Aprendi muito sobre Twitter com Paulo Faustino e o saudoso blog Escola Dinheiro. Fiz uma série de seis artigos sobre esse microblogging, que passo a publicar agora.
Use o Twitter como Twitter
Twitter não é chat. A destinação do microblogging é profissional e ele deve ser utilizado segundo a relação de importâncias que arrolamos em artigo anteriores, como troca de idéias, sinergias e contatos de trabalho. Utilizar o Twitter como programa de mensagens instantâneas é distrair-se e subestimar o poder da ferramenta.
PREENCHA SEU PERFIL CAPRICHOSAMENTE
Não deixe campos em branco
Não há nada pior do que acessar o perfil de um seguidor e deparar com uma aparência default. Isso equivale a um diploma de amador ou, no mínimo, de “tô nem aí”. Preencha tudo a que você tem direito (bio, logotipo, links, fundo, tudo).
Use uma imagem de fundo que combine com seu site e escreva uma bio poderosa que resuma a proposta de seu blog. Não colocar o link para seu blog é a mesma coisa que inutilizar o microblogging. Exemplo de perfil: @divulgdinheiro.
Utilize logotipo em vez de foto de rosto para o perfil profissional
Evidenciar-se em redes sociais exige cada vez mais a atenção a detalhes. Marcas e logotipos sobressaem-se em relação às fotos de pessoas individuais, além de conferir um caráter de profissionalismo. Se você ainda não criou um logotipo para o seu blog, procure levar isso em consideração a partir de agora. Logotipos conferem profissionalismo.
Compreenda, também, que uma imagem ininteligível de logotipo é bastante irritante aos olhos. Uma foto diminuta da página inicial de seu blog, por exemplo, seria uma péssima escolha para um logotipo. Preze pela arte e comunicação visual quando criar seu emblema.
Atualize e especifique a descrição de seu perfil
A descrição do perfil no Twitter, conhecida como bio, é aquele pequeno texto que aparece sob o título. Cada palavra dessa descrição deve ser escolhida sabiamente. Procure utilizar termos que exprimam o mais condensadamente possível o que você tem a oferecer em seu blog, de modo que o visitante consiga no mínimo ter um feeling acertado daquilo que seu trabalho proporciona, para que ele não corra o risco de se decepcionar ao visitar seu blog. As principais vantagens de construir uma descrição relevante são atrair seguidores qualificados e reforçar a lealdade deles ao seu trabalho.
EXIBA SEU TWITTER PARA O MUNDO!
O logotipo e o link para acesso ao seu Twitter devem estar escandalosamente à mostra para o leitor
Não o coloque no rodapé do blog ou em locais de difícil visibilidade. Se seu blog for WordPress, utilize também um plugin de retweet para os artigos e configure a palavra Twitter para se tornar clicável automaticamente nos textos. Essa última configuração você obtém com o plugin SEO Smart Links.
Torne seu link para o Twitter onipresente
Coloque o link em tudo quanto for lugar: em seu blog (um acesso principal na lateral superior e outros acessos no interior dos posts), em outros sites seus, redes sociais, nos comentários feitos em outros blogs, em fóruns, nas assinaturas de e-mails, nas imagens, nos seus vídeos, diretórios. Utilize-o também offline em cartões de visita, no seu carro, camiseta e onde mais você quiser.
Peça aos seus leitores para o seguirem no Twitter
Não tenha receio de pedir que o sigam no Twitter. Não é esmola. Faça entender que será vantajoso aos seus leitores o seguirem. Diga sempre nos artigos: siga-nos no Twitter.
Junte o passarinho azul ou evidencie-o de maneira criativa. Peça mesmo!
Utilize os widgets do Twitter
Widgets são miniaplicativos que ficam geralmente nas laterais de um blog e mostram, por exemplo, os últimos 5 ou 6 tweets seus. O próprio Twitter fornece widgets que mostram seus tweets, seus favoritos, além dos grupos e buscas. Acesse os widgets do Twitter.
Se não for atrapalhar outro conteúdo que você considere mais relevante para mostrar, então insira um widget.
Até a próxima!
Nunca usei o twitter, vou começar agora, valeu pelas dicas!