Divulgação Grátis com Blogs

No início de minha carreira com o Marketing Multinível, eu tive a idéia de divulgar o nome da minha empresa e meu link de afiliado (ou distribuidor) na Internet. Como eu já construía sites simples para a Web, achei que seria uma boa idéia.

O tête-à-tête com parentes, amigos e conhecidos não havia dado o retorno esperado e eu havia sido empurrado para o mercado frio, o que não é exceção no mundo do MMN, mas a regra.

Quando eu descobri o blog como ferramenta de construção de sites, fiquei fascinado com a instantaneidade e modularização de layout. Havia os chamados “widgets”, que são pedacinhos do blog que você arrasta pra lá e pra cá. Achei uma mão na roda (e de graça).

Minha pretensão era montar meu site, mas, como para mim site e blog eram a mesma coisa, mandei ver na blogagem.

O que eu fiz foi construir um blog no Blogspot para divulgar minha empresa de Marketing Multinível. Semanalmente eu postava informações que eram passadas pelas lideranças e sempre procurava caprichar na aparência dos artigos, colocando imagens explicativas e resumindo as notícias a que eu tinha acesso. Aprendi a embutir vídeos e achei isso incrível. Esse cuidado caiu no gosto dos visitantes.

De repente, algo supreendentemente fantástico aconteceu. Meu singelo blog estava (sem mais nem menos) na 1ª pagina do Google para o nome da empresa como termo de busca. E eu não havia divulgado o blog em lugar algum. Eu apenas o construíra. O que deu um estalo na minha cabeça: um blog é como uma lâmpada para as mariposas, isto é, basta você brilhar que elas vêm. Desde então passei a me aprimorar no blogspot e resolvi aprender todas as  manhas e ferramentas do blogger.

Então, num belo dia, descobri uma das coisas mais importantes de um blog: como colocar uma newsletter (e de graça também). A newsletter é uma maneira de você capturar os e-mails dos visitantes para poder enviar seus posts diretamente para eles. Aprendi o termo “queimar” o blog, que nada mais é do que cadastrá-lo no site http://www.feedburner.com e, dentro desse site, conseguir um pequeno trecho de código para embutir na lateral do blog (um widget) e poder capturar os e-mails dos visitantes através de um simples formulário. O que vai lhe dar A LISTA. Acredite ou não, a relação do blogueiro com essa lista é a coisa mais importante de sua carreira bloguista.

Por incrível que pareça, depois de poucos dias de uso desse formulário, minha lista de e-mails já havia atingido o surpreendente patamar de 800 usuários cadastrados em todo o Brasil. Insano! Inesperado!

Quanto eu ganhei com isso? Nada. Por quê? Porque praticamente todos os assinantes do blog já eram afiliados à empresa que eu divulgava. Ingenuamente acreditei que conseguiria novas afiliações ao meu MMN através da divulgação da empresa pelo blog. Os que os visitantes estavam buscando era informação sobre a empresa da qual já participavam. Eles não estavam procurando novos negócios. E cá entre nós, quem iria procurar no Google o nome da minha empresa, se já não fora apresentada a ela por outra pessoa? O problema aí era o nicho escolhido (e muito mal escolhido).

Mas essa experiência foi importantíssima, pois aprendi:

  1. Se você possui um blog com pouca concorrência, rapidamente você sobe à primeira página do Google;
  2. Se você postar informação valiosa e bem exposta, as pessoas virão até você. Se a lâmpada brilhar, as mariposas vêm;
  3. Se seu blog for útil, as pessoas vão assinar sua newsletter;
  4. Não adianta ter um blog maravilhoso, se está direcionado ao nicho errado.

Apaixonei-me pelo Blogspot e rechaçava todos os outros sites de blogs, inclusive o WordPress (um erro grave cometido por muita gente que principia o mundo dos blogs). Somente neste ano de 2010 tive contato com os primeiros probloggers (blogueiros profissionais) de minha carreira, os quais me convenceram que o caminho de sucesso de todo blogueiro é pelo WordPress (não o WP grátis, mas o WP.org), que é o caso deste DivulgaçãoGrátis.com.

Atualmente venho me dedicado bastante ao mercado de afiliados e esporadicamente mexo com os blogs (comportamento que pretendo mudar em breve, haja vista a crucial importância dos blogs para a divulgação grátis pela Internet.) Recentemente recebi uma excelente notícia de um problogger de Portugal, o Paulo Faustino (foto) , fundador da Escola Dinheiro. Ele está dando (isso mesmo! Dando!) o eBook Como Criar um Blog. Aconselho a todos que baixem agora essa peça inestimável.

26 comentários em “Divulgação Grátis com Blogs”

  1. Dinheiro Grátis Poker Online

    oi, rediges um blogue fantástico, adorei Lê-lo, e novamente aqui estou pois como estamos no natal Bom Natal, e que para 2011 faças muitas postagens para todos os blogues, sendo estes os votos de felicidade dos bloguers!
    Bom Natal e um fantástico 2011

  2. Grande artigo Valter.

    Realmente não é imaginável qualquer tipo de negocio online sem que se possua um blog profissional hospedado num servidor.

    Ainda tem gente que usa apenas o site espelho fornecido pela empresa de marketing multinivel,isso se a empresa oferecer,o quue considero um grande erro.

    Abraço!!

  3. Post muito interessante!! Comecei com um blogspot, mês passado comprei um dominio, e comecei a trabalhar com WordPress, no inicio achei um tanto complicado!!! Mas na verdade não é!! Ele é 10 vezes melhor que o blogspot!! Além de ter certeza que o Blog é 100% meu e não do Google!!!

    1. Olá, Estevão. Obrigado pelo comentário. Bem-vindo ao time WordPress. É possível fazer muita coisa com o Blogspot, inclusive colocá-lo em seu próprio servidor. O melhor blog brasileiro sobre Blogger é o Dicas Blogger. Aderi ao WP pelo fato de haver tantas pessoas contribuindo para a melhoria da plataforma, os plugins e templates super fáceis de instalar e um mundo de blogueiros ensinando a utilizá-lo.

    1. Olá, Zélia. Obrigado pelo comentário. Continue estudando e persista. Leia os artigos escritos neste blog e em outros para se inspirar e começar a discernir o que é o trabalho pela Internet.

  4. Eu gostaria de deixar aqui o link do meu blog, o Temgrátis – Downloads e mais.
    Site Gratuito e Seguro
    Link:

    Agradeço desde já a todos.

  5. Olá Valter,gostei muito desse artigo,pois se parece comigo,quero entrar nesse mercado,mas,as vezes são tantas as informações,que fico confusa,quanto ao livro indicado como criar um blog,já o baixei,e já li por 2 vezes,e não consegui colocar em prática,fiquei foi mais confusa.
    Grande abraço.

    1. Olá, Gisuka. A overdose (overloading) de informação é normal na Internet e todo iniciante fica confuso. Os blogs integram um segmento do Marketing Digital chamado Geração de Tráfego. Você deve trabalhar 1) a Definição do Nicho, 2) a Geração de Tráfego, 3) a Geração de Leas, o 5) o Email Marketing e as 6) Vendas. Conheça primeiramente o Funil de Marketing, que junta essas partes em um todo sintético, e depois vá destrinchando cada segmento do funil. Assim, você terá mais clareza do processo.

      Uma hora você terá que criar seu próprio produto. Enquanto não obtém informação suficiente para isso, tente vender produtos de outras pessoas, programas de afiliados e Google Adsense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima