Esta é a quinta parte de uma sequência de seis artigos dando dicas sobre o Twitter. Para ler as outras dicas, busque aqui.
SEJA UM TUITEIRO ALTRUÍSTA
É dando que se recebe
A noção de companheirismo e comunidade é cada vez mais evidente na grande rede. Desde que a Web 2.0 estabeleceu essa interação massiva entre os internautas, a cooperação se tornou um requisito fundamental para quem deseja evidenciar-se dos demais.
Eleva-se mais quem ajuda mais, quem doa mais e quem resolve os problemas das pessoas. Essa generosidade é fundamental, se você estiver procurando projetar sua imagem. Não há mais espaço para a frieza de sites unilaterais. Quanto mais íntima for a relação do blogueiro com seus leitores, mais confiança ele terá frente ao seu público.
Sucesso é levar sucesso aos outros
Esse estreitamento no contato, porém, somente se concretizará pelo comportamento altruísta e interessado (não interesseiro!) do blogueiro. Sempre que você puder, procure utilizar o Twitter como uma ferramenta para ajudar seus seguidores dentro do possível.
Dê soluções, direcionamento e suporte. Fazendo assim, o microblogging se tornará um grande aliado na construção de sua rede de seguidores e leitores.
Indique novos amigos diariamente
Analise o trabalho de outras pessoas que também divulgam no Twitter e, quando gostar de suas atividades ou sentir alguma afinidade, siga-as. Repasse as matérias delas, dando sua opinião e contribuição.
Isso praticamente torna obrigatório que o sigam de volta e falem bem de você também. Para isso é importante que você se embrenhe um pouco mais profundamente no trabalho que os outros desenvolvem e extraia um feeling acertado de seus projetos.
Repasse sem medo
Não hesite em “retuitar” matérias de seguidores e não-seguidores do Twitter. Se você gostou de algum artigo ou notícia na Internet, faça o retweet e inclua seu “indico” na mensagem. Retweets são uma forma eficiente de ganhar exposição, mérito e mais retweets para seus próprios conteúdos.
Para que repassem seus artigos, você deve repassar os artigos dos outros. As pessoas fazem o que a gente faz. Portanto, incentive-as a retuitar, retuitando.
Dê créditos a outros autores e utilizadores
Certifique-se de que os artigos de outros blogueiros e escritores sejam repassados com os devidos créditos. Para isso observe se seus nomes de usuário no Twitter aparecem nos conteúdos que você repassa. Por exemplo, @divulggratis, @escoladinheiro.
Apresente suas parcerias ao seu público
Uma das formas de conseguirmos projetar nossa imagem na Internet é associando-nos a pessoas de expressão ou com um tempo maior de estabelecimento na rede. Se seus seguidores no Twitter são seus fãs, eles procurarão saber mais detalhes sobre os autores e parceiros que você indicar a eles.
É o ganha-ganha de sempre. Assim como você deseja que um grande blogueiro indique você ao público dele, da mesma forma você deve proceder com aqueles que lhe sucedem na fama. Quando encontrar um iniciante que esteja sinceramente disposto a crescer, não hesite em apresentá-lo ao seu público no Twitter.
Permita que seu público se expresse, mesmo discordando de sua opinião
Saber respeitar as opiniões das outras pessoas, mesmo que divergentes, é sinal de amadurecimento. Escutar com atenção e replicar com classe são virtudes que lhe trarão grande respeito, tanto dos amigos quanto dos desafetos. Cortar alguém de sua rede no Twitter por causa de divergências somente indicaria despreparo de sua parte.
Portanto, divulgue as opiniões dos seus adversários e retruque-as com serenidade e inteligência, sempre se lembrando que ninguém é melhor do que ninguém. Ao contrário de lhe enfraquecer, isso lhe fortificará.
Siga-nos no Twitter e até a próxima!
Por favor. , os créditos da foto do pássaro azul! Obrigada
Por favor, Marta. Peço especificar qual das duas imagens é a sua e onde verifico a autoria.