Evite erros terríveis ao investir em fundos mútuos

Todos os dias nos deparamos com anúncios em jornais, revistas, outdoors, na televisão e na internet, e até mesmo em trens, ônibus e metrôs, que nos convidam a investir em fundos mútuos.

Mas antes de investir, você deve conheça os erros a evitar. O conhecimento deles tornará sua jornada de investimento suave e ajudá-lo a alcançar seu destino ou objetivo de investimento.

Vamos olhar para estes 6 erros a evitar

1. Investir sem um objetivo e um plano financeiro

Um investimento sem objetivo é como uma corrida sem linha de chegada.

Este é o mais básico. Como a pedra fundamental de um edifício. É importante pensar e planejar para atingir seu objetivo financeiro.

Exemplo: Um jovem de 24 anos que acabou de começar a trabalhar pode ter o objetivo de comprar um carro ou uma casa em alguns anos OU pode ter o objetivo de economizar dinheiro para se casar e depois criar os filhos e financiar a escola e a faculdade. despesas OU pode ter o objetivo de economizar dinheiro para a aposentadoria

Seja qual for o objetivo, é importante planejar e alocar dinheiro de acordo com diferentes objetivos.

2. Investimento sem orçamento.

Investir sem orçamento é como pilotar um avião sem medidor de combustível.

Se você não equilibrar suas receitas e despesas, nunca economizará o suficiente para investir, o que é uma maneira infalível de aterrissar, pois você nunca sabe quando fica sem combustível.

Liste sua renda líquida mensal e os itens e valores que você gasta a cada mês. Você deve fazer um plano de orçamento para garantir que não gaste demais por ser emocional e impulsivo.

Especialistas chamam isso “Plano de fluxo de caixa”, que refletirá todos os itens de entrada e saída de caixa.

Você pode fazer isso escrevendo em um diário ou até mesmo inserindo dados no Microsoft Excel em seu PC.

Algumas pessoas acham difícil economizar até 10% de sua renda líquida porque são impulsivas, emocionais e gostam de viver com conforto, enquanto outras economizam mais de 50% de sua renda líquida porque são disciplinadas, conservadoras e só gastam com sabedoria quando necessário . para as necessidades mais básicas.

Você deve decidir qual nível de economia combina com você de acordo com seu objetivo.

Além da poupança mensal, sempre que receber uma quantia como bônus, presentes, herança, loteria, etc., você também deve investir.

Lembre-se, porém, que quanto mais você economizar hoje, melhor será o seu futuro, pois o dinheiro economizado e investido em fundos mútuos se acumulará e crescerá com o tempo.

Por isso, é muito importante fazer cumprir o orçamento todos os meses com total disciplina. Só isso o ajudará a alcançar seus objetivos de longo prazo.

3. Investir sem entender sua capacidade de assumir riscos

Investir sem saber sua capacidade de correr riscos é como comprar roupas sem saber seu tamanho.

Você não sabe se é o tamanho certo para você e se vai se sentir confortável em usá-lo.

A regra geral é que o dinheiro que não necessários nos próximos cinco anos ou mais podem ser investidos em fundos mútuosenquanto o dinheiro que você pode precisar nos próximos cinco anos deve ser investido em fundos mútuos de dívida, e o dinheiro que você pode precisar nos próximos seis meses deve ser investido no mercado monetário ou fundos mútuos líquidos.

Embora esta seja uma regra geral, é sempre recomendável um teste de perfil de risco que revela cientificamente sua capacidade de assumir riscos.

Esses testes geralmente não levam mais de quinze minutos e estão disponíveis em qualquer planejador financeiro registrado ou distribuidor/corretor de fundos mútuos.

O resultado do teste é que você conhecerá seu perfil de risco exato.

(Quatro tipos principais de perfis de risco: cauteloso, conservador, moderado e agressivo)

Cada perfil de risco indica qual porcentagem da quantia total de dinheiro deve ser investida em ações, dívida, liquidez e ouro.

