Fundos Mútuos – Introdução e Breve Histórico

[ad_1]

Cada um de nós não tem experiência ou tempo para criar e gerenciar uma carteira de investimentos. Existe uma ótima alternativa – fundos mútuos.

Um fundo mútuo é um intermediário de investimento através do qual as pessoas podem juntar seu dinheiro e investi-lo de acordo com um propósito predeterminado.

Cada investidor de fundos mútuos recebe uma parte do pool proporcional ao investimento inicial que faz. O capital de um fundo mútuo é dividido em cotas ou cotas, e os investidores recebem um número de cotas proporcional ao seu investimento.

O objetivo de investimento de um fundo mútuo é sempre determinado antecipadamente. Os fundos mútuos investem em títulos, ações, instrumentos do mercado monetário, imóveis, commodities ou outros investimentos ou, em muitos casos, uma combinação de qualquer um deles.

Detalhes das políticas do fundo, objetivos, taxas, serviços, etc. estão disponíveis no prospecto do fundo, e cada investidor deve ler o prospecto antes de investir em um fundo mútuo.

As decisões de investimento em relação ao capital do pool são tomadas pelo gestor do fundo (ou gestores). O gestor do fundo decide quais títulos comprar e em que quantidade.

O valor das unidades muda com a mudança no valor total dos investimentos feitos pelo fundo mútuo.

O valor de cada ação ou unidade de um fundo mútuo é chamado de NAV (Net Asset Value).

Diferentes fundos têm diferentes perfis de risco-recompensa. Um fundo mútuo que investe em ações é um investimento mais arriscado do que um fundo mútuo que investe em títulos do governo. O valor das ações pode cair, resultando em perdas para o investidor, mas o dinheiro investido em títulos é seguro (a menos que o governo descumpra, o que é raro). Ao mesmo tempo, o risco mais alto nas ações também oferece uma oportunidade para retornos mais altos. As ações podem atingir qualquer limite, mas os rendimentos dos títulos do governo são limitados à taxa de juros oferecida pelo governo.

História dos Fundos Mútuos:

A primeira “reunião de dinheiro” para investimento foi feita em 1774. Após a crise financeira de 1772-1773, o comerciante holandês Adrian van Ketwich sugeriu que os investidores se unissem para criar um fundo de investimento. O objetivo do fundo era reduzir os riscos associados ao investimento, proporcionando diversificação para pequenos investidores. Os fundos foram investidos em vários países europeus, como Áustria, Dinamarca e Espanha. Os investimentos foram principalmente em títulos, com ações representando uma pequena parcela. A confiança foi chamada Eendragt Maakt Magt, que significa “Unidade cria força”.

O fundo tinha muitas características que atraíam investidores:

– Tinha uma loteria embutida.

– Havia um dividendo garantido de 4%, ligeiramente inferior às taxas médias que existiam na altura. Assim, a receita de juros superou os pagamentos exigidos, e a diferença foi convertida em reserva de caixa.

– A reserva de caixa foi utilizada para a retirada de várias ações anualmente com um prêmio de 10%, portanto as ações remanescentes tiveram uma taxa de juros mais alta. Assim, a reserva de caixa continuou a aumentar ao longo do tempo, acelerando ainda mais o resgate de ações.

– Após 25 anos, o trust seria dissolvido e o capital dividido entre os demais investidores.

No entanto, a guerra com a Inglaterra levou ao default de muitos títulos. Devido ao declínio da renda do investimento, as recompras de ações foram suspensas em 1782 e os pagamentos de juros foram posteriormente reduzidos. O fundo deixou de ser atraente para os investidores e desapareceu.

Após vários anos de desenvolvimento na Europa, a ideia de fundos mútuos chegou aos EUA no final do século XIX. Em 1893, foi formado o primeiro fundo fechado. Tem sido chamado de “Boston Personal Property Fund”.

A Fundação Alexander na Filadélfia foi o primeiro passo para fundos abertos. Foi fundada em 1907 e lançava novas edições a cada seis meses. Os investidores foram autorizados a fazer resgates.

O primeiro fundo aberto verdadeiro foi o Massachusetts Investors’ Trust of Boston. Criado em 1924, tornou-se público em 1928. 1928 também viu a introdução do primeiro fundo equilibrado, The Wellington Fund, que investia em ações e títulos.

O conceito de fundos de índice foi proposto por William Fowse e John McQuown do Wells Fargo Bank em 1971. Com base em seu conceito, John Bogle lançou o primeiro fundo de índice de varejo em 1976. Chamava-se First Index Investment Trust. Atualmente é conhecido como fundo de índice Vanguard 500. Em novembro de 2000, ultrapassou US$ 100 bilhões em ativos e se tornou o maior fundo do mundo.

Hoje, os fundos mútuos percorreram um longo caminho. Quase uma em cada duas famílias americanas investe em fundos mútuos. A popularidade dos fundos mútuos também está crescendo rapidamente em países em desenvolvimento, como a Índia. Eles se tornaram a rota de investimento preferida de muitos investidores que apreciam a combinação única de diversificação, baixo custo e simplicidade dos fundos.

[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima