Taxa de desemprego no Brasil atinge 5,6% em setembro, segundo IBGE

A taxa de desemprego no Brasil permaneceu em 5,6% no trimestre móvel encerrado em setembro, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este resultado iguala a mínima histórica desde o início da série, em 2012, e representa uma continuidade na tendência de queda do desemprego no país.

Números em Destaque

  • Taxa de desemprego: 5,6%
  • Número de desempregados: 6,045 milhões
  • Queda em relação ao trimestre anterior: 3,3% (menos 209 mil pessoas)
  • Queda em relação ao mesmo período do ano passado: 11,8% (menos 809 mil pessoas)
  • População ocupada: 102,4 milhões
  • Nível de ocupação: 58,7%

O Contexto da Divulgação

O desempenho positivo do mercado de trabalho é atribuído a uma economia aquecida, impulsionada por políticas públicas e investimentos sociais. Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT, destacou que a queda no desemprego e o aumento na criação de empregos formais são reflexos de um planejamento estratégico que visa melhorar as condições de vida da população. O aumento de renda permitiu que mais de 2 milhões de domicílios deixassem o Bolsa Família entre janeiro e outubro deste ano.

Além disso, investimentos em setores como agricultura, infraestrutura e industrialização têm contribuído para o crescimento do emprego formal, embora a precarização ainda seja uma preocupação no mercado de trabalho brasileiro.

O que é a Taxa de Desemprego?

A taxa de desemprego é um indicador econômico que representa a proporção de pessoas que estão ativamente à procura de emprego, mas não conseguem encontrar trabalho. Este indicador é crucial para avaliar a saúde do mercado de trabalho e a economia de um país, refletindo tanto a disponibilidade de empregos quanto a eficiência do mercado de trabalho em absorver a força de trabalho disponível.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-11-03 09:17:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima