perícia:

Um investidor não profissional pode ter uma ideia de como investir e o que fazer com seu dinheiro. No entanto, para maximizar seus lucros e aproveitar plenamente os benefícios do investimento, você precisa ter um conhecimento profissional dos vários veículos de investimento, bem como um profundo conhecimento do mercado e de como ele funciona.

É aqui que a experiência MF entra em jogo. A MF é gerida por profissionais que conhecem o seu negócio. Ao investir em MF, o investidor beneficia da experiência do gestor do fundo e colhe os frutos do seu investimento.

Benefícios da Diversificação:

Um investidor em sua capacidade individual pode não ser capaz de investir em vários setores diferentes devido aos seus recursos limitados. No entanto, ao investir no MF, ele se beneficia do investimento em diversas atividades e indústrias. Ao mesmo tempo, o investidor, por um lado, beneficia da subida em qualquer setor da carteira do MF e, por outro lado, não é significativamente afetado pela distribuição dos seus fundos em vários setores. setores.

Outros benefícios:

Alguns dos outros benefícios da participação no MF são os benefícios fiscais disponíveis em determinados fundos. Além disso, um FI oferece liquidez no sentido de que, sujeito a certas restrições, um membro do FI pode sacar sua parte do investimento, se necessário. Além disso, o investidor não precisa liquidar toda a sua participação, mas apenas vender os lotes de mercado conforme especificado e manter o restante de sua carteira. Assim, o investidor usufrui dos benefícios de possuir uma carteira diversificada sem realmente investir em cada setor separadamente.

Conclusão:

Os MFs, como veículo de investimento, provaram sua versatilidade, atendendo pequenos e grandes investidores. Eles não exigem conhecimento de investimento do investidor para aproveitá-los. Na verdade, eles são destinados a pessoas que não têm conhecimento profundo dos mercados ou que não podem dedicar o tempo e o esforço necessários para fazer uma pesquisa extensa antes de investir.

[ad_2]

Fonte: Muhammed Yasser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.