[ad_1]
Obrigado a todos os nossos educadores profissionais que se dedicam às nossas crianças! Sabemos como pode ser desafiador trabalhar com crianças com TDAH, então aqui estão algumas dicas semanais para professores trazidas a você pela Biblioteca de Informações do TDAH e pelo ADDinSchool.com. Você pode ler mais de 500 intervenções interessantes em http://www.ADDinSchool.com. Aqui estão algumas dicas para organizar seus alunos com TDAH: Veja o que você pode fazer para ajudar a organizar o ambiente de seu filho com TDAH. Use divisórias e pastas em sua mesa para que ele possa encontrar facilmente as coisas que precisa. Ensine-o a se organizar melhor. Essas são habilidades que ele não conhece e precisa aprender. Ajude seu filho a organizar seu trabalho escrito ou números. Deixe seu filho passar o lápis ou o dedo pela página enquanto lê. Se ele escreve, deixe-o usar um ou dois dedos para espaços entre as palavras. Durante a matemática, o papel quadriculado pode ser muito útil para organizar seus números e colunas.
Seu aluno terá um desempenho melhor se puder antecipar momentos que exigem maior concentração. A representação visual da programação diária proporcionará outra oportunidade de aprender a rotina diária em sala de aula. Concluir o trabalho escolar e manter o comportamento durante todo o dia escolar pode ser exaustivo. O dever de casa pesado e regular pode desencorajá-lo e causar grande estresse aos pais. Tente manter sua lição de casa o mais curta possível e limite-se a praticar sob a orientação de um mentor no material que ele começou a dominar. Tente dividir as tarefas de longo prazo em etapas para reduzir a sensação de sobrecarga do aluno. Considere fazer com que o aluno complete cada terceira tarefa em vez de responder a cada uma. Enfatize a prática e as tarefas de processamento de texto para reduzir a frustração de muitos alunos com a escrita. Modele uma classe organizada e modele as estratégias que você usa para lidar com a desorganização. Defina a rotina diária e a rotina diária na sala de aula. Mostre que você valoriza a organização dedicando 5 minutos por dia para seus filhos arrumarem suas mesas, pastas, etc. Fortaleça sua organização criando uma “fada da mesa” que premia a fileira de mesas mais organizada diariamente.
Use planilhas individuais ou blocos de notas que você pode levar para casa com seu filho e ser assinado pelos pais diariamente, se necessário. Desenvolva um sistema claro para acompanhar o trabalho concluído e em andamento, como ter pastas separadas para cada criança colocar o trabalho concluído e uma pasta dedicada para o trabalho em andamento.
Desenvolva um método de codificação de cores para sua sala em que cada item esteja associado a uma cor específica, que é a cor da capa do livro para aquele assunto e a pasta ou pasta de trabalho para aquele assunto. Desenvolva um sistema de recompensa para trabalhos escolares e trabalhos de casa. Um exemplo de sistema que melhora tanto a qualidade quanto a quantidade de trabalho envolve a conversão de pontos ganhos em “dólares” que são usados para um leilão oculto no final do período de avaliação. Para crianças que precisam de reforço mais imediato, cada tarefa concluída pode render à criança um “bilhete de loteria” com seu nome nele. Prêmios ou privilégios especiais podem ser concedidos com base em um sorteio aleatório diário ou semanal. Escreva sua programação e cronograma no quadro todos os dias. Estabeleça prazos para cada dia. Divida tarefas mais longas em seções e defina datas ou horários para cada seção. Afixe uma lista de verificação na mesa da criança ou coloque uma em cada pasta/caderno descrevendo as etapas nas instruções a seguir ou certificando-se de que a tarefa foi concluída. Forneça guias de estudo ou esboços dos materiais que você deseja que a criança aprenda, ou deixe a criança criar seu próprio guia de estudo com planilhas corrigidas. Seja claro sobre quando o movimento estudantil é permitido e quando não é recomendado, como durante o trabalho independente. Seu aluno deve ser incentivado a usar planilhas divididas por dia e assunto. Ele ou seus professores podem anotar tarefas na conclusão de cada tarefa. O tempo de organização no final de cada dia pode ser útil para coletar os materiais necessários para as tarefas e desenvolver um plano de ação para completá-las. Isso ajudará muito o desenvolvimento de “processos executivos”. Seu aluno pode estar sobrecarregado com papel e incapaz de encontrar os materiais de que precisa. Muitas vezes é útil levar apenas duas pastas de trabalho, uma com trabalhos a serem concluídos e outra com trabalhos a serem salvos. A navegação nessas pastas de trabalho deve se tornar uma parte regular do trabalho diário e o trabalho desnecessário deve ser excluído.
Alguns alunos agora tomam uma pequena dose de medicação quando voltam da escola para ajudar nos estudos/dever de casa. Converse com seu médico sobre quando seus medicamentos são mais eficazes para que você possa definir um cronograma razoável de lição de casa. Muitas vezes, a variabilidade no desempenho estará relacionada ao estilo do professor e ao temperamento do aluno. Os professores tendem a instruir usando seu próprio estilo de ensino preferido. Professores consistentes podem ajudar dando-lhe mais estrutura, mas o professor pode ficar frustrado com sua desorganização e comportamento. Professores ocasionais, embora não forneçam uma estrutura externa, podem ser mais propensos a usar a flexibilidade para acomodar suas necessidades. Tente colocar seu aluno com professores que tenham estilos semelhantes que tenham se mostrado eficazes para suas necessidades específicas. Alguns professores foram treinados para trabalhar com alunos com problemas de atenção, o que os tornaria um recurso particularmente eficaz. Uma das intervenções mais simples e eficazes é ter um conjunto extra de livros didáticos em casa para minimizar o problema de falta de materiais de lição de casa.
Como as habilidades motoras finas e a ortografia podem ser um problema, considere usar um processador de texto desde cedo. O software de treinamento de teclado deve ter gráficos estimulantes para motivar seu uso. Usar um corretor ortográfico é fundamental. Juntamente com o “processo executivo” de organizar a lição de casa no final do dia, o check-in diário no início do dia escolar pode ser útil na preparação para um dia bem-sucedido. Verificar a lição de casa feita na noite anterior, destacar as mudanças na programação diária e até mesmo preparar algumas das aulas do dia com antecedência pode reduzir o estresse.
Seu aluno deve ter tempo regular para limpar sua mesa, pelo menos uma vez por semana. Isso melhorará sua capacidade de encontrar materiais. No entanto, a assistência/instrução de um adulto pode ser necessária para tornar essa experiência um sucesso. Espero que isso ajude os alunos com TDAH em sua classe a fazer melhor. Você pode aprender mais sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade na Biblioteca de Informações do TDAH.
[ad_2]
Fonte: Douglas Cowan, Psy.D.