4. Investir em fundos mútuos sem lição de casa

Investir em fundos mútuos sem fazer a lição de casa é como tentar dirigir um carro sem tirar a carteira de motorista.

“Nunca compre nada sem fazer a lição de casa adequada” é uma filosofia comum. Isso também se aplica a fundos mútuos.

Depois de determinar seus objetivos, orçamento de investimento mensal e seu perfil de risco, o próximo passo é descobrir quais esquemas de fundos mútuos são adequados para você.

Para fazer isso, você pode entrar em contato com seu planejador financeiro ou seu distribuidor/corretor de fundos mútuos, que o aconselhará sobre boas opções de longo prazo.

Você não deve distribuir seus investimentos em 3 ou 4 fundos com melhor desempenho. Uma vez que aumentará sua papelada, bem como acompanhará os esforços sem aumentar sua lucratividade. (exemplo: se você investir Rs 20.000 por mês, distribua igualmente entre os 3 ou 4 maiores fundos)

5. Não SIP em fundos mútuos

Este é outro erro grave que pode ser completamente evitado.

Os esquemas de Equity, Balanced and Tax Savings (ELSS) contêm um portfólio de ações e os preços das ações nunca são constantes e flutuam para cima ou para baixo dependendo de vários fatores específicos da empresa, bem como de mercado e fatores econômicos.

Consequentemente, os preços dos esquemas de fundos mútuos (chamados de valor patrimonial líquido – NAV) continuam a subir ou descer.

O melhor e único método de longo prazo razoável de investir em fundos mútuos é a rota SIP (Plano de Investimento Sistemático).

A vantagem é que quando o NAV de ações e Fundos cai, você obtém mais unidades pelo mesmo valor investido e, inversamente, quando o NAV de ações e Fundos cai, você recebe menos unidades pelo mesmo valor investido.

Portanto, a longo prazo, você obtém um preço médio e, portanto, é poupado da opção emocionalmente exigente de investir todo o seu dinheiro apenas a um determinado preço constante.

Outra vantagem é que, como você recebe renda mensalmente, o SIP garante que uma quantia fixa de dinheiro será debitada de sua conta bancária em uma data de sua escolha a cada mês.

Isso garante que você não precise se lembrar de investir todos os meses, pois o SIP coloca seu investimento no piloto automático.

Então ganhe, economize e invista, e finalmente… Gaste um pouco… todo mês!!

Muitas pessoas fazem o contrário… ganham, gastam e enfim… investem um pouco… todo mês!

Qual você acha que é a abordagem certa para construir seu futuro?

6. Falta de planos de longo prazo e impaciência.

Este é um erro que muitos investidores cometem. Isso tem mais a ver com seu temperamento e personalidade do que qualquer outro fator.

Muitos investidores não têm temperamento adequado, pois continuam a monitorar regularmente o NAV do mercado de ações e dos fundos mútuos e permanecem confusos sobre suas decisões.

É altamente recomendável que, assim como seus objetivos, você também precise de muito tempo para tornar seus investimentos em fundos mútuos rentáveis. Isso significa que quando você investe em fundos mútuos pela via SIP, tem que pensar em seus objetivos em 10, 20 ou até 30 anos e tem que ter paciência com seus investimentos.

A história mostrou que, a longo prazo, os mercados de ações indianos renderam retornos que variam de 13% a 16% ao ano (o período de tempo para isso é o movimento BSE Sensex de 1978, quando estava em 100, a janeiro de 2016, quando atingiu 100). . cerca de 24000)

No entanto, deve-se notar que os retornos não são garantidos e podem variar dependendo dos movimentos do mercado.

Como você tem um objetivo de longo prazo, os movimentos de mercado de curto prazo não devem afetá-lo, e você precisa permanecer calmo e paciente. A paciência sempre compensa.

Comece seu fundo mútuo SIP hoje !!!

[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima