O Carnaval 2026 do Rio de Janeiro está programado para ocorrer de 15 a 17 de fevereiro, com a Grande Rio desfilando no dia 17 com o enredo “A Nação do Mangue”, que celebra o movimento cultural Manguebeat. A Mocidade Independente de Padre Miguel homenageará Rita Lee, com um desfile que promete destacar a vida e obra da icônica cantora e compositora brasileira.
A Acadêmicos do Grande Rio desfilará pelo Grupo Especial na terça-feira, 17, com início previsto entre 0h55 e 1h15, marcando a terceira e última noite dos desfiles competitivos no Sambódromo. A Grande Rio, que tem se destacado nos últimos anos por seus desfiles impactantes e narrativas envolventes, promete intensificar essa trajetória em 2026.
O enredo da Grande Rio, “A Nação do Mangue”, une cultura, ecologia e música, celebrando o movimento Manguebeat, que surgiu em Recife, Pernambuco, na década de 1990. Este movimento é conhecido por misturar ritmos tradicionais nordestinos com rock, hip-hop, funk e música eletrônica, ao mesmo tempo em que denuncia desigualdades sociais e a degradação ambiental.
Ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro:
- Domingo, 15: Acadêmicos de Niterói, Imperatriz, Portela e Mangueira;
- Segunda, 16: Mocidade, Beija-Flor, Viradouro e Unidos da Tijuca;
- Terça, 17: Tuiuti, Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro.
Onde assistir à transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026?
Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro serão transmitidos ao vivo pela TV Globo nos três dias.




