Déficit primário do setor público em 2025 é estimado em 0,51% do PIB, segundo relatório Focus

A mediana do relatório Focus indicou uma leve melhora nas expectativas para o déficit primário do setor público consolidado em 2025, que passou de 0,52% para 0,51% do Produto Interno Bruto (PIB). A meta fiscal estipulada para este ano é de déficit zero, com uma margem de tolerância de 0,25 ponto percentual do PIB.

Números em Destaque

  • Déficit Primário 2025: 0,51% do PIB
  • Déficit Primário 2026: 0,60% do PIB
  • Déficit Nominal 2025: 8,50% do PIB
  • Dívida Líquida do Setor Público 2025: 65,80% do PIB

O Contexto da Divulgação

As revisões nas projeções para o déficit primário refletem um cenário econômico que busca ajustes fiscais em meio a pressões inflacionárias e a necessidade de contenção de gastos. A meta de déficit zero para o governo central em 2025 é um esforço para estabilizar as contas públicas e garantir a confiança dos investidores. A continuidade da expectativa de déficit primário de 0,60% para 2026 sugere que os desafios fiscais ainda persistem, mesmo com a previsão de um superávit de 0,25% do PIB para o próximo ano.

O que é o Déficit Primário?

O déficit primário é um indicador que representa a diferença entre as receitas e as despesas do governo, excluindo os pagamentos de juros da dívida pública. Esse indicador é crucial para avaliar a sustentabilidade fiscal de um país, pois reflete a capacidade do governo de gerar recursos suficientes para cobrir suas despesas operacionais sem depender de novos empréstimos.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-09-22 08:59:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima