As peñas do Celta de Vigo estão convocando os torcedores para que compareçam ao estádio Balaídos neste domingo, durante a partida da Liga contra o Rayo Vallecano, com as unhas pintadas. A ação visa manifestar repúdio à homofobia, em resposta aos graves insultos dirigidos ao atacante Borja Iglesias após o jogo contra o Sevilla no Sánchez Pizjuán.
A iniciativa, liderada pela peña ‘Carcamáns’, conta com o apoio da entidade presidida por Marian Mouriño e de outras agrupações celestes. O grupo ‘Merlegos Celestes’ oferece um serviço de pintura de unhas semipermanente, com a imagem de um panda, por 10 euros.
Borja Iglesias tem se destacado na luta contra a homofobia. Além de pintar as unhas, ele participou de uma campanha criativa em que se declarou heterossexual, ‘saindo do armário’ em apoio à causa.
Na última terça-feira, após o Celta aumentar sua sequência de vitórias em Sevilla, o jogador respondeu com ironia aos insultos que recebeu fora do estádio. Ele comentou: “Que estranho, se isso no futebol nunca acontece”, referindo-se a um vídeo que mostrava torcedores do Sevilla gritando ofensas como “a ver se te mueres, maricón de mierda” e “píntate las uñas”.




