Taxa de desemprego cai para 5,6% em julho de 2025, menor da série histórica, segundo IBGE

[

Análise da Taxa de Desemprego no Brasil

A taxa de desemprego do Brasil, referente ao trimestre móvel encerrado em julho de 2025, registrou uma queda significativa, alcançando 5,6%. Este é o menor índice desde o início da série histórica em 2012, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 16 de setembro de 2025. A população desocupada caiu para 6,118 milhões, o menor número desde o último trimestre de 2013.

Números em Destaque

  • Taxa de Desemprego: 5,6%
  • População Desocupada: 6,118 milhões
  • População Ocupada: 102,4 milhões
  • Nível de Ocupação: 58,8%
  • Empregados com Carteira Assinada: 39,1 milhões

O Contexto da Divulgação

O resultado positivo na taxa de desemprego é um reflexo do crescimento no mercado de trabalho, com um aumento significativo no número de empregos formais. Segundo William Kratochwill, analista da pesquisa do IBGE, o crescimento da ocupação e a redução da subutilização da mão de obra indicam um mercado de trabalho mais ativo. Ele destaca que as pessoas que deixaram a população desocupada estão, de fato, ingressando no mercado de trabalho, e não se afastando dele.

O que é a Taxa de Desemprego?

A taxa de desemprego é um indicador econômico que mede a porcentagem da força de trabalho que está desocupada e em busca de emprego. Este índice é crucial para entender as condições do mercado de trabalho e a saúde econômica de um país. Uma taxa de desemprego baixa geralmente indica um mercado de trabalho dinâmico, com mais oportunidades de emprego disponíveis.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-09-16 15:41:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima