Como vimos, o Topo do Funil de Marketing gera o tráfego. O Meio do Funil converte esse tráfego em clientes rentáveis através de dois processos consecutivos:
- a geração de leads, que captura os contatos e inicia o relacionamento com eles e
- o Email Marketing, que educa os contatos a respeito de seu negócio, enviando campanhas de emails de diferentes formatos e objetivos.
OBJETIVOS E FORMATOS DE EMAIL MARKETING
Os objetivos do Email Marketing são vários. Para cada objetivo, corresponde um formato adequado de email. Veja os formatos a seguir:
- manter a lembrança de seu negócio sempre fresca na mente de seus contatos, trazer antigos subscritores de volta ao blog e viabilizar a publicação de conteúdos diversos (posts, ofertas, anúncios, eventos, etc). Esse tipo de Email Marketing denomina-se Newsletter.
- trazer seus contatos para consumirem seu conteúdo. Esse tipo de Email Marketing denomina-se Compilações (Digest).
- encaminhar seus contatos a uma oferta específica. Esse tipo de Email Marketing denomina-se Email Dedicado (Dedicated Email).
- encaminhar uma série de emails com propósitos coerentes e conteúdo útil. Esse tipo de Email Marketing denomina-se Autorrespoder (Lead Nurturing).
- divulgar seu produto ou serviço em uma lista de terceiros. Esse tipo de Email Marketing denomina-se Emails Patrocinados (Sponsorship Emails).
- intermediar transações. Esse tipo de Email Marketing denomina-se Emails Transacionais.
MÉTRICAS DO EMAIL MARKETING
As métricas são fundamentais para você avaliar o desempenho de seus esforços com o Email Marketing. Através dessas métricas, você pode descobrir:
- se os emails estão sendo entregues ou não,
- se a lista está crescendo ou minguando,
- o quanto os destinatários estão clicando nos links,
- quanto conteúdo está sendo compartilhado,
- qual é a taxa de conversão,
- qual é o retorno do investimento e
- a quantidade de cancelamentos de assinaturas.
Com base nessas métricas, você pode tomar decisões e ações para otimização de suas campanhas de Email Marketing e do seu trabalho de publicidade como um todo.
Trataremos desse assunto na parte deste ebook sobre métricas.
MÉTRICAS DE EMAIL MARKETING NÃO-CONFIÁVEIS
TAXA DE ABERTURA
Um email é considerado “aberto” quando as imagens contidas nele também são abertas. Porém, grande parte dos programas de emails possuem bloqueadores que impedem o carregamento das imagens, ocasionando contagens equivocadas, já que, mesmo tendo sido aberto, o email não é assim considerado.
Além disso, ocorrem casos em que o texto do assunto da mensagem é manipulado para ser sensacionalista, estimulando a abertura do email, mas carregando um conteúdo desestimulante, fazendo o leitor fechar a mensagem sem lê-la.
Por essas razões, é mais confiável a utilização da taxa de cliques como medição de sucesso de emails enviados.
TAXA DE DESINSCRIÇÃO
Muitos leitores que estão cansados de receber as mensagens que você envia não estão dispostos a passar pelo processo formal de cancelamento de assinatura. Eles simplesmente param de abrir, ler e clicar em seus emails. Essa mensuração não é confiável.
Novamente, as taxas de cliques e de conversão são mais aconselháveis para monitorar o engajamento e interesse dos leitores. Mesmo assim, a taxa de “desinscrição” é útil no cálculo do crescimento da lista e na localização de picos após o lançamento de novas campanhas.
Saiba mais sobre email marketing aqui.
CONCLUSÃO
Newsletters, compilações, emails dedicados, autorresponder, emails patrocinados e emails transacionais são formatos de emails com objetivos diversos.
Com base nas métricas do email marketing, você pode tomar decisões e ações de otimização. A taxa de abertura e a taxa de desinscrição são consideradas métricas não-confiáveis.
E VOCÊ?
Você acompanha as métricas do seu email marketing? Já conhecia os formatos mostrados neste artigo? Compartilhe suas dúvidas e opinião conosco nos comentários abaixo.