Projeção do PIB do Brasil para 2026 é de crescimento de 1,8%, segundo boletim Focus do Banco Central

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve continuar em desaceleração em 2026, com projeções indicando um crescimento inferior ao de 2025, segundo análises recentes do mercado financeiro. A expectativa é de que o PIB cresça 1,8% em 2026, após um avanço de 2,26% projetado para 2025, conforme o boletim Focus do Banco Central.

Números em Destaque

  • Crescimento do PIB em 2025: 2,26%
  • Crescimento do PIB em 2026: 1,8%
  • Projeção de inflação (IPCA) em 2025: 4,4%
  • Projeção de inflação (IPCA) em 2026: 4,2%
  • Taxa Selic em 2026: 12,25%

O Contexto da Divulgação

O cenário econômico brasileiro para 2026 é marcado pela continuidade da taxa Selic em patamares elevados e pela falta de um impulso significativo da agropecuária. Segundo analistas, a inflação deve permanecer abaixo do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, o que, em princípio, não deve gerar impactos negativos significativos no mercado de trabalho. O economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, destaca que a desaceleração econômica não deverá provocar um mal-estar generalizado, ao contrário do que ocorreu em períodos de recessão anteriores.

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um determinado período. Ele é um dos principais indicadores da saúde econômica de uma nação, refletindo a atividade econômica e o nível de riqueza gerado. O PIB é frequentemente utilizado para medir o crescimento econômico e para comparações entre diferentes países.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-12-31 18:07:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima